Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Meio Ambiente URGENTE!

Prados: Bombeiros e brigadistas combatem incêndio de grandes proporções na Serra de São José; População pede socorro e conscientização

Fogo atinge propriedade rural na cidade de Prados e avança para a área de preservação ambiental; Assista!

06/09/2021 às 20h15 Atualizada em 06/09/2021 às 21h03
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Rodovia Capitão Anselmo, que liga a MGC-383 à cidade de Prados. Foto: Corpo de Bombeiros de SJDR
Rodovia Capitão Anselmo, que liga a MGC-383 à cidade de Prados. Foto: Corpo de Bombeiros de SJDR

Militares do Corpo de Bombeiros de São João del-Rei e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizaram hoje (06), combate a um incêndio de grandes proporções que atinge uma área rural na Rodovia Capitão Anselmo, que liga a MGC-383 à cidade de Prados. No local, as chamas atingiram uma área de plantio de milho e se espalharam para os arredores, chegando à Serra do São José. Os Bombeiros trabalharam com os brigadistas do IEF para tentarem conter as chamas durante toda a tarde desta segunda-feira, o que infelizmente ainda não foi possível devido à proporção do incêndio.

Segundo o Corpo de Bombeiros, durante à noite a situação será monitorada, uma vez que a falta de visibilidade neste período torna o combate extremamente arriscado. Na manhã desta terça-feira, dia 7, Bombeiros e brigadistas retornarão aos trabalhos e contarão com o apoio de aeronaves próprias para combate a incêndios em vegetação.

De acordo com o Sargento Dias, chefe da equipe de Bombeiros que atendeu a ocorrência, “o cenário no local é realmente preocupante. As chamas assumiram grandes proporções e o combate direto se tornou quase inviável, uma vez que são áreas de difícil acesso e, com a tempo seco e quente, o fogo se espalhou muito facilmente. Nossas equipes trabalharam duramente por toda à tarde e, logo ao início da manhã, retornaremos”.

Ainda de acordo com Dias, o apoio de uma aeronave do IEF será de grande valor no combate às chamas, uma vez que, certos locais não permitem acesso por terra. O mesmo local foi incendiado no último domingo, quando estima-se que o fogo atingiu uma área de mais de 130 hectares. Ainda não há uma estimativa exata da área atingida durante o dia de hoje (06). Sobre as causas, o Sargento afirma que “nestas situações, é muito difícil apontar uma causa. A ausência de chuvas e os fortes ventos colaboram para que o fogo se espalhe, o que sempre complica ainda mais o trabalho. Mas fica claro que é algo de enormes proporções e nos exigirá múltiplos esforços”.

Como a fumaça invadiu a pista, o trânsito no local ficou mais lento durante toda a tarde desta segunda-feira. Militares e brigadistas retornarão ao combate logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira.

Veja o vídeo do Corpo de Bombeiros:

Todos pela Serra de São José

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Uma campanha divulgada hoje, pelas redes sociais, alerta para o crime ao realizar ou cometer queimadas e ainda pede ajuda em "Todos pela Serra de São José".

A campanha, confirmada pela vereadora de Prados, Patrícia do Roseni (PT), também alerta para a destruição da biodiversidade existente na Serra. "Um pedido de socorro pela Serra de São José", confirma Patrícia.

A população pode contribuir fazendo denúncias pelos telefones 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar). A Defesa Civil possuí sistema de alerta para celulares cadastrados.

Cuidados que devem ser tomados

 

Não inicie queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;

Não queime lixo, terrenos ou pastagens;

Não jogue bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;

Não deixe garrafas de vidro em áreas de vegetação (o sol faz o efeito lupa e pode iniciar um incêndio).

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 16h20 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias