Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Política Polêmica

Barbacena: Prefeito participa de evento conservador em Brasília e novamente gera polêmica

Sem máscara e descumprindo protocolos sanitários, Carlos Du (MDB) já contraiu Covid-19 durante outra viagem polêmica à Rússia. População foi pega de surpresa com fotos do prefeito nas redes sociais

06/09/2021 às 11h54 Atualizada em 06/09/2021 às 13h32
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Prefeito Carlos Du (MDB) participa de evento conservador em Brasília dias antes do 7 de setembro. Foto: Compartilhada pelas Redes Sociais e WhatsApp
Prefeito Carlos Du (MDB) participa de evento conservador em Brasília dias antes do 7 de setembro. Foto: Compartilhada pelas Redes Sociais e WhatsApp

O prefeito de Barbacena, Carlos Du (MDB) esteve nos dias 3 e 4 de setembro, em Brasília/DF, para a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) - a versão brasileira do maior evento conservador do mundo, realizado nos Estados Unidos e que no Brasil foi organizado pelo deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). 

A liberdade de expressão foi o grande foco do primeiro dia do CPAC que está em sua segunda edição no Brasil. Referências às prisões, atentados à liberdade de expressão e decisões controversas do Supremo Tribunal Federal (STF) contra figuras de direita foram frequentes. Outro assunto debatido foi a quebra da hegemonia da esquerda na opinião pública.

O evento reuniu centenas de bolsonaristas às vésperas do 7 de Setembro, entre eles os ex-ministros como Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente), o atual presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, deputados federais como o Capitão Derrite (PP-SP), Bia Kicis (PSL-DF), Filipe Barros (PSL-PR), entre dezenas de blogueiros e influenciadores digitais amigos do presidente, Jair Bolsonaro (sem partido).

Um dos participantes do evento foi o prefeito de Barbacena, Carlos Du (MDB), que teve fotos divulgadas nas redes sociais nesse domingo (05). Porém, as imagens viralizaram rapidamente e dividiram opiniões dos barbacenenses, pois além do evento ser pago (entre R$ 50,00 a R$ 400,00), o fato da maioria - incluindo o prefeito - estar sem máscara, e a tentativa de ocultar sua participação, chamou a atenção da população.

Devido a repercussão negativa na noite de ontem (05), a ASCOM da Prefeitura Municipal de Barbacena emitiu uma nota em que confirma a participação do prefeito em várias reuniões em Brasília, entre elas a CPAC. "Na ocasião fizemos fotos com várias lideranças religiosas e políticas, dentre elas Sérgio Camargo, Presidente da Fundação Palmares, que na oportunidade teve uma conversa conosco sobre a nossa comunidade quilombola". "O Assessor Direto do Secretário nacional de Políticas sobre Drogas e com o ex-senador Magno Malta, que possui vários projetos voltados para recuperação de dependente químico em todo o país, havendo a possibilidade de um apoio às instituições de Barbacena", além do "Secretário Nacional de Educação, Mauro Luiz Rabelo, onde houve um estreitamento para parcerias futuras". 

Segundo a nota emitida pela ASCOM, "participar de encontros e reuniões como essas são fundamentais na busca de oportunidade para nossa cidade e região. Graças a Deus temos um bom acesso ao Governo Federal e esperamos bons frutos dos encontros e reuniões que tivemos", conclui a nota sem esclarecer o motivo do prefeito - que já teve Covid-19 e ficou semanas internado durante viagem à Rússia - não utilizar máscara, e o fato do evento não constar na agenda oficial.

Até o fechamento desta edição, apenas o vereador Thiago Martins (PV), manifestou-se contra o ato do prefeito. Martins ressaltou que "uma imagem fala mais que mil palavras! [referindo-se a foto de Carlos Du com Eduardo Bolsonaro]", e que "o prefeito escolheu em que lado da história quer estar!", declarou o vereador.

Artistas da cidade também repudiaram o ato do prefeito: "fui surpreendido neste domingo, 05/09, com fotos da sua passagem em Brasília, pela CPAC, que reuniu ministros exonerados por incompetência, influenciadores digitais de fake news e, o pior, negacionistas! Inclusive com falas antimáscara e deboche aos protocolos durante o evento, conforme noticiado em diversos portais. A convite da Prefeitura de Barbacena, nós, artistas barbacenenses, trabalhadores da cultura, nos mobilizamos e nos empenhamos para uma campanha VOLUNTÁRIA pela vacinação e pelos cuidados que o momento ainda exige. A Pandemia não acabou. Eu me sinto extremamente ofendido por essa lamentável participação nesse evento. Emprestamos nosso tempo, nosso talento, nossa imagem, nossas vozes, nosso trabalho, repito, VOLUNTARIAMENTE, para agora termos essa ação completamente contraditória. No que o prefeito acredita, na ciência ou no negacionismo?", disse o artista Hilreli.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias