Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Polícia Insegurança

São João del-Rei: Moradores de Engenho de Serra instalam câmeras para monitoramento e segurança

Após diversos roubos e assaltos na região, moradores se mobilizam para instalar o videomonitoramento em Engenho de Serra a fim de evitar mais crimes e garantir a segurança da população

01/09/2021 às 15h57 Atualizada em 01/09/2021 às 17h09
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Câmeras de monitoramento colocadas em uma iniciativa dos moradores, donos de propriedades e empresários da região visando segurança já estão em funcionamento. Foto: Leitor Mais Vertentes
Câmeras de monitoramento colocadas em uma iniciativa dos moradores, donos de propriedades e empresários da região visando segurança já estão em funcionamento. Foto: Leitor Mais Vertentes

A demanda é antiga, mas moradores do povoado Engenho de Serra, zona rural do distrito de São Sebastião da Vitória, por conta própria tiveram que instalar porteiras e câmeras de videomonitoramento na região. De acordo com os moradores, a instalação do equipamento foi realizada devido ao número de assaltos e roubos na região e como medida de segurança e prevenção às práticas criminosas.

Após gerar polêmica nas redes sociais, nessa terça-feira (31), onde um morador não identificado pediu providências acerca de duas porteiras colocadas na estrada da região, que "estaria prejudicando caminhoneiros e outros trabalhadores a transitar pelo local", a nossa reportagem realizou nesta quarta-feira (01), diversos contatos com moradores de Engenho de Serra buscando informações sobre a implementação das câmeras.

Segundo os moradores, as câmeras foram colocadas para a segurança do povoado, em uma ação conjunta da população local, entre proprietários de terra e empresários, que dizem sofrer com roubos e assaltos frequentes na região. De acordo com um deles, de terça até quinta-feira - dias onde a prática dos crimes é mais acentuada - durante à noite, a porteira fica encostada sem estar trancada. E de sexta à domingo a porteira fica aberta para o livre acesso, além de contar com o monitoramento do trânsito de pessoas e veículos por meio das câmeras. As porteiras foram colocadas próximas à represa de Engenho de Serra, bem conhecida na região.

“Colocamos as câmeras para atrasar o ladrão ou fazer ele desistir de roubar, pois nós estamos enfrentando roubos demais. Nós tivemos pressa de colocar as câmeras antes de fazer um abaixo assinado para evitar mais roubos. Colocamos as câmeras e os roubos pararam, pois estávamos sendo roubados toda semana”, diz o morador.

Um abaixo-assinado começou a circular no povoado nesta quarta-feira (1º de setembro) para ser entregue ao prefeito Nivaldo de Andrade (PSL), como formalização do pedido dos moradores para o videomonitoramento no local. Além disso, os moradores acreditam que a instalação das câmeras podem colaborar com o trabalho da Polícia Militar de reconhecer e apreender os criminosos que atuam na região.

Ainda de acordo com os moradores, a Polícia, através do Patrulhamento Rural, sabe desta demanda do povoado e possui acesso às imagens das câmeras. 

Nossa reportagem entrou em contato com o Setor de Comunicação do 38º BPM de São João del-Rei, para obter mais informações sobre o número de ocorrências de assaltos e roubos na região, assim como as medidas tomadas pela PMMG para combater as práticas criminosas, mas não obteve retorno. Caso a Polícia se manifeste, a matéria será atualizada.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 16h20 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias