Segunda, 27 de Setembro de 2021
28°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Anúncio
Meio Ambiente Sob controle

Carrancas: Ainda sem chuva, queimadas em Carrancas estão sob controle, mas causam estragos na zona rural e pontos turísticos

Prefeitura e Brigadistas afirmam não haver focos de incêndios neste sábado (11), porém o tempo seco e quente ainda é ponto de atenção

11/09/2021 às 13h26 Atualizada em 11/09/2021 às 14h12
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Fotos: Brigada Lobo Guará / Instagram
Fotos: Brigada Lobo Guará / Instagram

As fortes chuvas que caíram na madrugada e manhã deste sábado (11), em algumas cidades do Campo das Vertentes, infelizmente ainda não chegou ao município de Carrancas. Porém, os incêndios que já duram seis dias no município estão sob controle, informam o Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Carrancas, Saulo Brugger Salomão, e Palash, brigadista da associação Brigada Lobo Guará. Porém, o tempo seco e quente ainda é ponto de atenção e, por isso, brigadistas continuam monitorando as serras e áreas rurais da região.

As chamas das queimadas já duram seis dias e aproximaram-se de casas, fazendas e currais da região, além de pontos turísticos. Segundo o Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Carrancas, Saulo Salomão, na manhã deste sábado (11),  não há novos focos de incêndio.

A Brigada Lobo Guará, uma associação sem fins lucrativos que trabalha em prol da prevenção e combate a incêndios florestais em Carrancas, relatou que as queimadas tiveram início na segunda-feira (06), próximo ao Complexo da Ponte, importante ponto turístico da região, e que um grupo de pessoas que reside próximo ao local conseguiu controlar as chamas.

Na terça-feira (07), os membros da Brigada combateram outro foco na Serra do Salto, e receberam apoio de caminhões pipa da 3W Agronegócios. A situação foi amenizada, mas as duas linhas de incêndio continuaram a percorrer uma grande extensão de terra, aproximando dos atrativos turísticos da vargem grande.

Com o fogo no paredão da Serra do Salto sendo monitorado, na quarta-feira (08), um grupo da Brigada partiu para combate na parte debaixo da serra no intuito de frear a linha que ameaçava casas e um curral, contando novamente com a ajuda da 3W e dos Bombeiros de Lavras no combate. Um segundo grupo de Brigadistas e Bombeiros se dirigiram para combate e auxílio aos moradores na região da Cachoeira da Esmeralda, outro grande cartão postal da região.

Na quinta-feira (09), o fogo aproximou-se das residências na Serra do Salto, onde houve um incessante trabalho com a ajuda da comunidade, Bombeiros e o maquinário da Prefeitura de Carrancas. Segundo a Brigada Lobo Guará, o fogo foi combatido, sendo eliminado no asfalto do Salto. Porém, novos focos surgiram na região do Vira-Mão e que não foi possível controlar o fogo que, com por isso, causou grandes estragos e perdas aos proprietários rurais daquela região.

Após combate na Serra do Salto, os militares retornaram para a região da Estação e posteriormente, por volta de 21h de quinta-feira, combaterem junto com os brigadistas, um grande foco na região de captação de água da cidade. Já nesta sexta-feira (10), os trabalhos concentraram-se na região da Estação.

Segundo a Brigada Lobo Guará, suspeita-se que todos os focos são de origem criminosa.

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Carrancas - MG
Carrancas - MG
Sobre o município Notícias de Carrancas - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 16h00 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 27°

Ter 27°C 13°C
Qua 30°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias