Sábado, 16 de Outubro de 2021
20°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Religião N.S. das Mercês

Vertentes: Celebrada hoje, Nossa Senhora das Mercês tem duas igrejas em sua homenagem na região

São João del-Rei e Tiradentes e a história da Arquiconfraria das Mercês

24/09/2021 às 14h24 Atualizada em 24/09/2021 às 15h16
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Diocese de SJDR
Foto: Reprodução / Diocese de SJDR

Hoje (24), é celebrado o Dia de Nossa Senhora das Mercês. Em São João del-Rei a festa em honra e glória à Nossa Senhora das Mercês é conhecida por sua tradição de dez dias de festa, entre os dias 15 e 24 de setembro. A novena preserva tradições do barroco e é cantada pela orquestra bi-centenária, Lira Sanjoanense. O Dia Maior da festa conta com inúmeras celebrações, a tradicional missa solene presidida pelo bispo diocesano, além da procissão e fogos em frente a escadaria da igreja.

Na região das Vertentes há duas igrejas em honra à Virgem Maria das Mercês, uma em São João del-Rei e outra em Tiradentes. Outras cidades históricas como Ouro Preto e Mariana também possuem templos para Nossa Senhora das Mercês.

São João del-Rei

A igreja fica em um local privilegiado, situada num dos pontos mais elevados da cidade, para onde se tem acesso através de uma grande escadaria. 

A igreja foi remodelada em 1808, em substituição à primitiva capela de antes de 1751. Depois, em 1877, foi praticamente reconstruída. O Sargento-Mor José Álvares de Oliveira, em "História do Distrito do Rio das Mortes", de 1750 e 1751, já cita a Capela de Nossa Senhora das Mercês entre as existentes na então Vila de São João del-Rei. 

Foto: Internet / Reprodução

A igreja é um dos cartões postais da cidade e possui apenas uma torre, que fica 10 metros afastada da linha da fachada e é ligada ao corpo da igreja através de um estreito corredor. Os altares são obra esculpida pelo artista e famoso compositor barroco oitocentista, Luiz Batista Lopes. A igreja de Nossa Senhora das Mercês, em 1877, durante uma das reformas, teve sua fachada desenhada pelo célebre pintor do teto das igrejas são-joanenses, Venâncio José do Espírito Santo.

Sua inauguração foi um momento tão importante que inspirou o compositor são-joanense, Padre José Maria Xavier, na obra Vésperas Solenes de Nossa Senhora das Mercês.

Foto: Frank Shufelt / Reprodução

Tiradentes

A Capela de Nossa Senhora das Mercês recepciona os viajantes que chegam ao Centro Histórico de Tiradentes, no bucólico Largos das Mercês. A igreja do final do século XVIII, sem data específica, construída em estilo barroco/rococó, esconde na fachada simples um interior com belas pinturas atribuídas a Manoel Victor de Jesus. Ao lado da igreja, há também um cemitério, onde ainda hoje acontecem sepultamentos.

 

 

 

Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês

Festa em Honra e Glória à N.S. das Mercês em SJDR
Foto: Adriano Vianini (2019)

Infelizmente, neste ano não vamos conseguir ver de perto a grandiosa procissão, na qual Nossa Senhora das Mercês, em andor enfeitado de cravos brancos, percorre lentamente e é saudada nas mais importantes ruas do centro histórico. 

Em São João del-Rei essa tradição já dura quase trezentos anos. Tudo começou em 1740, quando foi criada a Irmandade de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos da Vila de São João del-Rei. Tratava-se de uma instituição democrática que, além dos negros escravisados, também acolhia homens brancos - afinal, na sociedade mineradora do século XVIII, era grande o número de brancos que também viviam à margem de tudo e na mais profunda miséria, mas a ordem só se intensificou no início do século XX, com a chegada da congregação para o serviço de saúde no Hospital Nossa Senhora das Mercês.

 

Foto: Adriano Vianini (2019)

O Compromisso da Irmandade, um tipo de estatuto elaborado em 1765, foi aprovado só em 1806 pelo então Príncipe Regente de Portugal, Dom João. Crescendo em importância institucional na estrutura hierárquica da Igreja, assim como na sociedade são-joanense, em 1841 a Irmandade foi elevada à condição de Confraria e, em 1885, elevada à categoria de Arquiconfraria - hoje das mais importantes e respeitadas no ambiente religioso e social de São João del-Rei.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 11h28 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias