Sábado, 16 de Outubro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Cidades Desorganização

São João del-Rei: Problemas no cadastramento online persistem e Secretaria de Saúde volta atrás e diz que pré-cadastro não é "importante"

São-joanenses relataram dificuldades em realizar o pré-cadastro dos adolescentes de 12 a 18 anos pelo site da Secretaria Municipal de Saúde; O cadastramento só funciona se o celular estiver na horizontal ou pelo computador.

30/08/2021 às 14h24 Atualizada em 30/08/2021 às 18h42
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Bonner ensina público a filmar na horizontal com o celular no JN: “Fica a dica”. Foto: Reprodução / internet
Bonner ensina público a filmar na horizontal com o celular no JN: “Fica a dica”. Foto: Reprodução / internet

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, novamente, volta atrás e diz que pré-cadastro online para vacinação de adolescentes entre 12 e 18 anos contra Covid não é "importante", mas tranquiliza ao dizer que todos serão vacinados após envio de novas remessas pelo governo do estado. A informação foi dada hoje (30), pela coordenadora do setor de Epidemiologia, Eliene Freitas, um dia após o início do cadastro online realizado no site da secretaria, à rádio Emboabas.

“É um cadastro de levantamento de quantitativo para sabermos o número aproximado desse público na cidade. Quem não conseguir fazer o cadastro não vai perder o direito à vacina. É apenas um cadastro de levantamento e não efetivo de vacinação. Portanto não é importante, mas apenas para sabermos quantas pessoas nesta faixa etária temos na cidade", disse a coordenadora.

Desde que o início da manhã de ontem (29), quando teve início o cadastramento online desta faixa etária, diversas pessoas reclamaram pelas redes sociais o fato de não conseguirem se cadastrar. "Tentei várias vezes, mas sem sucesso", relatou uma leitora do Mais Vertentes; "eu consegui só com o celular invertido", explica outra leitora; já muitos relataram que só conseguiram realizar o cadastro pelo computador. 

"Pelo celular, é necessário que as pessoas deixem o aparelho deitado. Se ele fica na posição vertical, você não terá acesso ao cadastro da população geral, que é o local para fazer o cadastro. Mas pode estar fazendo também pelo computador”, explica, somente hoje, a coordenadora.

Outro problema encontrado pelos são-joanenses é que o pré-cadastro online da Secretaria Municipal de Saúde exige o CPF do adolescente. Porém, muitos pais e responsáveis alegam que adolescentes entre 12 e 15 anos ainda não possuem o cadastro de pessoa física e que, portanto, o sistema não permite o cadastro dos responsáveis.

Não é a primeira vez que a Secretaria Municipal de Saúde tem este problema de tecnologia, mas insiste em realizá-lo. O pré-cadastro dos trabalhadores industriais e dos profissionais da educação também ocorreu o mesmo problema.

Conforme informou ontem o Mais Vertentes, a Secretaria Municipal de Saúde busca identificar a quantidade de adolescentes na cidade para estruturar o processo de vacinação desta faixa etária. Porém, com problemas de tecnologia recorrentes, e se o objetivo era apenas ter uma estimativamente do público-alvo, bastaria acessar os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ou os dados do IBGE 2020, IDEB, entre outras fontes governamentais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 12h49 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias