Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Geral Temporal

São João del-Rei: Chuvas fortes na madrugada causam quedas de árvores e Defesa Civil emite alerta

Corpo de Bombeiros registram destelhamento de casas, além de queda de árvores; moradores registram estragos em praça no Alto das Mercês

07/10/2021 às 11h09 Atualizada em 07/10/2021 às 18h45
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem divulgada em grupos de informação. Foto: Autor desconhecido
Imagem divulgada em grupos de informação. Foto: Autor desconhecido

Na madrugada de quarta-feira (06) para quinta-feira (07), por volta das 3hs da manhã, iniciou uma chuva muito forte em São João del-Rei e região das Vertentes, com bastante vendaval e trovoadas. Na manhã de hoje, a Defesa Civil da cidade, junto ao Corpo de Bombeiros, vasculharam o município e registraram quedas de árvores e cheia de córregos. Moradores registram ainda estragos no bairro Alto das Mercês. 

Em entrevista exclusiva ao Mais Vertentes, o Coordenador da Defesa Civil de São João del-Rei, Pedro Henrique Santana Pereira, afirmou que se espantou com o temporal, mas que na cidade houve apenas cheia dos córregos, que não chegaram a afetar nenhuma casa. 

Imagem divulgados em grupos de informação.
Foto: Autor desconhecido

“No córrego do Lenheiro tem bastante sujeira, e mandaremos ofício para a secretaria de obras fazer a limpeza. Cheia também perto da rodoviária, onde desce o córrego Água Limpa, desaguando perto da Vila Nossa Senhora de Fátima”, relata o responsável pela Defesa Civil. “Mas isso é normal por causa da chuva, que foi de maior intensidade. A gente entende que, até amanhã, o fluxo dos rios e córregos voltam ao normal”, concluiu.

Pedro Henrique Santana afirmou que, até o momento da entrevista, apenas havia recebido notícias da queda de algumas árvores e algumas casas que destelharam. Ele relatou que, em contato com o Corpo de Bombeiros, não registrou desabamento de casas ou residências invadidas por enxurradas ou inundações. A Defesa Civil também não foi notificada de mortes ou feridos.

Alguns moradores registram estragos em uma praça recém reformada
no bairro Alto das Mercês.
Foto: Reprodução / Vídeo

Segundo o coordenador, os prejuízos são apenas de muita sujeira e muito lixo, pela cidade. Alguns moradores registram estragos em uma praça, recém reformada, no bairro Alto das Mercês. 

A Defesa Civil aproveitou para lançar o alerta do período chuvoso. A previsão é de muitas chuvas até o final do mês de outubro. “Chuvas de maior intensidade”, reforça Pedro Henrique Santana. 

Com isso, a Defesa Civil alerta a população aos procedimentos de praxe, como evitar transitar nas ruas no período de chuva, por causa de raios e trovões, e até enxurradas. Para as pessoas que moram em áreas de riscos, a recomendação é ficar em alerta e acionar a Defesa Civil sempre que necessário, pelo 32 3379-1513 ou 199, em caso de Chamada de Emergência.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias