Reconhecida recentemente pelo Governo de Minas como a Capital Mineira do Artesanato em Tear, Resende Costa, no Campo das Vertentes, recebeu oficialmente nesta terça-feira (10), a confirmação de mais um certificado para o artesanato local.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) publicou hoje a concessão do selo de indicação de procedência do artesanato de Resende Costa. O selo permite que os consumidores tenham a certeza de estar adquirindo um produto diferenciado. Além de atestar a procedência do produto, o Selo de Indicação Geográfica auxilia na valorização cultural e no fomento às atividades efetivamente artesanais e ao desenvolvimento do turismo.
A certificação foi obtida a partir de iniciativa da Associação Empresarial e Turística de Resende Costa (ASSETURC) e contou com o apoio técnico do mestrado em inovação tecnológica da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), sob coordenação do pesquisador Bruno Dilácio, que escolheu o artesanato de Resende Costa como tema de seu mestrado.
O pesquisador espera que um leque de oportunidades se abra para Resende Costa investir em atividades turísticas a partir do selo de procedência: “A atividade do artesanato manual em tear é preponderante no município, sendo base do desenvolvimento econômico local. Ao se pensar numa forma de manter o artesanato manual em tear da cidade, o instituto das Indicações Geográficas despontou como uma alternativa plausível. Cabe agora trabalharmos para que essa conquista traga vários benefícios para o turismo da cidade", ressalta Bruno.
“O selo servirá para valorizar o trabalho manual e distinguir o produto de Resende Costa. Já temos uma marca extremamente reconhecida em Minas Gerais e no Sudeste. Então é muito importante ter o produto exibindo a marca do município, a gente quer estimular isso”, explica Fernando Chaves, vereador e representante da Asseturc no processo de obtenção do selo.
Fernando Chaves esclarece que nem todos os produtos artesanais do município estão aptos a receber o selo. “Para possuí-lo o produto deve seguir um regulamento. Basicamente, precisa ser um produto têxtil, efetivamente feito a mão e produzido em Resende Costa, seguindo as técnicas tradicionais de artesanato local”, alerta.
O projeto do selo de procedência do artesanato de Resende Costa contou também com o apoio do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Paralelamente à busca pela certificação, Resende Costa vem investindo na estruturação da cidade para o turismo. Além do selo de procedência do artesanato obtido pela ASSETURC, está sendo construído pela prefeitura um Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A previsão é de que o local possa ser inaugurado até o início de 2022.
A presidente da Asseturc, Luara Ramona, conta que a associação está envolvida nos vários projetos de estruturação do turismo local. “O selo de procedência é um presente da Asseturc para Resende Costa. Mas a entidade segue também apoiando inciativas do poder público como o CAT, que será um local onde você vai ter informação mais elaborada, mais bem estruturada para os turistas sobre o município, a história, a tradição têxtil e outros atrativos, esclarece a presidente da Assetuc.
Colaborou: Fernando Chaves
Mín. 12° Máx. 22°