Segunda, 27 de Setembro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Anúncio
Saúde Vacinação

Minas quer concluir vacinação de adultos com primeira dose contra Covid-19 ainda neste mês

Até o momento, índice de cobertura vacinal com a primeira dose de pessoas acima de 18 anos é de 84,96%, segundo a SES-MG

14/09/2021 às 15h12 Atualizada em 14/09/2021 às 22h12
Por: Thais Marques
Compartilhe:
De acordo com a SES-MG, o próximo passo é vacinar adolescentes de 12 a 17 anos e também a aplicação da terceira dose nos mineiros. Foto: Sérgio Lima/Poder 360
De acordo com a SES-MG, o próximo passo é vacinar adolescentes de 12 a 17 anos e também a aplicação da terceira dose nos mineiros. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) pretende atingir, ainda neste mês, a meta de imunizar 100% dos adultos acima de 18 anos com a aplicação da vacina contra Covid-19. Até o momento, o índice de cobertura da aplicação da primeira dose chega a 84,96% dos grupos prioritários. De acordo com o Estado, pelo menos 342 cidades informaram a conclusão da vacinação da população adulta com a D1. As informações foram repassadas na manhã desta segunda-feira (13/9) pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

O secretário de Saúde se reuniu com prefeitos na Região Metropolitana de Belo Horizonte a convite da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) e da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), cujos representantes também participaram do evento. O objetivo da reunião foi atualizar os gestores sobre as ações que estão sendo realizadas pelo Estado.

"Vemos que em Minas Gerais está desacelerando a quantidade de óbitos. Era comum termos muito óbitos acima de 100, estamos mantendo sempre abaixo. A média está cada vez menor", afirmou o secretário. 

Minas Gerais tem a menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, locais com o perfil demográfico e epidemiológico mais parecido com o de Minas, segundo a SES-MG. "Estes dados mostram que estamos enfrentando bem a pandemia, obviamente com as ações dos municípios. O cenário do estado é quase uma fotografia da Região Central", afirmou.

Baccheretti apontou que os municípios em Minas, de uma forma geral, estão acatando as orientações do Ministério da Saúde e da SES, respeitando as notas técnicas ao não usar a segunda dose como primeira, o que evita a falta do imunizante como está ocorrendo em outros estados.

Durante o evento, o secretário reforçou junto aos gestores as orientações previstas na deliberação da CIB-SUS/MG nº 3.508, publicada em 3/9/2021, que orienta os municípios sobre a aplicação da terceira dose e imunização de adolescentes de 12 a 17 anos.

As cidades que tenham disponibilidade de doses remanescentes da vacina Pfizer e que já concluíram a vacinação da população com idade igual ou superior a 18 anos de idade poderão avançar para esta nova etapa da campanha. Em São João del-Rei, apesar de já ter sido feito um pré-cadastro da faixa etária de 12 a 17 anos, a Secretaria Municipal de Saúde informou não ter doses suficientes para a ampliação da vacinação para esta faixa etária.

 

Com informações: Agência Minas*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias