Em nove meses de mandato em Santa Cruz de Minas, o prefeito Wagner Almeida, do Didico (PL), finalmente inaugura a primeira obra no menor município do Brasil: a proteção de vidro do padroeiro São Sebastião.
O evento aconteceu na manhã deste domingo (5), com a presença da primeira-dama, senhora Lidiane, e o pároco da cidade, Pe. Bolivar Queiroz, além da Corporação Musical São Sebastião de Santa Cruz de Minas.
A imagem de São Sebastião é um bem cultural de valor devocional e cultural para a comunidade santacruzense. Ela não é histórica e nem sacra como muitas imagens católicas da região, porém foi reconhecida como patrimônio cultural pelos seus valores históricos, simbólicos, artísticos e culturais e possui tombamento municipal aprovado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA.
Ainda segundo a Prefeitura, "a imagem com a representação do santo mártir, padroeiro do município, é também o centro da devoção da nossa população que o celebra anualmente em janeiro. A implantação de uma redoma de vidro visa criar condições de segurança e de proteção para a imagem devocional estando em consonância com as diretrizes de proteção aprovadas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural".
A Prefeitura informou ainda que a proteção de vidro foi financiada pelo Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural – FUMPAC, órgão de financiamento da preservação do patrimônio cultural da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas.
Com informações: Prefeitura de Santa Cruz de Minas