Sábado, 16 de Outubro de 2021
19°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Cidades Vacina

São Tiago: Em reunião, Prefeitura discute mutirão de vacinação contra a Covid-19 e planeja estoque de 2ª dose

A reunião aconteceu junto com enfermeiras responsáveis pela vacinação e a secretária de Saúde para planejar próximos passos da imunização na cidade

18/08/2021 às 13h08 Atualizada em 18/08/2021 às 13h15
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Prefeitura de São Tiago
Foto: Reprodução / Prefeitura de São Tiago

O prefeito Alexandre (Patriota), juntamente com as enfermeiras responsáveis pela vacinação e a secretária de Saúde, Cristina Lourenço, se reuniram com o presidente da Câmara, Ernani Carvalho, e os vereadores da Comissão de Saúde, nesta quarta-feira (18), para discutir sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 no município.

Na reunião, além do quantitativo de vacinas recebido, foi discutida a possibilidade de fazer mutirões de vacinação e a separação de 2ª dose para quem ainda não recebeu o imunizante. Sobre a aplicação dessas vacinas, a secretária de saúde, Cristina Lourenço, disse que elas já são separadas e enviadas pela Gerência Regional de Saúde. Além disso, mantendo-as guardadas, não corre risco das pessoas terem o ciclo vacinal comprometido, já que elas só são consideradas imunizadas depois das duas doses tomadas.

“A 2ª dose não pode ser usada como 1ª dose, conforme a distribuição da Regional de São João del-Rei, juntamente  com Ministério da Saúde.  Elas já são predestinadas para garantir  a imunização completa. Além disso, caso a gente venha a usar a 2ª dose como 1ª, não teríamos como justificar, já que seguimos as Normas Técnicas impostas pelo Estado de Minas Gerais”, reforça a secretária Cristina.

Nova remessa de vacinas

Com a chegada de mais vacinas ontem, terça-feira (17), a quantidade passou a ser de 226 doses para aplicação de 1ª dose e deverão ser aplicadas, assim como nas outras remessas, no menor tempo possível. As demais doses do imunizante são exclusivamente para a aplicação de 2ª dose.

Já em relação aos mutirões de vacinação nos finais de semana, ficou entendido, pelos presentes na reunião, que não são viáveis, uma vez que o número de vacinas recebidas ainda é baixo. Entretanto, as equipes de saúde já estão preparadas, caso haja a possibilidade dessa realização.

Número de doses recebidas

Outro assunto bastante discutido, foi a questão do quantitativo de vacinas, contra a covid-19, recebidas pelo município, que é inferior ao de municípios do mesmo porte. O prefeito Alexandre Vivas afirma que já vem, desde o começo da campanha de vacinação, questionando e cobrando dos órgãos responsáveis pela distribuição sobre o motivo da grande diferença nos números de doses recebidas entre as cidades.

A resposta que a Administração recebeu é de que os imunizantes são enviados de acordo com os cadastros realizados e que São Tiago tem um número menor de pessoas cadastradas que Dores de Campos, por exemplo, seja por idade ou pelos CNAEs de indústrias.

“Sempre estamos sendo cobrados sobre o quantitativo das vacinas e, assim como estamos sendo cobrados, estamos cobrando junto à Regional de São João del-Rei e, até mesmo, à Secretaria de Estado. Mesmo com essa discrepância na quantidade, nossa equipe de saúde, a secretaria, os agentes, técnicos, auxiliares e enfermeiros, estão fazendo um excelente trabalho”, declara o prefeito Alexandre.

Ainda que recebendo menos doses e parecendo atrasado em relação a outras cidades da região, o município está cumprindo os prazos impostos pelo programa de vacinação de Minas Gerais.

Mesmo nos grupos prioritários, como o de trabalhadores industriais, a vacinação segue o critério de faixa etária e a aplicação da vacina é agendada pelos postos de referência para que não haja tumulto e aglomerações nas filas, evitando possíveis contaminações. O dia e horário para receber a vacina é entregue, a cada munícipe, pelo seu agente de saúde.

A previsão é que, ainda neste mês de agosto, o grupo de 25 a 29 anos esteja vacinado com a 1ª dose e que toda a população adulta, ou seja, pessoas acima de 18 anos, receba ao menos uma dose até setembro, de acordo com o cronograma do Estado.

Mesmo após a vacina, os cuidados devem ser mantidos por todos, principalmente porque o número de contaminados no município e na região está aumentando novamente, com cidades vizinhas chegando ao limite de ocupação de leitos e UTIs nos hospitais.

Com informações: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de São Tiago

 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São Tiago - MG
São Tiago - MG
Sobre o município Notícias de São Tiago - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 10h47 - Fonte: ClimaTempo
19°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias