Segunda, 27 de Setembro de 2021
29°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Saúde Minas Consciente

Minas Gerais ultrapassa 19 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19

Expectativa é que todos os adultos mineiros tomem a segunda dose até novembro; com avanço da vacinação, 13 das 14 macrorregiões seguem na onda verde

02/09/2021 às 14h11 Atualizada em 02/09/2021 às 17h43
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que taxa de incidência da doença caiu 10% nos últimos dias no Estado. Com isso macrorregiões continuam nas fases mais flexíveis do Minas Consciente. Foto: Divulgação/Minas Consciente
Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que taxa de incidência da doença caiu 10% nos últimos dias no Estado. Com isso macrorregiões continuam nas fases mais flexíveis do Minas Consciente. Foto: Divulgação/Minas Consciente

Minas Gerais bateu a marca de 19.021.606 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 já aplicadas na população. Com o avanço da vacinação e melhora dos indicadores, as macrorregiões do Estado se mantêm estáveis no Minas Consciente, e a macrorregião Centro-Sul, a qual pertence São João del-Rei e outros municípios da região, permanece na onda verde. A expectativa do Governo de Minas é vacinar todos os adultos mineiros com a segunda dose até novembro. As deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19, aprovadas nesta quinta-feira (02) valem a partir de sábado (04).

Segundo a Escretaria Estadual de Saúde (SES-MG), a taxa de incidência da doença caiu 10% nos últimos dias no Estado. Assim, seguem na Onda Verde, a mais flexível do plano, as macrorregiões Triângulo do Norte, Nordeste, Leste, Centro, Centro-Sul, Oeste, Sul, Sudeste, Vale do Aço, Jequitinhonha, Norte e Noroeste. Apenas o Triângulo do Sul permanece na Onda Amarela.

Vacinação

A ampliação da imunização é o que alavancou o bom desempenho de Minas no combate à pandemia, afirma o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti. Segundo o secretário, a expectativa é de que até novembro todos os adultos mineiros tenham tomado a segunda dose.

Entre as pessoas acima de 18 anos, a cobertura vacinal da primeira dose chega a 80,38%. Já a da segunda dose e/ou dose única está em torno de 35,67%, segundo dados da SES-MG.

“A incidência da doença hoje é igual ao pico de 2020. Estamos batendo, agora, com tendência de queda. A grande diferença é que naquele momento ainda não tínhamos vacina. Atualmente, as notificações estão em baixa, o que indica que menos pacientes estão procurando atendimento médico”, explica Fábio Baccheretti.

Leitos

Segundo a SES-MG, os números do sistema SUSFácilMG mostram que 15 pessoas em todo Estado estavam na fila para um leito de UTI às 7h30 desta quinta-feira. Outras 95 aguardavam vagas para leitos de enfermaria.

De acordo com o secretário, com a melhora do cenário da pandemia, muitos municípios estão desmobilizando leitos que estavam exclusivos para UTI covid-19, e voltando a realizar outros atendimentos, como as cirurgias eletivas. “Estamos observando que não há nenhuma pressão nos leitos de UTI”, disse.

Próximos passos

O secretário Fábio Baccheretti lembra que boa parte das cidades de Minas Gerais já está vacinando pessoas com 18 anos e destaca que a expectativa é que em setembro sejam imunizados os adolescentes. “Temos 1,7 milhão de jovens nessa faixa, vamos priorizar a vacinação dos que têm comorbidades, e depois chegamos aos demais”, diz.

Além disso, idosos que tomaram a vacina há mais de seis meses também devem receber a dose de reforço em setembro. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) calcula 300 mil pessoas nessa faixa. Até o momento, o reforço será dado a pacientes com mais de 80 anos e pessoas imunossuprimidas.

A dose extra aplicada deve ser de um fabricante diferente do que a pessoa tomou. “Para quem se vacinou com CoronaVac, podemos aplicar Pfizer, AstraZeneca ou Janssen”, exemplifica o secretário. Ele ainda lembra que os idosos são a população mais vulnerável à doença, mesmo tendo tomado duas doses do imunizante. Por isso, é tão importante manter os cuidados como uso de máscara e higienização das mãos.

“Atualmente, os idosos respondem por três quartos das mortes relacionadas à Covid. Dessa forma, estamos destinando o reforço a esse grupo”, diz Baccheretti. 

 

 Com informações: SES-MG*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 17h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias