Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Saúde 3 Anos Quebrado

São João del-Rei: Mamógrafo quebrado vira símbolo da Campanha do Outubro Rosa no município

Responsável pela Saúde da Mulher na cidade explica o motivo do mamógrafo parado e o que será feito

08/10/2021 às 13h13 Atualizada em 08/10/2021 às 14h41
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

No mês de Outubro acontece a campanha internacional de prevenção ao câncer de mama, conhecido no Brasil como Outubro Rosa. A campanha anual é realizada mundialmente com o objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Mas em São João del-Rei, o Outubro Rosa “comemora” mais um ano, o terceiro  consecutivo, em que o mamógrafo do Centro Viva Vida está quebrado. 

O mamógrafo é o aparelho responsável pela realização da mamografia, que é um tipo de raio-x que comprime a mama e gera imagens de alta qualidade capazes de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama. 

Na reunião ordinária da Câmara de São João del-Rei, no dia 05 de outubro, o vereador Igor Sandim (Podemos), relembrou o fato do mamógrafo do Centro Viva Vida estar parado por mais um ano. “Nós temos que fazer a prevenção do câncer de mama das mulheres. E aqui em São João não está acontecendo isso. Um ano o mamógrafo lá no Viva Vida está estragado”, ressaltou o vereador.

"É vexatório o que está acontecendo dentro de São João del-Rei. Tem dinheiro para asfalto, tem dinheiro pra colocar essas pedrinhas, que nunca acaba. E o nosso mamógrafo?”, perguntou Sandim. De acordo com o vereador, as mulheres que têm condições financeiras procuram por exames particulares, mas as que dependem dos serviços públicos estão com os exames atrasados.

Igor Sandim ainda afirmou que o problema se arrasta desde quando a pasta da Saúde, em São João del-Rei, era gerida por José Marcos de Andrade. O vereador solicitou explicações da administração municipal sobre a entrega do mamógrafo. Além disso, Igor Sandim afirmou ter esperanças de que o atual secretário de Saúde, Renê Marcos Fernandes, “resolva esse problema o mais rápido possível”.

De acordo com dados levantados pelo vereador, um mamógrafo realiza 30 mamografias por dia. Se levarmos em consideração os 3 anos que a cidade está com o mamógrafo parado, são mais de 32 mil exames que não foram feitos. “Nós estamos no Outubro Rosa, e vai comemorar o que em São João?”, conclui a fala do vereador.

Em resposta ao vereador Igor Sandim, o presidente da Câmara, Stefanio Pires (PSL), informou que já está em contato com o secretário de Saúde. Segundo Pires, o secretário iria usar uma verba enviada por deputados para os exames de mamografia, para compensar as perdas causadas pelo mamógrafo quebrado. Stefânio Pires também solicitou a presença de René Marcos no plenário para explicar como serão utilizados os recursos vindo dos deputados para a área da saúde.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

O Mais Vertentes procurou o secretário de Saúde, Renê Marcos Fernandes, mas o responsável pela pasta está afastado por licença paternidade. A responsável pela Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de SJDR, Patrícia Alves Torga, informou que “todas as Unidades de Saúde do Município desenvolvem atividades relacionadas à campanha de prevenção ao câncer de mama,  utilizando banners, enfeites, vídeos educativos em salas de espera, busca ativa nas áreas de cobertura de ESF, como forma de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção” 

Devido a pandemia, Patrícia Torga afirmou que neste ano, por causa das restrições, serão realizadas somente as atividades permitidas nos protocolos sanitários.

De acordo com ela, de fato, o mamógrafo não está funcionando. “No decorrer do ano tivemos vários problemas no mamógrafo, no digitalizador de imagens e no ar condicionado da sala de mamografia. A manutenção corretiva do mamógrafo já foi realizada e a do  digitalizador depende de uma única empresa que representa a multinacional fabricante”, contou Torga, que disse que não consegue estabelecer uma previsão de quando esse atendimento será retornado.

Patrícia Torga afirmou que o pedido de urgência já foi feito. “O ar condicionado já foi comprado e aguarda instalação pela empresa e demandou um tempo maior de aquisição, considerando suas especificações de capacidade para atender a temperatura necessária ao funcionamento dos equipamentos”, contou.

Sobre o serviço ofertado no Centro Viva Vida, Patrícia Torga afirmou que a Secretaria de Saúde está adotando todas as medidas necessárias para o retorno da atividade do mamógrafo no Viva Vida e para garantir o acesso das mulheres aos exames, “não só no mês de Outubro”.

Considerando os problemas recorrentes do equipamento, Patrícia Torga afirma que “foi feito um processo de aquisição do serviço de mamografia e cujo prestador de serviço será a Santa Casa de Misericórdia''. De acordo com ela, o processo já foi homologado e estão sendo feitos os ajustes de agenda e fluxo de atendimento entre o Viva Vida e a Santa Casa, “para iniciar os encaminhamentos,  de forma que nenhuma mulher fique sem realizar o exame”. 

Sobre os três anos em que o mamógrafo esteve parado, Patrícia Torga afirmou que “durante o período, todas as mamografias consideradas de risco pelo médico e que têm prioridade de atendimento foram encaminhadas pelas Unidades de Saúde à Secretaria de Saúde, onde foram autorizadas para serem realizadas na Santa Casa de Misericórdia de São João Del Rei”. 

Entenda o caso

Em outubro de 2019, o Mais Vertentes publicou uma matéria sobre a dificuldade das mulheres são-joanenses para realizar o exame de mamografia no Centro Viva Vida, e o motivo é que o mamógrafo estava desativado por falta de peças.

Procurado, o secretário de Saúde do município na época, José Marcos Ferreira de Andrade, disse que as peças para o conserto do equipamento já haviam sido compradas, mas que o mamógrafo só estaria funcionando normalmente no final do mês. Confira a matéria completa aqui.

Quase um ano depois, em setembro de 2020, o Mais Vertentes voltou a receber reclamações de dificuldade em encontrar exames de mamografia no Viva Vida e que a situação continuava a mesma do ano anterior. 

Voltamos a procurar o secretário de Saúde, que ainda era José Marcos de Andrade, que afirmou que um técnico especializado de São Paulo estaria vindo para a cidade para solucionar o problema. Na época, o secretário ainda afirmou que estava fazendo todo esforço para que o mamógrafo fosse consertado antes do Outubro Rosa. Confira a matéria completa aqui

Bom, todo o esforço não foi suficiente, pois neste mês de outubro de 2021, completasse três anos que o mamógrafo está parado. 

Cidades vizinhas

Enquanto São João del-Rei passa por mais um ano de problemas envolvendo exames de prevenção ao câncer de mama, em Barbacena a situação é bem diferente. Diversas instituições realizam ações para conscientizar e engajar as pessoas na campanha do Outubro Rosa.

O Hospital Ibiapaba Cebams, referência em oncologia no município de Barbacena e região há quase 30 anos, é credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de quimioterapias, além de tratamento humanizado com equipe multidisciplinar. 

Por isso, até o dia 31 do mês, além da fachada do hospital estar decorada com bandeiras cor de rosa, a instituição preparou uma programação especial para ressaltar a importância da prevenção.

Confira a programação e faça as inscrições através do site www.ibiapaba.com.br. 

Casos em 2020 

No último ano, segundo estatísticas do Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Ibiapaba Cebams (RHC), foram 58 novos casos de câncer de mama atendidos na instituição registrados na região. Isso correspondeu a 9% dos diagnósticos feitos. Já em homens – o câncer de mama pode ocorrer, porém é raro – foi atendido apenas um novo caso.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias