Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Política CPI dos Alimentos

São João del-Rei: Stefânio Pires cumpre novo mandado do MPMG, retira também a Rosina, mas não nomeia Igor Sandim para CPI

Câmara Municipal justifica ao MPMG que irá reabrir novamente o prazo para indicações de membros dos partidos, o que facilitará a entrada de vereadores que não aceitaram participar anteriormente e fazem parte da base aliada do prefeito Nivaldo de Andrade (PSL)

27/08/2021 às 17h24 Atualizada em 27/08/2021 às 19h04
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Da esquerda à direita: Rosina do Mototáxi (PSL), Stefânio Pires (PSL) e Weriton Andrade (PSL). Foto: Reprodução/Câmara Municipal
Da esquerda à direita: Rosina do Mototáxi (PSL), Stefânio Pires (PSL) e Weriton Andrade (PSL). Foto: Reprodução/Câmara Municipal

No vai e vem entre a Câmara Municipal de São João del-Rei e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a 2ª Promotoria da Comarca de São João del-Rei bateu novamente o martelo e, após considerar barganha do Legislativo ilegítimo, determinou a retirada da vereadora Rosina do Mototáxi (PSL) da Comissão de Inquérito Parlamentar, a “CPI dos Alimentos Vencidos”. A determinação foi proferida em 11 de agosto pelo Promotor de Justiça, Dr. Adalberto de Paula Christo Leite.

O promotor considerou que "a substituição do vereador Weriton Andrade pela vereadora Rosina do Pilar Nascimento contraria os próprios fundamentos da decisão (art. 78 do Regimento Interno da ALMG), já que a referida edil compõe a Mesa Diretora da Casa Legislativa, na qualidade de vice-presidente e que a referida vereadora é tia da Secretária Municipal de Assistência Social, pessoa diretamente interessada na apuração". 

Com essas considerações, o MPMG determinou a substituição da vereadora Rosina por outro edil apto a compor a Comissão Parlamentar de Inquérito, no prazo de 48 horas, sob pena de multa diária. O presidente da Câmara de São João del-Rei, Stefânio Pires (PSL), retirou o nome da vereadora da Comissão no dia 24 de agosto, conforme publicado no Diário Oficial Eletrônico do município (abaixo), mas se recusa a nomear o vereador Igor Sandim (Podemos), único apto a compor a banca da CPI e opositor do prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), mesmo sendo nomeado como liderança do próprio partido dentro dos prazos legais estabelecidos pelo Legislativo. 

Com a finalidade de apurar supostas irregularidades dos Alimentos Vencidos na Assistência Social de São João del-Rei, fazem parte da Comissão Parlamentar de Inquérito os vereadores Lívia Guimarães(PT), Professor Leonardo (PSDB), Fabiano Pinto (DEM), Everton Dondon (PRTB). Ainda falta um vereador para compor a comissão.

“Apesar do presidente da Câmara ter aceitado a CPI dos Alimentos Vencidos, ele trabalha arduamente para que ela não aconteça. Além de não liberar o rito de funcionamento para que os trabalhos comecem, colocou o filho do prefeito para compor a CPI. Não satisfeito, ele insistiu na ilegalidade o substituindo pela vereadora Rosinha, tia da Secretária de Assistência Social, que é a pasta que será investigada. O presidente cumpre parcialmente as decisões judiciais e faz tudo para que o único vereador inscrito e apto para participar da CPI, o vereador Igor, não entre para compor a comissão. Mais uma vez teremos que acionar a justiça para que o presidente cumpra o regimento da casa”, ressalta Lívia Guimarães.

No dia 25 de agosto, a Câmara Municipal, na pessoa do procurador Marcus Rozzetto, visando ganhar tempo ou, neste caso, atrasar o início da CPI, volta a questionar o MPMG e informa que "o presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei retirou a Vereadora Rosina da referida CPI, informando ainda que está reabrindo novamente o prazo para indicações de membros dos partidos que compõem as cadeiras desta Casa Legislativa, para que possa cumprir os requisitos estabelecidos nas Leis”. Rozzetto informa ainda o despacho proferido pelo Promotor de Justiça "irá atrasar ainda mais o andamento da CPI, visto que o critério da proporcionalidade partidária para composição de membros da CPI foi maculado pelo Promotor."

Procurado pelo portal Mais Vertentes, o vereador Stefânio Pires não quis se pronunciar. Já o vereador, Igor Sandim, lamenta a situação e desgaste dessa situação e diz que "aguarda uma posição do presidente da Casa em relação a fragmentação da nomeação dos componentes da CPI dos Alimentos Vencidos", e que "a justiça se posicionou de acordo com a solicitação encaminhada por nós [vereadores] em que Rosina e Weriton não podem participar da Comissão".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 15h40 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias