Quarta, 25 de Maio de 2022
12°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Solidariedade

São João del-Rei: Saiba para onde os alimentos doados no Drive Thru estão sendo encaminhados

A iniciativa de pedir doações partiu de trabalhadores da Secretaria Municipal Saúde que estão atuando na vacinação contra a Covid-19

18/08/2021 às 16h25 Atualizada em 18/08/2021 às 17h50
Por: Thais Marques
Compartilhe:
A Igreja Nova Vida é uma das instituições que recebem as doações de alimentos realizadas no Drive Thru de São João del-Rei. Foto: Divulgação/Sandra Veríssimo
A Igreja Nova Vida é uma das instituições que recebem as doações de alimentos realizadas no Drive Thru de São João del-Rei. Foto: Divulgação/Sandra Veríssimo

Após diversos questionamentos de leitores ao portal Mais Vertentes sobre a destinação dos alimentos doados durante a imunização contra a Covid-19, no Drive Thru, em São João del-Rei, nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Segundo a pasta, os alimentos estão sendo encaminhados para diversas instituições da cidade, entre eles: Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, Sopa Vovô Faleiro, Igreja Nova Vida, Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) e uma rede de instituições espíritas, que também fazem o repasse das doações às pessoas carentes. 

A crise econômica e social causada pela pandemia, além do aumento de pessoas em dificuldades, foi o que motivou os trabalhadores da saúde de São João del-Rei a pedirem doações de alimentos não perecíveis que estão sendo recolhidos durante a vacinação no Parque de Exposição da cidade.

Em entrevista ao Mais Vertentes, Sandra Veríssimo, gestora do setor de Epidemiologia de São João del-Rei, disse que a iniciativa de doações de alimentos partiu dos trabalhadores da própria Secretaria Municipal de Saúde. “Foi uma iniciativa nossa, que estamos trabalhando na vacinação. As pessoas gostaram e começaram a doar, e estão fazendo o bem para muita gente! Nessa época, onde existem muitas pessoas desempregadas, famílias passando necessidades; quando vamos vacinar as pessoas acamadas, em suas residências, e que percebemos que a situação é muito difícil, tentamos arrumar alimentos”, explica.

Segundo Sandra, algumas instituições recolhem as doações e fazem refeições para serem distribuídas às pessoas em situação de rua e carentes da cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde possui uma lista de pessoas carentes que recebem os alimentos. A gestora também ressaltou que a iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, e que a ação não possui vínculo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que já possui outra relação de instituições que são atendidas com recursos próprios.

“Nós mesmos damos o destino aos alimentos. Inclusive, as próprias instituições que estão recebendo as doações colocam carros no Drive Thru, onde elas também registram as doações e divulgam nas redes sociais. As cestas que distribuídas às pessoas carentes pela Secretaria passam por um controle dos documentos das pessoas que receberam as doações, e também da quantidade dos alimentos que recebemos".

A gestora ainda ressalta que a arrecadação de alimentos foi maior no período em que os idosos estavam sendo vacinados no Drive Thru, e que a Secretaria já está planejando uma nova forma de divulgar à população, por meio de vídeos, para onde os alimentos estão sendo direcionados, a fim de que as pessoas sigam solidárias e que as doações continuem.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias