Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Educação Bolsa de Estudos

Lavras: UFLA e Associação de Ex-alunos ofertará bolsas a estudantes em situação de vulnerabilidade

Serão oferecidas 10 bolsas para mitigar os efeitos do atual cenário de restrições orçamentárias pelo qual passa a Universidade

01/09/2021 às 12h14
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Divulgação / UFLA
Foto: Divulgação / UFLA

Na segunda-feira (30), ocorreu a celebração do Acordo de Cooperação entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA. A cooperação tem por objetivo possibilitar suporte financeiro, por meio do pagamento de bolsas, a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados nos cursos de graduação na área de Ciências Agrárias da UFLA e participantes do Programa Institucional de Bolsas (PIB) da Instituição.

O acordo contribuirá para mitigar os efeitos do atual cenário de restrições orçamentárias pelo qual passa a Universidade, possibilitando a concessão de 10 bolsas adicionais pelo PIB, no valor de R$ 300, ofertadas por 24 meses. O acordo poderá ser renovado por mais tempo. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) será a responsável pela organização da seleção de estudantes de graduação para o desenvolvimento de atividades acadêmicas em projetos registrados em uma das suas modalidades de bolsa.

Serão beneficiados projetos desenvolvidos por estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e os valores também contribuirão para redução da evasão e a permanência desses estudantes na Universidade.  O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Junior, parabenizou a associação pelo compromisso firmado, ressaltou que iniciativas como essas ampliam a oportunidade para que estudantes mantenham seus estudos, logo, diminuem a desigualdade social existente no País.

“Parabenizo a Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA pelo comprometimento em tornar esse País menos desigual. Passamos por um momento em que as universidades públicas precisam reinventar-se, para que a própria sociedade veja nela a importância que tem para transformar o futuro de nossos jovens. Esse momento é de agradecer pela iniciativa, e tenho certeza de que os estudantes beneficiados com as bolsas, futuramente, serão também defensores dessas iniciativas”, destacou o reitor.

Também estiveram presentes no evento o vice-reitor da UFLA, professor Valter Carvalho de Andrade Junior; professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, representante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec/UFLA), e Paulo Zancanér Castilho, presidente da Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA, além de representantes das unidades acadêmicas e pró-reitores.

Associação de Ex-alunos da ESAL/UFLA

Paulo Zancanér Castilho, presidente da Associação, explica que “o objetivo da iniciativa é arrecadar fundos para que sejam alocados a estudantes de cursos ligados a Ciências Agrárias e que se encontrem em vulnerabilidade socioeconômica, para que, assim, possam frequentar o curso com mais tranquilidade”.

A Associação é integrada por 16 ex-alunos da turma de 1982 de Agronomia. Fazem parte da diretoria o presidente da Associação, Paulo Zancanér Castilho, o vice-presidente Wilson Magela Gonçalves, além de outros membros.

Torne-se um associado e tenha informações sobre a Associação dos Ex Alunos da ESAL/UFLA nos contatos abaixo:

Presidente da Associação: Paulo Zancaner Castilho 

Email: [email protected] / Tel. (16) 991341258

Wilson Magela Gonçalves

Email :[email protected] / Tel. 35 984365048

Email da associação: [email protected]

Com informações: Lavras 24hs

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias