Sábado, 16 de Outubro de 2021
22°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Política CPI dos Alimentos

São João del-Rei: Justiça determina retirada de Weriton Andrade (PSL) da CPI dos Alimentos

Justiça condena Câmara e retira filho do prefeito da Comissão da CPI que investiga irregularidades na Assistência Social do município

09/10/2021 às 10h42
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em mais um capítulo do vai e vem entre a Câmara Municipal de São João del-Rei e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um juiz da Comarca de São João del-Rei bateu mais uma vez o martelo e, após considerar mandado de segurança de 5 vereadores, determinou a retirada do vereador Weriton de Andrade (PSL) da Comissão de Inquérito Parlamentar, a “CPI dos Alimentos Vencidos”.

Após um mandado de segurança impetrado por Lívia Guimarães (PT), Rogério Bosco (PT), Fabiano Pinto (DEM), Igor Sandim (Podemos) e Professor Leonardo (PSDB), o juiz, Dr. Armando Barreto Marra, determinou que o presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), retire o vereador Weriton de Andrade, também filho do prefeito, da composição da Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar as irregularidades encontradas na Secretaria de Assistência Social, comandada pela madrasta do vereador.

O Mais Vertentes ainda não teve acesso a decisão do MPMG, mas vereadores da oposição já comemoram nas redes sociais. Segundo o regimento interno da Assembleia Legislativa estadual, a participação do vereador Weriton na CPI é ilegal, já que ele é um dos membros da mesa da Câmara. O que deve ter sido levado em consideração pelo juiz.

Vale lembrar que o Regimento Interno da ALMG aponta que nenhum dos membros efetivos da mesa da Câmara pode participar de Comissão Especial, Permanente ou de Inquérito.

Agora, para que a CPI comece a apurar supostas irregularidades dos Alimentos Vencidos na Assistência Social de São João del-Rei, o presidente da casa, Stefânio Pires, precisa nomear um vereador apto para assumir a Comissão, que seria o vereador Igor Sandim. Porém, Stefanio vem se recusando a nomear o vereador, já que Igor Sandim é opositor do prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL), mesmo sendo o único nomeado como liderança do próprio partido dentro dos prazos legais estabelecidos pelo Legislativo.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 12h29 - Fonte: ClimaTempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias