Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Meio Ambiente Queimadas

Serra São José: Com o suporte de apenas três cidades da região, Bombeiros contam com apoio voluntário no combate ao maior incêndio dos últimos 10 anos

Prefeituras de Prados, Santa Cruz de Minas e Tiradentes forneceram suporte e apoio logístico; O Damae, em São João del-Rei, informou que tem colaborado com caminhões pipas

09/09/2021 às 18h54 Atualizada em 10/09/2021 às 14h14
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Incêndios de grandes proporções queimaram por cinco dias 800 hectares da Serra de São José. Foto: Corpo de Bombeiros de SJDR
Incêndios de grandes proporções queimaram por cinco dias 800 hectares da Serra de São José. Foto: Corpo de Bombeiros de SJDR

ATUALIZAÇÃO em 10/09/21 : 11h23

Há cinco dias, os militares do Corpo de Bombeiros e diversos brigadistas do IEF (Instituto Estadual de Florestas), com o apoio dos voluntários da Brigada B1, estão no combate ao incêndio de grandes proporções que atinge a Serra de São José - considerada a maior dos últimos 10 anos. O Mais Vertentes apurou que apenas as Prefeituras de Prados, Santa Cruz de Minas e Tiradentes forneceram suporte, através da doação de água e alimentos, aos combatentes e voluntários do incêndio, além de apoio logístico. Houve, ainda, doações de pessoas físicas de diversas cidades da região.

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, o incêndio começou na tarde do último domingo na área rural de Prados e se espalhou rapidamente, vindo a atingir a Serra de São José na segunda-feira (06). De acordo com o último boletim, divulgado nesta quinta (09), a situação está sob controle, mas as equipes que estão combatendo o incêndio permanecem em estado de alerta.

A Corporação do Corpo de Bombeiros detalhou ao Mais Vertentes, nesta quinta-feira (09), dicas importantes para prevenir queimadas e incêndios de grandes proporções na zona rural, a fim de evitar incêndios como os da Serra de São José.

Prevenção às queimadas

Os motivos que causaram o incêndio, de acordo com os Bombeiros, ainda estão sendo apurados. Uma das possibilidades pode ser a limpeza de pastagem através da queima. Desta forma, o Corpo de Bombeiros de São João del-Rei detalhou ao Mais Vertentes as principais dicas para prevenir as queimadas em nossa região.

1) Não atear fogo, de maneira alguma, em sua propriedade. “Fazendas possuem a possibilidade de fazer a limpeza de pastagem através da queima, porém a ação precisa ser regularizada pelo IEF, que coordena e orienta como este trabalho deve ser feito e todas as medidas de prevenção, para evitar que haja incêndios em grandes proporções.”

Exemplo de aceiro.
Foto: Reprodução/Prefeitura de Santo Antônio de Posse

2) Em áreas rurais, é necessário fazer o aceiro, que são linhas feitas no terreno onde a vegetação é completamente eliminada do solo e que divide as áreas de plantação. As distâncias podem variar de acordo com o tamanho da vegetação, sendo recomendado que o aceiro seja quatro vezes maior que a vegetação no local. “Aceiros bem feitos são de grande ajuda para evitar que o fogo passe dos limites, desta forma evitam queimadas de grandes proporções, como esta que está acontecendo na Serra de São José”.

3) Quando for visto qualquer foco de incêndio na cidade, chame imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193. Além do ramal de emergência, em São João del-Rei, o telefone para o contato é o (32) 3379-2640 e em Tiradentes o contato do Corpo de Bombeiros Voluntários é o (32) 3355-1384.

“Este ano está batendo recordes de ocorrências de incêndios, sendo uma enorme demanda. Também é importante ressaltar o apoio que estamos tendo nesta ação, tanto de Brigadistas, do nosso efetivo que estava de folga e se prontificou, dos voluntários do IEF e também dos voluntários da Brigada B1. Desta forma, na medida do possível, o Corpo de Bombeiros vai estar atendendo à população."

ATUALIZAÇÃO: Após a divulgação desta edição, o Secretário Geral do Damae, Douglas Costa, entrou em contato com a nossa reportagem na manhã desta sexta-feira (10), e informou que a autarquia de São João del-Rei disponibilizou cerca de dois caminhões pipas aos combatentes do incêndio da Serra de São José.

A reportagem Mais Vertentes ressalta que procuramos ontem (09), todas as prefeituras das cidades que abrangem a Serra de São José, não obtendo retorno no contato com a Prefeitura de São João del-Rei, e que desde o início do combate ao incêndio nesse domingo (05), o Mais Vertentes tem se comunicado oficialmente com a assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros, que também está na linha de frente deste importante trabalho, afim de obter maiores informações sobre o trabalho realizado no controle das queimadas. 

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prados - MG
Prados - MG
Sobre o município Notícias de Prados - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 15h40 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias