Sábado, 16 de Outubro de 2021
20°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Educação Volta às aulas

Apenas seis municípios da região já confirmaram o retorno das aulas presenciais ainda em 2021

Dos 19 municípios associados à AMVER, somente Barroso, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Resende Costa, São João del-Rei e São Tiago retornaram ou irão retornar as atividades presenciais ainda em 2021

11/10/2021 às 15h28 Atualizada em 12/10/2021 às 12h32
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Governo Federal (Gov.br)
Foto: Reprodução/Governo Federal (Gov.br)

Dentre os 19 municípios da região associados a AMVER, apenas seis já confirmaram o retorno das aulas presenciais no modelo híbrido, ou seja, atividades presenciais e online, na rede municipal de ensino ainda em 2021. Na última sexta-feira (08), o Governo de Minas reformulou o protocolo sanitário para o retorno presencial às salas de aula, autorizando 100% da capacidade nos espaços de ensino.

A AMVER possui 19 municípios associados, sendo: Alfredo Vasconcelos, Barroso, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei e São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.

No dia 23 de setembro houve uma uma assembleia entre os representantes de cada município para decidirem sobre a adoção ou não do modelo híbrido de ensino, ou seja, atividades presenciais e online nas escolas. De acordo com a assessoria de comunicação da AMVER, não houve uma decisão conjunta sobre a adoção do modelo híbrido. “Cada prefeito só expôs a realidade do seu município (logística de transporte, de território rural) e cada um viu, individualmente, as condições que tinha e por isso, umas [cidades] voltaram e outras não”, informou a ascom.

Dentre os municípios associados, Barroso, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Resende Costa e São Tiago retornaram ou ainda irão retornar às atividades presenciais. Carrancas, Itutinga, Lagoa Dourada e Prados já optaram pelo não retorno e, de acordo com a AMVER, os demais municípios ainda estão em discussão sobre o retorno ou não das atividades escolares presenciais. São João del-Rei retomou as atividades presenciais na rede estadual, mas a rede municipal irá retornar apenas em 2022.

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, a Prefeitura de Prados optou pelo não retorno das atividades presenciais e informou que a decisão é “devido à logística de transporte, vinculada à extensa área territorial, visto que o programa Minas Consciente autoriza a ocupação de 50% da capacidade de seus veículos escolares”. 

Na última sexta-feira (08), o Governo de Minas publicou a 5ª versão do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais. A principal modificação é o aumento para 100%, da capacidade nas salas de aula, espaços de ensino e também no transporte escolar. Leia mais informações aqui.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Sobre o município Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 11h48 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias