Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Cidades Covid-19

'Pandemia está no final', diz secretário de Estado de Saúde de MG

Mesmo com transmissão comunitária de variantes do coronavírus no Estado, secretário acredita que o avanço da vacinação indica que a transmissão pela Covid-19 está em queda no Estado

02/09/2021 às 14h58 Atualizada em 02/09/2021 às 17h30
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Com o avanço na imunização, secretário de Saúde acredita que o fim da pandemia está próximo. Foto: Reprodução/UNA-SUS
Com o avanço na imunização, secretário de Saúde acredita que o fim da pandemia está próximo. Foto: Reprodução/UNA-SUS

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, afirmou, em entrevista à Rádio Super FM, na manhã desta quinta-feira (02), acreditar que a pandemia do coronavírus está acabando. "Pandemia, hoje, está em queda nos números. Temos uma preocupação com a delta (variante mais transmissível), mas a vacinação está crescendo. (A pandemia) está no final", disse.

Desde a semana passada, 13 das 14  macrorregiões de Minas Gerais estão na Onda Verde, menos restritiva do programa Minas Consciente, que monitora os índices da pandemia no Estado. Apenas o Triângulo do Sul segue na Onda Amarela, um pouco mais restritiva. Com isso, Minas Gerais tem somente 27 cidades neste nível de controle intermediário. Os dados foram atualizados pelo Comitê Extraordinário Covid-19 na manhã desta quinta-feira (02).

Baccheretti abordou, ao longo da entrevista, pontos como aplicação da terceira dose, que será incialmente dada a idosos que já se imunizaram há mais de 6 meses com a segunda dose e a imunossuprimidos, que completaram o esquema há mais de 28 dias.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais também informou que o intervalo de aplicação de doses Pfizer em adolescentes no Estado será de dois meses. Ele voltou a falar que todos os adultos do Estado terão tomado a primeira dose até 15 de setembro e também pediu para que as pessoas completem o esquema vacinal com as duas doses - quando isso se aplica.

Baccheretti, comentou, pela primeira vez, também, sobre a variante Mu, identificada na Colômbia em janeiro e que foi notícia esta semana após a OMS mantê-la como "variante de interesse", por possivelmente resistir a vacinas. Na opinião de Baccheretti, esta cepa ainda não causa preocupação no Estado, mas deve ser observada, assim como outras.

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, a Prefeitura de São João del-Rei confirmou, até o momento, dois casos da variante delta na cidade.

 

Com informações: O Tempo*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias