Segunda, 24 de Janeiro de 2022
23°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Saúde Doação de Sangue

Conselheiro Lafaiete: Banco de sangue da cidade começa a receber doações

Saiba como fazer a sua doação e quais as condições para ser um doador

01/09/2021 às 12h59
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

Começou na manhã desta quarta-feira (01) as doações no Posto de Coleta Externa de Sangue de Conselheiro Lafaiete. O posto foi inaugurado no dia 23 de agosto, após demanda da população,  no entanto os funcionários estavam passando por treinamentos.

Os primeiros doadores foram membros de uma caravana de cidades próximas de Conselheiro Lafaiete. Ainda para a manhã desta quarta-feira, é prevista a chegada de outra caravana, formada por policiais militares.

A unidade funcionará junto à UBS de São João, localizada à rua Higino Sebastião da Cunha, 135, no bairro Bandeirantes, na região da Linhazinha. As doações acontecem toda quarta-feira, de 8h às 12h. Os doadores podem entrar em contato pelos telefones: 9 8452-3455/ 9 8426 1321. O telefone fixo é o 3763-3011.

Condições para ser um doador

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior. Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.

Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. A doação de sangue é utilizada em tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além disso, algumas doenças graves exigem doações constantes de sangue.

Com informações: Fato Real

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias