Sábado, 16 de Outubro de 2021
20°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Saúde Covid-19

Minas Gerais: Trinta idosos são internados após surto de Covid-19 em asilo em Formiga

Secretário de Saúde diz que medida é preventiva para acompanhar a evolução do quadro clínico; o primeiro caso registrado no asilo foi o de um funcionário e um idoso morreu

07/10/2021 às 09h27 Atualizada em 07/10/2021 às 22h00
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Estado de Minas
Foto: Reprodução / Estado de Minas

Trinta idosos do Lar São Francisco de Assis, em Formiga, no Centro-Oeste de Minas, estão internados após  serem diagnosticados com a Covid-19. O balanço foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, nessa quarta-feira (6). Alguns idosos estão na Santa Casa de Formiga e outros foram transferidos para municípios vizinhos conforme disponibilidade de leitos. 

Parte dos idosos está internado em Arcos, Lagoa da Prata, Campo Belo e Divinópolis. A secretaria não informou se há algum em estado grave, no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Nenhum funcionário precisou de internação.

“A maioria deles está estável e responde bem ao tratamento”, informou o Secretário Municipal de Saúde, Leandro Pimentel, que disse que a internação foi preventiva para acompanhar a evolução do quadro clínico. 

O primeiro caso positivo registrado na instituição foi de um funcionário no dia 16 de setembro, mas o surto só foi notificado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no dia 21 de setembro, após mais funcionários e idosos institucionalizados terem testado positivo para a doença. 

O caso só tornou-se público na semana passada, quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou testagem em massa. Ao todo, desde o início do surto, 35 idosos e nove funcionários foram diagnosticados com a Covid-19 e, infelizmente, um idoso morreu.

A assessoria de comunicação da prefeitura informou que o município atualizará o surto junto a SES-MG, monitorando o local até 42 dias após a data do último positivo.

Medidas

As visitas estão suspensas desde o início da pandemia. Como parte dos funcionários estão afastados, o asilo está contando com o suporte de voluntários. É o primeiro caso de surto da instituição. Até então, apenas um idoso havia sido diagnosticado com a doença em janeiro deste ano. Ao todo, são 75 institucionalizados.

Profissionais de saúde foram cedidos pela prefeitura para prestar assistência direta aos idosos e a Secretaria Municipal de Saúde está atuando com orientações e acompanhamento direto da Vigilância Epidemiológica e Sanitária.  

Com informações: Jornal Estado de Minas

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias