Sábado, 16 de Outubro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Educação Volta às aulas

Prados: Prefeitura opta pelo não retorno às aulas presenciais em 2021

Secretaria Municipal de Educação disse que a decisão foi tomada "devido à logística de transporte" e "para a segurança dos alunos"; Parte da população criticou a decisão e a falta de um plano seguro de retomada das aulas

01/10/2021 às 11h20 Atualizada em 01/10/2021 às 16h02
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Município de Prados. Foto: Reprodução/Portal Prados MG
Município de Prados. Foto: Reprodução/Portal Prados MG

A Prefeitura Municipal de Prados informou nessa quinta-feira (30), que o município não irá retornar às aulas presenciais híbridas neste ano. A decisão não agradou parte da população, que questiona a Prefeitura sobre não ter preparado um plano de retorno seguro às aulas após quase dois anos de pandemia da Covid-19.

A Prefeitura, em nota, disse que "o município de Prados se resguardou por não aderir ao modelo híbrido durante o calendário de 2021 devido à logística de transporte, veiculada à extensa área territorial, visto que o programa Minas Consciente autoriza a ocupação de 50% da capacidade de seus veículos escolares". Ainda em nota, a Prefeitura informou que "as escolas municipais estão em processo de reforma e/ou manutenção para melhor atender seus alunos".

Em entrevista ao Mais Vertentes, a Secretária Municipal de Educação de Prados, Tatiana Capistrano, confirmou que "essa decisão não foi isolada, mas em conjunto com 10 municípios consorciados com a AMVER". "Cada município tem uma demanda diferente. No caso de Prados, a nossa extensão territorial é muito grande, então a logística de transporte fica mais complicada. Hoje, o Minas Consciente permite a capacidade de 50% desses veículos e as nossas escolas encontram-se em reforma e/ou manutenção. Por esse motivo, não voltaremos no momento, para garantir maior segurança para os nossos alunos e seus pais", disse a secretária.

No dia 29 de julho, a Prefeitura de Prados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou nas redes sociais que a entrega dos materiais para os alunos da rede municipal de educação seria feita no dia 02 de agosto, com o anúncio do  "retorno das atividades escolares".

A decisão de não aderir ao ensino híbrido desagradou parte da população pradense, que relatou nas redes sociais que demais atividades já estão permitidas, como clubes, bares e restaurantes e que a "educação teria ficado em segundo plano". "Já vamos para 19 meses de pandemia, inacreditável que não houve tempo de preparar um retorno seguro", disse uma munícipe. Já a outra parte acredita que a decisão tenha sido acertada, visto que não são todos os adolescentes e crianças que estão vacinados contra a Covid-19.

Novo protocolo

O Governo de Minas publicou no dia 10 de setembro a nova versão do protocolo que deve ser seguido pelas escolas mineiras para a manutenção de um retorno seguro às atividades presenciais. O documento foi aprovado durante a reunião do Comitê Extraordinário Covid-19.

A principal alteração ocorreu em relação ao distanciamento praticado nas unidades escolares que passou para 0,9 metros. Estudos demonstram que este distanciamento é viável para a proteção coletiva em ambientes escolares, desde que outras estratégias de prevenção também sejam adotadas. No entanto, nos refeitórios, devido a não utilização de máscaras quando os alunos estão se alimentando, a distância recomendada continua sendo 1,5 metros.

O Comitê Extraordinário Covid-19 considerou também que a situação atual da epidemia permite ampliar a capacidade de lotação dos espaços escolares para 50%. Até o momento, a lotação máxima permitida era de 1/3 em salas de aulas, refeitórios e transportes escolares.

“A experiência até o momento tem demonstrado que o retorno escolar não gera impacto nos indicadores epidemiológicos do Estado. Tanto a taxa de incidência da Covid-19, os índices de hospitalização e número de óbitos no estado estão constantes, mesmo após o retorno escolar ocorrido em julho de 2021”, avalia a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG), Eva Lídia Arcoverde. Clique aqui para acessar o protocolo completo.

Nesta sexta-feira (1º de outubro), o governo de Minas informou que já distribuiu 100% das doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar trabalhadores da Educação. O grupo prioritário "Trabalhadores da educação", definido pelo Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, inclui professores e demais funcionários dos estabelecimentos escolares públicos e privados dos ensinos básico, profissional e superior, credenciados em seus respectivos sistemas educacionais. 

Com informações: Agência Minas*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Prados - MG
Prados - MG
Sobre o município Notícias de Prados - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 11h07 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias