Sábado, 16 de Outubro de 2021
20°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Polícia Maus Tratos

São João del-Rei: Após acusação de "maus tratos" e prisão, cuidador recebe de volta apenas parte dos cães levados pelo Centro de Apoio aos Animais

O cuidador, Ricardo Carvalho, ainda busca por três cães levados pelo Centro de Apoio aos Animais, pede ajuda para adquirir ração e inicia doação de alguns animais

27/09/2021 às 16h53
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Duas semanas após ter sido acusado por "maus tratos contra animais", ser preso injustamente e ainda ter seus animais retirados da própria casa, no bairro Bonfim; Ricardo Carvalho, 54 anos, disse que recebeu parte dos cachorros de volta, porém de forma inesperada. O Centro de Apoio aos Animais de São João del-Rei devolveu, na sexta-feira (24), onze cachorros que haviam sido “resgatados” pelo órgão de proteção aos animais e pela vereadora Mara Protetora de Animais (PSC). A devolução de parte dos cachorros ocorreu após denúncias de vizinhos, que tiveram que invadir o local, flagrarem cenas de abandono, sujeira e animais em cômodo fechado e sem ventilação deixados pelo Centro de Apoio e a vereadora.

Porém, na tarde da última sexta-feira, sem aviso prévio, Ricardo conta que foi surpreendido em sua casa, onde estava para limpar e tratar dos animais deixados, com a chegada de Fabiana Gomes, responsável pelo Centro de Apoio aos Animais de SJDR, devolvendo 11 dos 15 animais resgatados. Segundo o boletim de ocorrência registrado pela advogada de Ricardo, Valéria Galhardo da Rocha, que também estava na casa da vítima, a responsável pelo Centro de Apoio alega que não tem condições de cuidar dos animais. 

Ricardo contou ao Mais Vertentes que foram devolvidos “11 dos 15 que elas levaram”, mas o cuidador ainda busca por outros três cães da raça yorkshire, que, segundo ele, não estavam no cômodo do bairro Caieiras [onde os cachorros foram levados] e que, segundo sua irmã, Dayse Carvalho, "foram doados pela vereadora". Vale lembrar que dois animais "resgatados" por Mara e Fabiana foram encontrados mortos. “Queria fazer um apelo. Se alguém souber do paradeiro deles, me falar”, pediu Ricardo ainda muito abalado com toda a situação que viveu nas últimas duas semanas.

De acordo com a irmã de Ricardo, Dayse Carvalho, o irmão está com a saúde e o emocional debilitados e precisa de ajuda com ração para os animais, pois a que foi "devolvida" pela Zoonose, hoje Centro de Apoio aos Animais, "é de baixa qualidade". Dayse também confirmou que Ricardo iniciará a doação de alguns cachorros. "Não estamos desfazendo dos animais", disse Dayse por entender que ela e o irmão não terão condições de seguir cuidando dos mesmos com afinco após todos os acontecimentos.

No Boletim de Ocorrência, a advogada Valéria Galhardo da Rocha afirmou que “Fabiana e Mara fizeram um espetáculo alegando que Ricardo maltratava os cães e as mesmas fizeram pior levando os 15 cães e deixando que dois morressem e dois desaparecessem. Imputaram a Ricardo um crime que elas como protetoras teriam o dever e obrigação de cuidar dos animais e não fizeram”, disse no boletim. Valéria da Rocha ainda concluiu que "Ricardo foi preso por uma acusação que caberia às duas". 

Ajuda

Dayse Carvalho relatou ao Mais Vertentes que, durante o período em que os cães ficaram sob os cuidados do setor de Zoonoses [hoje Centro de Apoio aos Animais], "eles utilizaram todo o estoque de ração que o Ricardo tinha", e repondo com uma ração de qualidade inferior.

"Considerando ainda os gastos que Ricardo Carvalho terá em decorrência das acusações sofridas", explica Dayse, a família está aceitando contribuições e doações de ração. Quem tiver interesse, pode enviar uma mensagem pelo Whatsapp  (32) 999718245, e falar com a Dayse.

Sobre a doação de alguns cães, quem tiver interesse em acolher, a família de Ricardo Carvalho estará à disposição para entregar os animais. Dayse ressalta que só não aceita doação às pessoas interessadas apenas em animais de raça. 

Entenda o caso

Em Boletim de Ocorrência realizado na sexta-feira (24), a advogada Valéria Galhardo da Rocha, afirma que, "após a prisão de seu cliente, os 45 cães passaram a ser de responsabilidade da vereadora, Mara Nogueira Souto (PSC), e da presidente do Centro de Apoio aos Animais, Fabiana Gomes, porém, as responsáveis recolheram apenas 15 animais, todos de pequeno porte e com raça definida". 

Os outros 30 cães, segundo a advogada, foram deixados na residência onde Ricardo mora, fazendo com que o dono não pudesse retornar para lá após sua liberdade, já que havia perdido a guarda dos animais quando foi acusado do crime de maus tratos. A advogada disse que procurou a vereadora Mara no dia (20), solicitando que os 30 animais fossem retirados, para que Ricardo pudesse retornar para sua residência.

No dia 21, vídeos começaram a circular nas redes sociais onde os cachorros tomados de Ricardo estavam abandonados em um cômodo no bairro Caieiras em local insalubre, sendo que dois foram encontrados mortos. Dayse ainda afirmou que o setor de Zoonoses esteve na casa de Ricardo onde os outros 30 cachorros estavam e que "misturaram os animais, causando briga entre os mesmos", disse.

A vereadora Mara Protetora dos Animais (PSC) ainda não se manifestou sobre o ocorrido e recusa a dar entrevistas. Fabiana Gomes disse ter sido instruída por advogados a também não conceder entrevistas e que, em breve, divulgaria uma nota. Até o momento, ambas não falaram sobre as denúncias.

A advogada Valéria Galhardo da Rocha disse que entrará com ação junto ao Ministério Público de Minas Gerais.

A Câmara Municipal de São João del-Rei e a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, responsável pelo Centro de Apoio aos Animais, também não quiseram se manifestar. Veja aqui o posicionamento dos vereadores sobre a denúncia. 

Saiba mais: Após terem sido recolhidos injustamente "por maus tratos", animais tomados por vereadora aparecem mortos no bairro Caieiras

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 11h48 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias