Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Social Aí, que Loucura!

Aí, que Absurdo! Após 11 anos no posto, madrinha de bateria da Irmãos Metralhas anuncia aposentadoria

Entre polêmicas, paetês e muito brilho, Soso Paranhos faz parte da história do carnaval de São João del-Rei

01/08/2021 às 13h25 Atualizada em 01/08/2021 às 14h27
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Aí, que Loucura! Aí, que Absurdo! traz Soso Paranhos. Fotos: Arquivo Pessoal
Aí, que Loucura! Aí, que Absurdo! traz Soso Paranhos. Fotos: Arquivo Pessoal

"Não anuncia, Adriano!" 

Gargalha Soso Paranhos durante entrevista ao jornalista Adriano Vianini, em relação ao áudio que viralizou em 2018, onde a Madrinha de Bateria pede para não anunciar a campeã do carnaval 2018, a tijucana, Vem Me Ver. "Não anuncia, Roberto", disse Soso, inconformada com o resultado! 

Mas quem foi Rainha nunca perde a majestade, né amores! E a gente anuncia sim!

Mesmo negando a aposentadoria, Soso Paranhos, está se despedindo do posto de Madrinha de Bateria do GRES Irmãos Metralhas. Há 11 anos à frente da bateria, ela confirma a saída. Aí, que loucura Soso!!!

"Trata-se de um novo propósito, um novo ciclo na minha vida, um direcionamento e projetos que precisam ser tirados da gaveta e colocados em andamento".

Reformulando a famosa frase de escritor Jota Dangelo, "uma parte importante da simpatia obtida pela Irmãos Metralhas deve-se à graça, a elegância e a beleza" de Soso Paranhos à frente da bateria. Porém, Dangelo, referia-se a Moema Magalhães que, segundo ele, teria sido a primeira "Madrinha de Bateria" do Brasil, da antiga escola são-joanense Falem de Mim, em 1968.

De 1968 para 2019, data do último desfile de Soso Paranhos na avenida, muitas coisas mudaram. Infelizmente, o carnaval de SJDR perdeu a relevância na qual já foi considerada o melhor carnaval de rua do Brasil! E, aos poucos também perde o brilho!

Soso avalia que "falta investimentos por parte das pessoas que poderiam aproveitar mais com o carnaval, como a rede hoteleira, bares e restaurantes. Sabemos o quanto isso [carnaval] custa caro e a gente observa que o investimento dos empresários locais ainda é fraco", destacou Soso.

Segundo Soso, falta "olhar para o carnaval de SJDR com mais carinho, afinal das contas ele dá retorno sim, é turístico sim,  é agradável sim! E esta festa tá morrendo, portanto tenho muito medo disso acabar e virar só história".

"Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar..."

Personagem polêmica para alguns, Soso também é mãe, esposa, filha, irmã, empresária e empreendedora. E agora irá lutar para dar voz às mulheres.  

A cidade que inventou a Madrinha de Bateria "perde" mais uma grande estrela, mas que possa se reinventar e trazer novos brilhos e que consiga resgatar o "charmoso" carnaval de SJDR. 

Dica: Para as rycas invejosas que dirão que estamos enaltecendo Soso - ao contrário das que já divulgamos por esta coluna - uma dica: façam por merecer amores!!!

Aí, que Loucura! Aí, que Absurdo!

Confira abaixo a entrevista completa com Soso Paranhos:

1) Por que a aposentadoria neste momento da sua vida? 

Na verdade não se trata de aposentadoria, mas de um novo propósito, um novo ciclo na minha vida, um direcionamento e projetos que precisam ser tirados da gaveta e colocados em andamento.

2) A pandemia contribuiu para você repensar sua vida e tomar essa decisão?

A pandemia contribuiu para a gente repensar várias coisas nas nossas vidas, eu... você… todos nós, mas não para tomar esta decisão. Esta decisão já havia sido pensada e organizada para acontecer em alguma data. Chegou o momento!

Soso Paranhos
Foto: Arquivo Pessoal

3)  Para Soso Paranhos o que é ser uma Madrinha de Bateria?

Ser Madrinha de Bateria é algo incrível e muito difícil de explicar para quem não foi ou não é! Ser Madrinha de Bateria é algo que mexe com o nosso coração, que nos dá ritmo. É envolvimento, amor à bandeira, estar à frente de uma comunidade e não só de uma bateria. E, claro, afinidade com os 100 ritmistas que vão dar o tom ao desfile.

A grande responsabilidade está nas mãos da Madrinha, porque os foliões são embalados pela bateria - que é chamada de coração da escola -, então essa responsabilidade vem toda para madrinha trazendo simpatia, elegância e principalmente animação. Essa é a grande responsabilidade da Madrinha da Bateria: apresentar uma escola inteira! 

4) Há quantos anos você desfila no carnaval? Conte um pouco da sua trajetória até tornar-se Madrinha de Bateria da Irmãos Metralhas!

Jorge e Soso Paranhos - casal do carnaval de SJDR
Foto: Arquivo Pessoal

Desfilo no carnaval desde criança e antes de aprender a falar, na verdade. Aliás, tenho fotos dos meus pais nas arquibancadas de São João del-Rei, nos bloquinhos de rua. Portanto, meu envolvimento com o carnaval já vem de família, meu pai e minha mãe sempre foram carnavalescos, além de toda a minha família.

Sou ali do Largo do Carmo, do morro do Cassoque, e sempre aproveitamos muito esta festa. Desde criança desfilo na Irmãos Metralhas. É importante ressaltar que eu sou Metralhense desde menina, e apesar de já ter participado dos desfiles de outras agremiações - acho que quase todas em São João del-rei -, o meu grande amor sempre foi a Irmãos Metralhas.

Fiz parte das alas da Irmãos Metralhas (alas carnavalescas) até ser convidada pelo presidente da escola para vir à frente da bateria. Então nós completamos 11 anos de desfile de muito amor, muita emoção e muita responsabilidade.

Meu marido (Jorge Paranhos) e eu nos tornamos o casal do carnaval de São João del-Rei e o casal dos Irmãos Metralhas, pois sempre viemos à frente da escola e o Paranhos sempre foi um grande incentivador do meu samba, da minha arte, e sempre teve um enorme prazer ao me ver dançar ali na frente do bateria. Portanto, ele também contribuiu para que eu seguisse ali por 11 anos à frente da bateria da Irmãos Metralhas. 

5) Na sua opinião, quais os pontos positivos e negativos do carnaval de SJDR? 

Ponto positivo do carnaval é ser maravilhoso. Do sagrado ao profano é uma festa gigantesca e ecumênica onde todos participam. Não tem diferença de raça, idade, classe social e isso é maravilhoso. Já o ponto negativo que posso destacar para você é a falta de investimentos por parte das pessoas que poderiam aproveitar mais com o carnaval, como a rede hoteleira, bares e restaurantes. Enfim, mexer mais nesta festa que participamos ativamente da realização, não só como Madrinha da Bateria, mas em todos os processos da escola, desde a criação de um carro alegórico até a fantasia, a Comissão de Frente, as baianas… Sabemos o quanto isso custa caro e a gente observa que o investimento dos empresários locais ainda é fraco.

Infelizmente, em São João del-rei, nós não temos tanto apoio assim com investimentos financeiros. Quando fazemos um evento também não tem um apoio das comunidades no geral como apoio nas vendas de camisetas, de bonés e nos ensaios que possuem gastos com as barracas da própria escola.

6) Irmãos Metralhas para você?

Soso Paranhos
Foto: Arquivo Pessoal

Metralhas é minha família, minha família! Todos os meus ritmistas como todos os integrantes da minha escola referem-se a mim como suas madrinhas: da comissão de frente, às baianas e as meninas que descem do carro alegórico, enfim todos me chamam de madrinha. Então Metralhas é minha família! Eu me sinto madrinha desta escola, eu me sinto mãe desta escola e completamente responsável por esta escola.

Todos os sambas do GRES Irmãos Metralhas envolvem muita emoção, nossos sambas fazem apelo pela vida, pela Amazônia, pela religião, da paixão e do envolvimento com a comunidade. Portanto, nós sempre falamos de temas muito amorosos, muito familiares em que a gente se emociona muito na avenida quando estamos desfilando, a gente se emociona muito quando estamos no Largo do Carmo ensaiando. É amor puro e genuíno.

7) Pode haver uma despedida da Soso Paranhos no carnaval de 2022?

Estamos falando de família né! Portanto da família não se despede! Não posso dizer que vai haver uma despedida até porque estamos em constante transição, direcionamento dos nossos pensamentos e das nossas vidas. Podemos lá na frente resolver voltar a desfilar, voltar a estar presente na comunidade do samba. Então não vamos fazer despedida!

8) No Carnaval de 2018, durante a apuração do resultado, vazou um áudio que viralizou quando você pediu para não anunciar a Escola Campeã; o famoso momento do "Não anuncia, Roberto!". Qual foi o motivo?

[Gargalhadas] Adriano, este assunto do "Não anuncia" é gigante, muito polêmico, mas daquela época. Hoje, apesar de ser algo importante, já não tem tem mais nenhuma relevância. [Gargalhadas], portanto "Não anuncia, Adriano! [Gargalhadas]

9) No mesmo ano, houve um desfile das Campeãs e a Irmãos Metralhas não compareceu na Avenida. Por que?

A mesma polêmica que hoje não tem mais nenhuma relevância, mas posso te confirmar que foi necessária a decisão para àquela data e àquele dia! O momento foi o mais coerente. 

10) Em 2019, quando as escolas Bate Paus e Unidos de São Geraldo anunciaram que não iriam desfilar por problemas financeiros, a Irmãos Metralhas apoiou e também não desfilou. Você concedeu uma entrevista, na época, junto aos presidentes dessas agremiações, falando que a Metralhas teria condições de desfilar, mas não o fez por apoio às demais Escolas. A decisão deste apoio foi devido ao fato do histórico de atraso da Prefeitura Municipal no repasse da verba para as Escolas montarem o desfile?

Nós fazemos parte de uma comunidade do samba em que essa família é composta por seis escolas. Somos coirmãs e quando uma apresenta um problema e pede a mão, faz parte da gente estendê-la! Foi isso que nós fizemos, foi uma decisão certeira para àquela época!

11) Por qual motivo a Irmãos Metralhas não sai mais com os personagens da Disney no carro abre alas e há quantos anos isso não acontece?

Boa pergunta, realmente não sei dizer porque que parou algo muito bacana, né?! Mas acredite, a gente tinha planos para voltar [com os personagens] em 2020, porém não houve carnaval. 

Soso Paranhos e o filho
Foto: Arquivo Pessoal

12) Soso Paranhos fora da avenida é…

Fora da Avenida sou mãe, sou esposa, filha, irmã, empresária e empreendedora. Uma mulher que luta pelas mulheres, que busca não só a igualdade, mas a voz. A gente luta  pela voz feminina no contexto geral. Que a gente tenha mais possibilidade de cuidar-se, de tratar-se emocionalmente. Hoje a minha grande preocupação com as mulheres é o emocional, as nossas vulnerabilidades. A Soso fora da da Avenida é uma mulher preocupada com mulheres e com a sociedade no geral. 

Amo família, sou muito família, troco qualquer evento por uma tarde ou uma noite em família, por filmes em família e por jantares em família. Para quem me acompanha nos meus stories, vê isso no meu dia a dia. E ainda amo viajar! Portanto, tenho esses hobbies: ler, assistir filmes e viajar.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
Coluna Social
Coluna Social
Sobre Aí que loucura, Aí que absurdo! Tudo que Acontece ou Quem Acontece no Campo das Vertentes!
São João del Rei - MG Atualizado às 16h20 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias