Sábado, 16 de Outubro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Saúde Surto de Covid-19

São João del-Rei: Albergue Santo Antônio enfrenta surto de Covid-19; quatro idosos estão internados

Até o momento, 19 casos positivos para Covid-19 foram confirmados e quatro idosos estão internados em acompanhamento

07/10/2021 às 14h55 Atualizada em 08/10/2021 às 10h36
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Mesmo com o surto de casos de Covid-19, instituição afirma que a equipe está unida e se reforçando para cuidar dos idosos. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mesmo com o surto de casos de Covid-19, instituição afirma que a equipe está unida e se reforçando para cuidar dos idosos. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Albergue Santo Antônio, caso de apoio ao idoso de São João del-Rei, está enfrentando um surto de casos de Covid-19. Até o momento, 19 casos positivos foram confirmados, sendo dois funcionários, e quatro estão internados. Há cerca de duas semanas, houve casos positivos confirmados na Casa das Irmãs Carmelitas, ao lado do Albergue Santo Antônio, onde infelizmente duas irmãs faleceram por complicações do vírus. As informações foram confirmadas ao Mais Vertentes nesta quinta-feira (07), pela instituição e pelo setor de Epidemiologia.

Quatro dos idosos que testaram positivos estão internados, sendo que dois destes testaram negativo. Porém, segundo o setor de Epidemiologia, o médico que está acompanhando os idosos, internou os pacientes para observação após realizar exame Raio-X e constatar sintomas da Covid-19, onde o setor acredita que sejam casos de "falso negativo".

Em entrevista ao Mais Vertentes, Irmã Cristina, que é provedora do Albergue Santo Antônio, informou que a instituição está enfrentando o surto há cerca de uma semana e também relatou que, antes disso, as Irmãs Carmelitas, que residem na Casa das Irmãs, ao lado do Albergue, testaram positivo para a doença. Infelizmente, duas irmãs, uma de 87 e 94 anos, faleceram com resultado positivo para a Covid-19. "O Albergue está fechado para visitas desde o início da pandemia. Nós fomos a primeira instituição a fechar e estamos seguindo todos os protocolos necessários para que isso não acontecesse, mas aconteceu", diz a Irmã.

Segundo Irmã Cristina, cerca de 50 funcionários trabalham na instituição e os funcionários que testaram positivo para o vírus foram afastados. "Qualquer pessoa pode pegar, já vimos tudo o que aconteceu no mundo. A população tem um carinho muito grande pelo Albergue e entendemos que a mesma esteja curiosa para saber o que está acontecendo. Nossa equipe é muito unida e nós estamos nos reforçando para que essa fase passe o mais rápido possível. Os pacientes confirmados vão cumprir a quarentena de 14 dias, mesmo a recomendação sendo de 10 dias. Nós optamos por fazer a quarentena de 14 dias para evitar qualquer problema", finalizou a irmã.

A superintendente de serviços e programas em saúde de São João del-Rei, Michele Caroline do Nascimento, confirmou que a Secretaria de Saúde está ciente do caso desde segunda-feira (04), e que está fazendo o acompanhamento dos idosos. "Nós já disponibilizamos os testes, a Secretaria deu a assistência e estivemos lá, sem nos aproximar dos idosos. Eles (os idosos), estão isolados e estão bem", destaca a superintendente. Ontem (quinta-feira) foram internados mais dois".

Michele Nascimento também confirmou que há cerca de duas semanas, houve casos positivos confirmados na Casa das Irmãs Carmelitas, onde mora Irmã Cristina, que é a responsável pelo Albergue. "A Casa é independente do Albergue, porém nós recebemos relatos de que há funcionários que, de folga (do Albergue) prestam serviços na Casa das Irmãs. Na Casa, quatro irmãs e dois funcionários testaram positivo. Nós achamos que o contágio pode ter acontecido neste momento, sendo alguém que estava assintomático acabou levando para o Albergue, infelizmente", relata.

Os idosos já haviam sido vacinados contra a Covid-19, muitos deles com a terceira dose e alguns apresentam registros de comorbidades. Contudo, é importante ressaltar que, mesmo com a vacinação, é necessário dar continuidade ao cumprimento dos protocolos sanitários prevenção à Covid-19. "Na medida do possível, eles estão bem e nós estamos acompanhando eles no Albergue. São pessoas bem idosas, muitos deles são frágeis e, mesmo não sendo acamados, muitos são dependentes e apresentam comorbidades".

Surto também em Lar de Idosos em Formigas

Trinta idosos do Lar São Francisco de Assis, em Formiga, no Centro-Oeste de Minas, também estão internados após serem diagnosticados com a Covid-19. O balanço foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde, nessa quarta-feira (6). Alguns idosos estão na Santa Casa de Formiga e outros foram transferidos para municípios vizinhos conforme disponibilidade de leitos. 

O primeiro caso positivo registrado na instituição foi de um funcionário no dia 16 de setembro, mas o surto só foi notificado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no dia 21 de setembro, após mais funcionários e idosos institucionalizados terem testado positivo para a doença. 

O caso só tornou-se público na semana passada, quando a Secretaria Municipal de Saúde realizou testagem em massa. Ao todo, desde o início do surto, 35 idosos e nove funcionários foram diagnosticados com a Covid-19 e, infelizmente, um idoso morreu. Leia mais aqui!

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 12h29 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias