Sábado, 16 de Outubro de 2021
22°

Muitas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades DENÚNCIA

São João del-Rei: Após terem sido recolhidos injustamente "por maus tratos", animais tomados por vereadora aparecem mortos no bairro Caieiras

Cachorros retirados de senhor de 54 anos no bairro Bonfim foram levados e abandonados por vereadora e Centro de Apoio aos Animais de São João del-Rei, denunciam vizinhos após invadirem o local e flagrar cenas de abandono, sujeira e animais em cômodo fechado e sem ventilação

23/09/2021 às 17h54 Atualizada em 23/09/2021 às 19h30
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Animais
Animais "resgatados" por Mara Protetora dos Animais (PSC), em cômodo no bairro Caieiras. Foto: Reprodução

Após resgatar animais com suspeitas de maus tratos, no bairro Bonfim, no último sábado (18), a vereadora Mara Protetora dos Animais (PSC) e a responsável pelo Centro de Apoio aos Animais de São João del-Rei, Fabiana Gomes, com o apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente, estão sendo denunciadas por abandonarem os cachorros tomados de senhor de 54 anos,  em outro local insalubre no bairro Caieiras. Infelizmente, ontem (22), após vizinhos invadirem o local devido ao barulho dos animais, descobriram que dois cachorros estavam mortos, um fugiu e o cômodo onde os animais foram encontrados estava sujo, fechado e sem ventilação. Mara e Fabiana estiveram em uma residência no bairro do Bonfim, no último sábado, e acusaram um cuidador de 45 animais de maus tratos e ainda pediram a prisão do senhor de 54 anos com base na Lei Sansão.

O proprietário da casa, Ricardo A. P. Carvalho, foi preso por estar com o quintal sujo, o que a vereadora, Mara Protetora dos Animais, alegou se enquadrar como maus tratos e Lei Sanção. Assim, alguns cachorros foram recolhidos pelo Centro de Apoio aos Animais, junto com a vereadora, e colocados em um cômodo no bairro Caieiras. Porém, após denúncias de vizinhos, de que havia brigas entre os animais, foram encontrados dois cachorros mortos no local que também é insalubre.

Em entrevista ao Mais Vertentes, Ricardo relatou que já criou diversos animais em casa, e que nunca teve problemas com vizinhos por causa disso. Porém, afirmou que a denúncia que terminou nas mortes e sumiço de seus cachorros foi uma atitude mal intencionada de um vizinho, que já assumiu que denunciou Ricardo. 

O responsável pelos animais conta que cuida de cachorros de rua há muito tempo, que gosta de animais e ainda desembolsa cerca de R$950,00 com ração e leite ao mês, e que ainda planeja construir um canil para os animais resgatados. Contudo, Ricardo disse que o policial que atendeu a ocorrência solicitada pelo vizinho, uma semana antes, chegou a dizer que não era necessário a presença do Centro de Apoio aos Animais, pois, nas palavras do policial, “os cachorros estão bem tratados”. 

Após a denúncia do vizinho ao Centro de Apoio aos Animais de São João del-Rei e a vereadora, Ricardo foi preso e levado para o presídio de Resende Costa. Ele nega que tenha maltratado os animais e disse que ficou constrangido com a prisão. O cuidador contou que nunca teve problemas com a polícia e que o caso “sujou” seu nome. “Eu vou provar que lá em casa não têm maus tratos. Pra quem me conhece, sabe que eu não maltrato nenhum bicho. Eu já tive vários animais e nunca maltratei”, afirmou.

Imagens feitas por Mara Nogueira, na casa de Ricardo no bairro Bonfim.
Foto: Reprodução

Entenda o caso

No sábado (18), a Polícia Militar de Meio Ambiente, na companhia da vereadora Mara Nogueira Souto (PSC), popularmente conhecida como "Protetora dos Animais”, e o Centro de Apoio aos Animais, estiveram na casa de Ricardo, que resgata e cuida de animais, há mais de 15 anos, acusando o mesmo por maus tratos.

Ricardo, em entrevista ao Mais Vertentes, relatou que um vizinho chegou a reclamar dos cachorros com ele na semana passada, porém, na sexta-feira (17), o mesmo vizinho retornou a casa para reclamar, desta vez, do mau cheiro. Ricardo afirma que, de fato, havia um mau cheiro, pois havia faltado água em sua rua, e ele não conseguiu limpar o local.

Segundo Ricardo, no sábado (18), ele estava limpando a casa, quando a Polícia Militar de Meio Ambiente chegou, solicitando a presença do Centro de Apoio aos Animais de São João del-Rei. De acordo com Ricardo, a vereadora Mara Souto logo chegou ao local acompanhada da presidente do Centro de animais, Fabiana Gomes, e que invadiram a casa do mesmo e começaram a filmar. O cuidador disse que chegou a discutir com a vereadora e questionou, para o policial, se a vereadora tinha direito de gravar. A polícia orientou que Ricardo entrasse com um processo contra Mara, por uso indevido de imagem. 

Ricardo foi então encaminhado para a delegacia e, na sequência, para o presídio. Segundo ele, a vereadora Mara foi até a delegacia onde “ficou fazendo graça”. Ricardo então conversou com o delegado e recebeu voz de prisão, sendo encaminhado para Resende Costa.

Em entrevista ao Mais Vertentes, a irmã de Ricardo, Dayse L. P. Carvalho, indignada, reforça que o irmão nunca maltratou  os animais. “Ela [Mara] colocou no boletim que foi maus tratos por sujeira. Insalubre. Os cocôs estavam frescos, pois meu irmão não teve como limpar, pois faltou água”, conta a irmã do cuidador.

O resgate seletivo

Dayse ainda afirma que a vereadora, além de rude durante a abordagem, resgatou apenas os animais de raça, deixando os sem raça definida para trás. “Ela me tomou esses cachorros. Não me deixou ficar com eles”, relembra Dayse. 

Como explicação para ter resgatado apenas os animais de raça, a vereadora explicou para Dayse que não tem espaço para colocar todos os animais. Outras testemunhas apontam que Mara, no local, já estava reencaminhando os animais de raça para pessoas interessadas. Ricardo disse que a vizinha afirmou que discutiu com a vereadora ao ouvir Mara negociar a doação de um yorkshire de Ricardo.

Ricardo relembrou que, no passado, Mara chegou a demonstrar interesse nos cachorros de raça que ele resgatava, mas que, na época, ele não aceitou. Posteriormente ele chegou a entregar outros animais, desta vez sem raça definida, para adoção, mas Mara teria recusado os animais.

Local onde os animais foram deixados pela vereadora
e a presidente do Centro de Apoio aos Animais, no bairro Caieiras.
Foto: Reprodução / Vídeo

Animais desprotegidos

Os animais “resgatados” por Mara na casa de Ricardo foram colocados em um cômodo fechado e sem ventilação, no bairro Caieiras. Os vizinhos do local denunciaram briga entre os animais. Ao entrarem no local, foi identificado que uma cadela, que estava prenha, estava morta, com marca de mordida no pescoço, assim como outros três animais, e, do restante, outros três fugiram.

Dayse ainda relatou que o Centro de Apoio aos Animais, representada pela presidente, Fabiana Gomes, esteve na casa de Ricardo, pegou a chave com uma vizinha responsável, soltou os cães, sendo dois pitbulls, que não poderiam estar juntos de outras cachorros, e alimentou os mesmo coma ração que estava no local.

Na foto, a vereadora Mara Nogueira aparece à direita,
acompanhando o recolhimento dos animais mortos, no bairro Caieiras.
Foto: Reprodução / Vídeo

Muito nervosa, Dayse disse que se reuniu com Fabiana, que lhe prometeu devolver a cadela prenha, mas, após imagens do cômodo circularem pelas redes sociais, Dayse relatou que a cadela que Mara teria retirado pessoalmente da dona, estava morta. “A cachorrinha prenha que ela [Mara] tirou do meu colo, tá morta”, contou chorando.

A irmã do cuidador apontou que, desde que o irmão foi detido e encaminhado para o presídio de Resende Costa, ele não teve mais contato com os animais. Ricardo foi liberado na segunda-feira (20) e, desde então, não pode retornar para sua casa. Uma vizinha afirma que há animais mortos na casa, mas Dayse disse que a Zoonoses não permitiu a ida dela até a casa, e afirmou que não há animais sem vida no lugar. “Há uma manipulação. Eu confio na minha vizinha e ela disse que têm animais mortos lá. A Zoonoses não me deixou subir lá e a polícia não me deu apoio”, relatou preocupada.

Sobre o abandono dos animais no cômodo no bairro Caieiras, Ricardo afirma que “aquilo sim é maus tratos”. Ele reconheceu os animais em vídeo como sendo seus e afirmou que um dos cachorros que aparece na foto tem uma dona, uma menina, que “chora muito por causa do cachorro que o avô deu”.

De acordo com ele, os animais de pequeno porte não fariam aquela sujeira que foi mostrada no vídeo, em apenas um dia. “Aquilo não era sujo de um dia não. Aquilo estava sujo desde sábado, que ela deixou”, afirmou.

A devolução dos animais

Nesta quinta-feira (23), o Centro de Apoio aos Animais de São João del-Rei procurou Dayse, afirmando que devolverá para Ricardo os animais resgatados. “Eu não acredito que eles vão devolver não. Como eles vão devolver os cachorros que morreram? E os que sumiram? Os cachorros são como se fossem da família. Ricardo afirmou que a cadela que aparece morta no vídeo, é a mesma que foi tirada das mãos de sua irmã pela vereadora.

Sobre o yorkshire que Mara doou para um conhecido, Ricardo disse que a vereadora alega que o animal está em uma clínica, mas não informou qual. 

O Mais Vertentes tentou falar durante todo o dia com a vereadora, Mara Protetora dos Animais (PSC), que não quis se manifestar. Já Fabiana Gomes, do Centro de Apoio aos Animais, afirmou que foi orientada por advogados a não dar entrevista e que divulgará uma nota explicando o caso.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 13h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias