Segunda, 21 de Setembro de 2020 07:35
32 999532355
Revista Mais Vertentes Tatuagem

Especial Tatuagem

Saiba a melhor época para se fazer uma, os diferentes estilos de desenho e cuidados essenciais

01/08/2019 16h34
652
Por: Adriano Vianini
Thiago Ribeiro é um dos tatuadores mais conceituados do país. Com extenso currículo em design gráfico e mais de 16 anos como tatuador, Thiago atuou em diversos estados, além do exterior, e já realizou mais de 30 workshops sobre tatuagem ao longo da carrei
Thiago Ribeiro é um dos tatuadores mais conceituados do país. Com extenso currículo em design gráfico e mais de 16 anos como tatuador, Thiago atuou em diversos estados, além do exterior, e já realizou mais de 30 workshops sobre tatuagem ao longo da carrei

PUBLIEDITORIAL

 

A tatuagem está há muito tempo na sociedade e tem conquistado os mais diversos públicos. Se antes era considerada um ato de rebeldia e se restringia a certas culturas, atualmente, ela está presente na dia a dia de milhares de pessoas de todas a idades.

Primeira tatuagem?

Comece pela escolha do desenho e estilo de tatuagem. É importante encontrar um tatuador que tenha experiência no estilo que você escolheu. E o primeiro passo para encontrar um bom tatuador dentro do estilo do seu desenho é saber diferenciá-los. Lembre-se que na tatuagem como na arte há diferentes correntes artísticas tradicionalmente, e conhecê-las pode te ajudar a entender melhor o que você quer tatuar, a escolher seu artista e obter o melhor resultado possível. 

Thiago Ribeiro é um dos tatuadores mais conceituados do país. Com extenso currículo em design gráfico e mais de 16 anos como tatuador, Thiago atuou em diversos estados, além do exterior, e já realizou mais de 30 workshops sobre tatuagem ao longo da carreira. "Conhecer um pouco sobre a trajetória e o trabalho do profissional escolhido é essencial para garantir um desenho limpo e bem feito", explica o tatuador. Thiago comenta que quando iniciou sua carreira as informações sobre o assunto ainda eram muito restritas, o que o fez correr atrás de cursos profissionalizantes e investir na carreira como design gráfico. “Comecei em uma época mais complicada, pois não havia muita informação e acabei procurando muitos workshops, que foram muitos, entorno de 30 ao longo desses anos, onde fiz também cursos de primeiros socorros e biosegurança. De um tempo pra cá decidi viajar pelo país visitando diversos estúdios, agendando com vários clientes e divulgando minha arte. No ano passado, acredito ter viajado para todos os estados do Brasil fazendo tatuagens, além da Bolívia", contou.

 

É importante entender que muitas tatuagens não se encaixam em apenas um estilo. Hoje em dia, muitos desenhos feitos na pele carregam duas ou mais dessas características.“Cada pessoa tem uma personalidade e, por isso, um estilo. Por isso é importante pesquisar antes”, afirma Thiago Ribeiro, que se tornou especialista em Realismo Preto e Cinza, Fine Line e Minimalista. “A minimalista é delicada, moderna, dá personalidade ao visual sem chamar atenção, e muitas vezes são tão suaves que mal parecem reais”, afirma o tatuador.

 

Obra de arte pintada no seu corpo

 

Fazer uma tatuagem, seja a primeira ou outras, requer um excelente tatuador para não se transformar em um “mico” posterior, seja pelo desenho desproporcional, torto, mal feito, e até com cuidados essenciais de higiene e, principalmente, produtos de qualidade que não vá lhe trazer problemas futuros como hepatite e alergias.

O desenho deve ser único e pensado especialmente para você. Mesmo que você tenha gostado muito de um desenho que viu em alguém, procure dar um traço seu e dar mais personalidade para ele. Converse com seu tatuador para que ele possa te orientar e trabalhar exclusivamente em cima do seu desenho.

 

Além disso, na hora de fazer uma tatuagem, é necessário tomar alguns cuidados. Por isso, você deve redobrar a atenção nos cuidados pós-coloração, para evitar deformidades na cor e na textura, e para que não ocorram infecções no local.

 

Neste ano, Thiago está com novidades para a região do Campo das Vertentes, mais propriamente em Barbacena. Além de estar inaugurando um novo estúdio no bairro do Pontilhão, próximo ao centro, que contará com mais um tatuador e dois novos auxiliares, além de futuramente uma hamburgueria para melhor atendimento dos seus clientes. O tatuador também estará viajando para Portugal em abril para um evento mundial de tatuagens.

Por lá ele garante trazer novidades e novas experiências para os clientes no Brasil, além de já ter agendado algumas sessões com clientes portugueses em Lisboa e Porto. “Na cidade do Porto ficarei fazendo tatuagens por quatro dias e depois em Lisboa mais quatro. Depois irei para o evento mundial de tatuagem por três dias. Vou trabalhar com outros profissionais do mundo inteiro que acabam trazendo uma bagagem de experiência muito grande para cada um de nós. Dentro do evento existe uma competição onde os profissionais de tatuagem de inscrevem em determinado estilo que mais trabalham, e tentarei trazer um prêmio para o Brasil e para nossa região”, conta.

 
 
 
 

 

Estilos de tatuagem

 

OldSchool/Tradicional utiliza poucas cores, caveiras mexicanas, corações atravessados com punhais, pinups, âncoras, barcos, esses são alguns dos elementos encontrados em tattoos conhecidas como oldschool, que têm contorno grosso e poucas cores.

 

New School é uma releitura do estilo oldschool. Geralmente trazem elementos parecidos, mas podem explorar outros temas, trazer mais cores, traços mais grossos e características mais próximas do cartoon e da arte de rua.

 

Geométrico possui de círculos a formas geométricas complexas, passando por desenhos formados por formas geométricas.

 

Tons de cinza (Graywash) parece que a tattoo recebeu aquele filtro preto-e-branco do Instagram, feita inteira em tons de cinza. Muito popular nos anos 90.

 

Aquarela é um dos estilos da moda que emula pinturas feitas com tinta diluída em água.

 

Pontilhismo é imagens construídas com pontos, geralmente em preto e branco.

 
 
 

Fotorrealismo é um estilo que geralmente retrata rostos com resultados bastante próximos da realidade, mas também é um dos mais arriscados - porque se o tatuador não for realmente bom, você corre o risco de acabar com uma fisionomia monstruosa desenhada na pele. É uma arte que tenta aproximar o desenho de uma foto.

 

Realismo preto e cinza é uma variação da tatuagem realista que usa a escala de tons de preto e cinza para compor a arte. As tatuagens desse estilo parecem fotos em preto e branco impressas sobre a pela. Já o nome do estilo se refere ao fato de que as tattoos levam pouca ou nenhuma pigmentação branca, deixando a própria pele (espaço negativo) dar a sensação da pigmentação branca. O sombreamento é o ponto forte dessa técnica e é a característica que mais chama atenção nesse estilo de tatuagem.

 

Fine line é uma técnica também minimalista de traço muito fino, pontual e simétrico. Esse tipo de técnica soma ao desenho um aspecto de leveza, simplicidade e melhor acabamento, sem deixar de lado o poder e a expressividade. Espécie de “menos é mais”, como mostra o tatuador Thiago.

 

Biomecânico apresenta desenhos que simulam partes do corpo feitas de peças de metal integradas à anatomia humana.

 

Tribal Essa você já conhece. Nos anos 90 não havia nada mais descolado do que fazer uma tatuagem dessas.

 
 
 
 
 

Maori é um estilo de tatuagem popular entre uma tribo neozelandesa de mesmo nome.

Oriental já é desenhos coloridos que retratam elementos da cultura oriental: peixes, gueixas, guerreiros da antiguidade, o mar, tigres, dragões e flores.

Outros Alguns artistas estão inovando e misturando estilos ou simplesmente criando coisas novas que ninguém tinha feito antes. Alguns não têm sequer nome, mas você pode se inspirar.

 
 
 

Riscos

Além do risco estético de ter que conviver com uma tatuagem torta, borrada ou no estilo que não combina com você,  terá que conviver com ela por toda a vida – tendo em vista que os tratamentos de laser não são efetivos em muitos casos. Outro risco é para a saúde que podem chegar a ser graves. De acordo com a revista FindTattoo, em um estudo recente, os investigadores determinaram que o risco de hepatite C está diretamente relacionado com o número de tatuagens que a pessoa tem, de acordo com uma análise de 124 estudos de 30 países. Por isso, a importância de se encontrar um bom estúdio de tatuagem, um bom profissional e artista.

 

Melhor época para se tatuar

Para garantir uma cicatrização eficiente e evitar infecções, dermatites, desbotamento da cor ou outros problemas causados por proliferação de bactérias no local é importante seguir as recomendações do seu tatuador pós-tatuagem. “A melhor época é durante o outono-inverno justamente pelas pessoas se exporem menos ao sol e à piscina”, explica o tatuador.

 

Profissionalização

Thiago Ribeiro tornou-se referência no país, especialmente na região do Campo das Vertentes, por anos de trabalho na arte de tatuar. Claro, que especializações, troca de conhecimentos e networking contam na hora de se profissionalizar. O artista, além de trabalhos realizados em vários estados do Brasil, também já realizou de eventos na Bolívia e, em abril, estará em Portugal tatuando e se especializando.  

 
 

Cuidados

 

Confira a seguir nove cuidados citados pelo tatuador Thiago Ribeiro, que facilitarão na cicatrização da tatuagem e garantir que ela se mantenha com uma aparência de bem cuidada e não desbote com facilidade.

  1. Cobrir com película aparente ou gaze estéril logo após a pigmentação feita pelo tatuador. Nada de deixar o estúdio sem a devida proteção da película ou da gaze estéril. 

  2. Higienizar adequadamente o local frequentemente é a parte mais importante no pós-tatuagem.  Evite mexer na região antes de lavar as mãos. A limpeza adequada evita as infecções e protege o local de bactérias. A lavagem já pode ser feita algumas horas após a sessão da tatuagem com sabonetes neutros ou antissépticos sempre antes de trocar o filme plástico e de usar a pomada no local. A lavagem deve permanecer mesmo que a pele já tenha formado a casquinha, o que pode durar mais de um mês. O procedimento deve ser feito até você notar que a pele não apresente mais o aspecto de estar inchada ou com uma cor avermelhada. Jamais esfregue a região. Isso aumenta a probabilidade de alergias, irrita a pele que ainda está ferida e dificulta o processo de cicatrização.

  3. Usar um cicatrizante pós-tatuagem. Pomadas que possuem ação antibiótica, como por exemplo; a Bepantol. A pomada auxilia na hidratação do tecido cutâneo e evita o ressecamento da pele, ajudando assim, a fixação da tinta. O recomendado é, no mínimo, 2 vezes por dia. O procedimento deve ser repetido até que você note que se formaram casquinhas sobre a região da tatuagem.

  4. Nunca tirar a casquinha em hipótese alguma, pois faz parte do processo de cicatrização. Nunca arranque-as ou puxe-as. Essa crosta protege a nova pele que ainda não está pronta para exposição e que ainda está absorvendo os pigmentos de tinta.

  5. Não coçar o local mesmo que sinta uma coceira em toda a região após fazer uma tatuagem. Porém, você deve resistir a essa vontade e jamais coçar a pele. Em vez de coçar diretamente, tente dar leves tapinhas no local, que aliviam a sensação de coceira e não prejudicam a cicatrização. Porém, coceiras intensas e prolongadas podem ser sinais de reação alérgica à tinta e, caso ocorra, retorne ao tatuador ou procure um dermatologista.

  6. Não exponha o local ao sol por, pelo menos, um mês, já que ele interfere diretamente no processo de cicatrização e na fixação da pigmentação. A radiação ultravioleta emitida pelos raios solares atinge diretamente a pele e pode desencadear um processo inflamatório grave, gerando deformidades permanentes no desenho e a reabsorção dos pigmentos, principalmente em tatuagens coloridas, por conterem maior quantidade de pigmentação. Utilize sempre um protetor solar ou bloqueador ao sair de casa ou cubra a região com roupa.

  7. Evite praia, piscina e sauna nas primeiras semanas, assim como piscinas, clubes e saunas compartilhadas. Prefira banhos mais rápidos até que sua pele já esteja devidamente recuperada das lesões e evite esse tipo de passeio. Locais ensolarados e com água são mais propícios a conter bactérias infecciosas, especialmente sauna e piscina, que podem causar graves processos de infecção na derme.

  8. Evite alimentos gordurosos. Não é mito, comidas muito temperadas, condimentadas ou gordurosas podem causar  alergias no local tatuado. A carne de porco é um alimento proibido durante o processo de cicatrização. Assim, o ideal e evitar esse tipo de alimento por questão de prevenção.

  9. Não malhar. Apesar de poucos seguirem essa regra ela é uma das mais importantes. Lembre-se que tatuagem é sim uma micro cirurgia e você está com um &ld

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
Atualizado às 07h23 - Fonte: Climatempo
16°
Chuva

Mín. 14° Máx. 22°

16° Sensação
24.5 km/h Vento
82.3% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (22/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 18°

Chuvoso
Quarta (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 19°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias