Segunda, 27 de Setembro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Anúncio
Religião Jubileu Matosinhos

São João del-Rei: Um dos maiores eventos da fé católica do município, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos começa no domingo (05); Veja como participar

Pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia, o Jubileu terá limitações de público e no cortejo; Confira!

05/09/2021 às 14h28
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (ANTES DA PANDEMIA), em São João del-Rei. Foto: Thiago Morandi
Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (ANTES DA PANDEMIA), em São João del-Rei. Foto: Thiago Morandi

Um dos maiores eventos da fé católica de São João del-Rei, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, terá início no domingo, 5 de setembro, e vai até o dia 14 de setembro, festa da Exaltação da Santa Cruz, no qual também é celebrado o dia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e onde milhares de paroquianos, romeiros e visitantes voltam seus olhares para o Santuário de Matosinhos.

Procissão do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em 2020.
Foto: Santuário de Matosinhos / Facebook 

Desde 1774, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos proporciona aos fiéis momentos de fé e devoção. A festa, que acontecia simultaneamente ao Jubileu do Divino Espírito Santo, ganhou dedicação exclusiva com a instalação da Paróquia, em 1960. A tradicional festividade traz, este ano, uma vasta programação, respeitando devidamente as normas de prevenção contra o COVID-19. Com o tema “A terapia da esperança à luz das catequeses do Papa Francisco”, a festa contará com celebrações de missas, confissões e procissão motorizada.

Devido à pandemia do coronavírus e pelo segundo ano consecutivo, o evento terá restrições de público e a tradicional procissão dos fiéis será substituída pelo cortejo composto somente por três veículos: o caminhão andor, o carro de som e o carro para recolher alimentos. Neste ano, prevendo maior participação dos fiéis, as missas e novenas ainda acontecerão com restrições de 30% da capacidade e, portanto, todas as celebrações todas as celebrações (07, 15 e 19 horas), terão convites de acesso ao Santuário que poderá ser retirado na Secretaria Paroquial um dia antes do evento, à partir das 8 horas. Lembrando que aos domingos, as missas serão às 8h, 15h e 19h.

Caso não consiga participar presencialmente, o Jubileu também será transmitido pela internet nas redes sociais e na rádio. (Veja abaixo)!

Público presencial será limitado a 30% da capacidade.
Foto: Santuário de Matosinhos (2020) / Facebook 

Avisos importantes da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para participação dos fiéis:

1 – Na quinta-feira e nos domingos da novena, no horário das 19h, acontecerão, no rito da novena, a exposição e bênção do Santíssimo Sacramento. 

2 – Adquira na Secretaria Paroquial, o DEVOCIONÁRIO DO BOM JESUS para você acompanhar a novena do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Valor: R$ 5,00.

3 – Durante o Jubileu haverá venda de canjica, pastel e caldos nas dependências da nova cozinha do Santuário. 

4 – Nestes dias de festa, monte em sua casa um altar para o Bom Jesus. Reze conosco através dos meios de comunicação. Faça da sua casa, o Santuário do Bom Jesus. Envie a sua foto para o número (32) 99946-1939 (WhatsApp).

5 – O Santuário estará aberto para visitações durante a novena, das 8h às 14h e das 16h às 18h. No dia 14 de setembro, a igreja permanecerá aberta nos intervalos das celebrações.

6 – Seguindo as diretrizes estabelecidas pela Diocese de São João del-Rei e pela Prefeitura Municipal quanto as restrições de aglomerações por causa da pandemia da COVID-19, as celebrações ocorrerão com o número restrito de fiéis (30%). Pedimos a conscientização de todos durante as visitações e celebrações respeitando o distanciamento, o uso de máscaras e a higienização com álcool em gel. NÃO SERÁ PERMITIDA A ENTRADA NO SANTUÁRIO SEM MÁSCARA.

7 – Os convites para as celebrações deverão ser retirados na secretaria paroquial, de 4 a 13 de setembro, a partir das 8h. Cada pessoa poderá retirar no máximo 3 convites. Será entregue sempre um dia antes de cada celebração.

8 - O Santuário pede aos fiéis que NÃO TOMEM PARTE na procissão com seus veículos, pois não se trata de uma carreata.  

Foto: Fabíola Ribeiro

 

Veja aqui toda a programação do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

De 05 a 14 de setembro de 2021

ANO SANTO DE SÃO JOSÉ

Paróquia do Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus de Matosinhos│São João del-Rei – MG

Tema: A terapia da esperança à luz das catequeses do Papa Francisco.

“A esperança não decepciona.” (Rm 5, 5)

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 05 de setembro│Domingo

A esperança cristã vai além da esperança humana.

Às 8h, Santa Missa e Novena.

Às 10h, Santa Missa na Igreja do Menino Jesus de Praga.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Domingos Sávio da Silva, DD. Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Porto da Eterna Salvação de Andrelândia – MG.

 

Dia 06 de setembro│Segunda-feira

O amor de Deus é a raiz da esperança.

Às 7h, Santa Missa e Novena.

Das 14h30min às 17h, Confissões individuais.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Samuel Carvalho Detomi, DD. Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Lavras – MG.

 

Dia 07 de setembro│Terça-feira

Cristãos têm esperança mesmo quando tudo parece perdido.

Às 7h, Santa Missa e Novena.

Das 14h30min às 17h, Confissões individuais.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Marcos Alexandre Pereira, DD. Pároco da Paróquia de São Judas Tadeu de São João del-Rei – MG.

 

Dia 08 de setembro│Quarta-feira

SOLENIDADE DA NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

Não somos órfãos, Maria é Mãe da esperança.

Às 7h, Santa Missa e Novena.

Das 14h30min às 17h, Confissões individuais.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Vinícius Idefonso Campos, DD. Pároco da Paróquia de São José Operário de São João del-Rei – MG.

 

Dia 09 de setembro│Quinta-feira

Diante da morte, a esperança da vida eterna.

Às 7h, Santa Missa e Novena.

Das 14h30min às 17h, Confissões individuais.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Ademir Joel Pedroso, SCJ, DD. Reitor do Seminário Dehonista de Lavras – MG.

 

Dia 10 de setembro│Sexta-feira

O perdão, motor da esperança.

Às 7h, Santa Missa e Novena.

Das 14h30min às 17h, Confissões individuais.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Lucas Alerson de Sousa, DD. Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Ijací – MG.

 

Dia 11 de setembro│Sábado

Confiar em Deus; Ele sabe o que é melhor para nós.

Às 7h, Santa Missa e Novena.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Ricardo Sacramento, DD. Pároco e Reitor da Paróquia do Santuário de São João Bosco de São João del-Rei – MG.

 

Dia 12 de setembro│Domingo

Cristãos, sejam semeadores de esperança.

Às 8h, Santa Missa e Novena.

Às 10h, Santa Missa na Igreja do Menino Jesus de Praga.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Túlio Marcos Ribeiro Corrêa,Scj, DD. Pároco da Paróquia de Sant´Ana de Lavras – MG.

 

Dia 13 de setembro│Segunda-feira

A esperança é uma pessoa, Jesus Cristo.

Às 7h, Santa Missa e Novena.

Das 14h30min às 17h, Confissões individuais.

Às 15h, Santa Missa e Novena.

Às 19h, Santa Missa e Novena Solene presididas pelo Revmo Sr. Pe. Sérgio França, DD. Pároco e Reitor da Paróquia do Santuário de Santa Rita de Cássia de Ritápolis – MG.

Ao final da novena, cerimônia de descida da imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

 

Dia 14 de setembro │Terça-feira

SOLENIDADE DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Alvorada festiva, Repique de Sinos e Música.

Às 6h, Santa Missa pelas almas de Dom Delfim Ribeiro Guedes, Dom Antônio Carlos de Mesquita, Dom Célio de Oliveira Goulart, Cônego Jacinto Lovatto Filho, Frei Jordano, Pe. Pedro Teixeira Pereira e demais sacerdotes falecidos, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Antônio Claret Albino, DD. Pároco da Paróquia da Imaculada Conceição de São João del-Rei – MG.

Às 8h, Santa Missa por todos os benfeitores vivos e falecidos da paróquia, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Geraldo Magela da Silva, DD. Vigário Geral da Diocese de São João del-Rei e Pároco da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei – MG.

Às 10h, Santa Missa com as crianças, jovens e adolescentes, presidida pelo Revmo Sr. Pe. José Bittar, DD. Pároco e Reitor da Paróquia do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos de São João del-Rei – MG.

Às 13h, Santa Missa por intenções gerais presidida pelo Revmo Sr. Pe. Javé Domingos da Silva, DD. Reitor do Seminário Diocesano São Tiagoe Vigário Paroquial da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei – MG. Participação dos seminaristas de nossa Diocese.

Às 15h, Santa Missa Solene presidida pelo Exmoe Revmo Sr. Dom José Eudes Campos do Nascimento, DD. Bispo Diocesano de São João del-Rei. Após a concelebração, sairá a Procissão Motorizada com a veneranda imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Á entrada do cortejo, Bênção do Santíssimo Sacramento.

 

ALGUMAS ORIENTAÇÕES SOBRE A PROCISSÃO MOTORIZADA

Procissão motorizada do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (2020)
Foto: Santuário de Matosinhos / Facebook

1 – A procissão percorrerá o seguinte itinerário: Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Rua Sete de Setembro - até a entrada da Barão de São João del-Rei, Rua Barão de São João del-Rei– até o final, Rua Antônio Firmino de Paula – nº 112 a 142, Rua Irmãos Faleiros – nº 315A até o Supermercado Bergão, corta a Sete de Setembro, Rua Dentista Carlos Batista Filho– até a entrada da Rua General Ventura Pinto, Rua General Ventura Pinto– sentido Rua Carlos Alves, Rua Carlos Alves – sentido Inocoop, Rua Joaquim Quintino dos Reis – nº 8A a 68A, Rua Amaral Gurgel – nº 856 a 865, Rua Fiscal José Pedro – nº 63 a 199, Praça Santa Teresinha – lado esquerdo, Rua Exp. Antônio Coelho da Silveira – nº 165 a 311, Rua Exp. Lucindo Martins de Abreu – nº 123 a 30, Rua Sete de Setembro – nº 523 a 1.078, Rua Jornalista José Beline dos Santos / sentido Cruzeiro Luminoso – nº 662 a 660, Rua Exp. Lucindo Martins de Abreu / próximo ao Salão Bom Pastor – nº 543 a 599, Rua Letícia D´Angelo – nº 579 a 615 (próximo a Rainha da Paz), Rua Pedro Farnese– nº 501 a 512, Rua das Açucenas – nº 59b até o final, Rua Vitória Régia – nº 660 a 535, Rua das Petúnias – nº 18 a 92, Rua Carlos Alberto Cordeiro – nº 547 a 293, Rua José dos Santos Filho – nº 105 a 15, Rua dos Gerânios – nº 543 a 475, Rua dos Ibiscos– nº 125 a 35, corta a Av. Josué de Queiroz, Rua dos Girassóis – nº 21 a 44, Rua das Violetas – nº 305 a 189, Praça Escola Pio XII, Rua das Dálias – sentido Bom Pastor, Rua Celestino Calsavara– nº 27 a 300A, Rua Almir de Assis – nº 35 a 10, Rua Anália LancettiRandi– nº 218 até o início da Rua Letícia D´Ângelo, Rua Letícia D´Ângelo (parte de baixo) – nº 3 a 280, Rua Manoel Fortes – nº 84 a 449, Rua Santa Madalena (Conferência) – nº 38 a 04, Rua João Feliciano – nº 456 a 228, Rua Exp. Francisco Batista Rios, sentido Av. Santos Dumont – nº 53 a 72, Av. Santos Dumont – nº 701 a 374, Rua Joaquim Portugal – nº 05 a 194, Rua Alberto Magalhães – nº 189 a 05, Rua Dr. Elói Reis – nº 160 a 05, Rua Bernardo Guimarães –nº 347 a 21, Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Rua José Falconieri dos Santos – nº 225 a 105, Rua José Luiz Alves – nº 13 a 320, Rua Mário Eugênio de Sousa – nº 77 a 316, Pequeno pedaço da Rua Engenheiro Gustavo Campos, Rua Maestro João Cantelmo– nº 05 a 90, Rua Joaquim Zitto de Sousa – nº 295 a 45 e Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

2 – Pedimos aos moradores que enfeitem as suas ruas e casas para a passagem da procissão e evitem aglomerações, respeitando o distanciamento, em vista da preservação da saúde.

3 – O cortejo será composto somente por 3 (três) veículos: o caminhão andor, o carro de som e o carro para recolher alimentos. Pedimos aos fiéis que NÃO TOMEM PARTE na procissão com seus veículos, pois não se trata de uma carreata.  

4 – Ao longo do trajeto da procissão estaremos recolhendo doações de alimentos não perecíveis e material de limpeza e higiene pessoal para a Pastoral Social de nossa Paróquia. Faça a sua doação. Mesmo em tempos de pandemia, a Pastoral Social continua assistindo as famílias mais carentes. Pedimos aos Coordenadores que organizem pontos de coleta de alimentos em sua comunidade.

 

TRANSMISSÕES AO VIVO

1) Mídias Sociais da Paróquia (Facebook e Youtube – Santuário de Matosinhos)

• De 05 a 13 de setembro: Missa e Novena às 15h e 19h.

• Dia 14 de setembro: Missa Solene às 15h e Procissão Motorizada.

2) Rádio Emboabas FM 92,7 + informação.

• De 05 a 13 de setembro: Missa e Novena às 15h.

• Dia 14 de setembro: Missa Solene às 15h.

3) Web´s Rádio Recanto de MG e Fortes em Oração.

• De 05 a 13 de setembro: Missa e Novena às 15h e 19h.

• Dia 14 de setembro: Missa Solene às 15h e Procissão Motorizada.

 

Aprovado em julho de 2021,

Pe. José Bittar – Pároco e Reitor

Pe. Thairo Guimarães Mesquita – Vigário Paroquial

Diácono Ademir Noel

Seminarista Jeferson Djalma Coimbra

Com informações: Diocese de São João del-Rei e ASCOM do S.B.J.M.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 15h20 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias