Sábado, 16 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Saúde Covid-19

São João del-Rei: Prefeitura confirma dois casos da variante Delta do coronavírus na cidade

Um óbito ocorrido na cidade pode ter sido provocado pela variante Delta, mas a Secretaria Municipal de Saúde negou o caso.

27/08/2021 às 11h50 Atualizada em 27/08/2021 às 13h54
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Arte: Mais Vertentes
Arte: Mais Vertentes

ATUALIZAÇÃO: 13h50
A Prefeitura Municipal de São João del-Rei, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou dois casos da variante Delta do coronavírus em São João del-Rei na manhã desta sexta-feira (27). Segundo informações encaminhadas ao Mais Vertentes, um óbito decorrente da Covid-19 pode ter sido causado pela variante, mas até o momento a Prefeitura só confirmou os dois casos recuperados. 

De acordo com a Secretaria, os dois pacientes tiveram os sintomas no início do mês de agosto, tendo os pacientes cumprido o devido isolamento e se recuperaram da infecção sem maiores problemas, já estando liberados para a rotina. O caso foi confirmado pelo Governo do Estado nessa quinta (26), após envio de amostras à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que verifica casos de cepas do coronavírus em Minas Gerais.

Os pacientes já haviam sido vacinados com as duas doses, o que teria, segundo a Secretaria, impedido que sintomas mais graves fossem desenvolvidos, ressaltando a importância da imunização contra a Covid-19 e a eficácia das vacinas.

informação obtida com exclusividade pelo Mais Vertentes diz que um terceiro paciente, que infelizmente veio a óbito na cidade, morador do  bairro Bonfim, pode ter sido causado pela cepa indiana. Segundo informações, a demora na confirmação do óbito do paciente por Covid-19 teria sido pelo fato do exame estar acusando outro tipo de variante do vírus, tendo os exames deste paciente enviados ao laboratório estadual para a confirmação.

Procurada por nossa reportagem para esclarecimentos sobre o óbito causado supostamente pela cepa indiana, a Secretaria Municipal de Saúde apenas informou às 13h40, que “não procede”.

Variante Delta

Em coletiva de imprensa nessa quinta (27), o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, apresentou os dados de internações e óbitos, no Estado, por causa da Covid-19, além de atualização sobre a variante Delta.

Pela primeira vez, nas últimas semanas, foram registrados menos de 100 óbitos às quintas-feiras. O dado demonstra uma queda nos casos de internações em decorrência da doença e, consequentemente, no número de mortes. A tendência de queda permanece mesmo com a circulação da variante Delta em todas as regiões.

Considerada de transmissão comunitária em Minas, a incidência da Delta vem registrando crescimento nas amostras analisadas. “Dentro das 200 amostras semanais avaliadas, por meio de estudos genômicos, ela já aparece na maior parte delas, ou seja, é a variante predominante no estado. Até o momento, já foram identificados 101 casos de Delta que estão distribuídos, principalmente, nas regiões Centro, Sudeste, Leste do Sul e Noroeste”, informou.

O secretário alertou que os cuidados sanitários devem ser mantidos, independente da variante que circula no país. “As medidas de prevenção continuam sendo uso de máscara, manter distanciamento social, realizar frequentemente a higienização das mãos e vacinação com as duas doses. Todas as vacinas se mostraram eficazes com o esquema completo”.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 13h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias