Sábado, 16 de Outubro de 2021
20°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Economia Mudanças Pix

Pix: Limite de transferência à noite passa a valer a partir de hoje. Veja mudanças

Correntista poderá solicitar ampliação do limite com até 24 horas antes da transação.

04/10/2021 às 18h01
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Imagem ilustrativa / Reprodução
Imagem ilustrativa / Reprodução

A partir desta segunda-feira (04), o limite de transferência de valor por meio do Pix será de no máximo R$ 1.000, no horário das 20h às 6h, que poderá ser modificado pelo cliente.

A regra é para transações entre pessoas físicas, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs) e também vale para TEDs, transferências entre contas do mesmo banco e cartões de débito.

Essa é uma das medidas estabelecidas pelo Banco Central (BC) que visa garantir maior segurança na prestação de serviços de pagamento, especialmente por meio do Pix.

Também será permitido realizar a ampliação deste limite. Mas este tipo de mudança não é automática e deve ser solicitada entre 24 e 48 horas antes, justamente para inibir, por exemplo, o roubo de valores em casos de sequestro-relâmpago. Há, ainda, a possibilidade de cadastrar contatos que poderão receber transações por Pix acima de R$ 1.000 a qualquer momento do dia. A alteração também só vale 24 horas após o pedido.

Outra medida que deverá ser anunciada até 16 de novembro é que as instituições serão obrigadas a realizar “registros diários das ocorrências de fraudes ou de tentativas de fraude na prestação de serviços de pagamento, discriminando, inclusive, as medidas corretivas adotadas”.

Em outra frente, as instituições devem avaliar previamente clientes que oferecem oferta de serviços que compensam os pagamentos no mesmo dia em que a transação foi realizada.

Com informações: O Globo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias