Sábado, 16 de Outubro de 2021
20°

Pancada de chuva

São João del Rei - MG

Cultura Feira Literária

2ª FLITI: Paula Pimenta fala sobre incentivo e o acesso à leitura entre jovens e adolescentes carentes

Em entrevista exclusiva ao Mais Vertentes, uma das homenageadas da FLITI de Tiradentes, Paula Pimenta se diz apaixonada pela literatura desde a infância e relata como incentiva jovens e adolescentes a praticar a leitura

13/10/2021 às 10h06 Atualizada em 13/10/2021 às 20h52
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Paula Pimenta
Foto: Divulgação/Paula Pimenta

A segunda edição da Feira Literária de Tiradentes terá início nesta quinta-feira (14). Nesta edição, o evento será realizado com o intuito de incentivar a leitura e a democratização do acesso aos livros, com a presença de autores, além de lançamentos e atividades para todas as idades. A segunda edição da FLITI terá como homenageados a escritora Paula Pimenta e o ilustrador Roger Mello, que participarão presencialmente do evento, junto com outros 50 convidados.  

Em entrevista exclusiva ao Mais Vertentes, a escritora Paula Pimenta, nascida em Belo Horizonte e autora do livro de poemas "Confissões", e do best-seller "Fazendo Meu Filme", disse que a sua paixão pela escrita começou na infância. "Minha mãe sempre leu muito pra mim e quando eu aprendi a ler, saí lendo de tudo de forma bem natural, pois quem lê muito também escreve muito", comentou Paula.

A escritora também contou que buscou na faculdade de Jornalismo profissionalizar seu amor pela escrita. "Foi no jornalismo que eu percebi que queria contar histórias e não escrever textos imparcialmente. Meus professores na faculdade falavam que meus textos eram crônicas e questionavam sobre o formato jornalístico, e foi aí que eu vi que realmente eu queria escrever sobre literatura", revelou.

Seguindo sua paixão, Paula lançou seu livro Poemas e também foi cronista em um site especializado. Além disso, a escritora também escreveu o roteiro de seu filme, baseado em seu best-seller Fazendo Meu Filme, lançado em 2008. "Eu fui para Londres fazer um curso de escrita criativa e lá eu tive concentração o suficiente para escrever o meu primeiro romance no qual aprendi o caminho. Depois disso veio muito mais, então eu descobri que desejo escrever romances para sempre".

Em relação ao público adolescente, principal apreciador de suas obras, Paula diz que na verdade "os adolescentes a escolheram". "Eu escrevi o Fazendo Meu Filme baseado na minha própria adolescência e achei que as minhas amigas, as pessoas da minha idade iriam gostar, pois estariam lembrando da nossa adolescência, mas eu acabei atingindo os adolescentes de hoje. Eu descobri que a moda muda, a trilha sonora muda, mas a fase é igual em qualquer geração. Coisas que eu vivi há muitos anos ainda conquistam essa geração de hoje, pois as descobertas e os sentimentos são sempre os mesmos", relatou.

Sendo uma das homenageadas da segunda edição da FLIT, Paula comenta que está emocionada pois vê a homenagem como um reconhecimento ao seu trabalho. "Ser homenageada numa Feira de Livros é o reconhecimento maior que um autor pode desejar. Significa que as pessoas gostam tanto dos seus livros ao ponto de receber essa homenagem pelo que você faz. Eu faço isso com tanto amor, pois eu escrevo desde pequena, sou apaixonada, e quero fazer isso a vida inteira. Então receber essa homenagem é extremamente gratificante".

Paula revelou que também é apaixonada por Tiradentes e que houve uma fase da sua vida onde frequentou a cidade. "Conheço demais a cidade e tenho um carinho muito especial. Realmente estou emocionada e não vejo a hora de chegar o dia da minha apresentação", conta Paula. 

Sobre o incentivo à leitura, a escritora diz que acha extremamente importante que seja mais viável para as populações carentes o acesso aos livros. "Eu recebo muitos emails de professores e diretores de escolas públicas, principalmente de cidades do interior, perguntando se tenho como disponibilizar meus livros, pois os alunos gostam de ler e falam que não recebem incentivo. E isso acontece demais, então acho muito legal os próprios professores estarem tomando a iniciativa. Quando eu recebo os emails, leio com atenção e encaminho para a minha editora, onde enviamos os meus livros e também outros. Cada um tem que fazer a sua parte, não podemos ficar esperando os governos, ou o que for. Dessa forma, a gente acaba fazendo esse incentivo por nós mesmos, independente de quem a gente possa contar".

"Dos livros para as telas", bate-papo com Paula Pimenta acontece no dia 16 de outubro às 16 horas, na Arena Literária da FLITI.

A FLITI terá início nesta quinta-feira (14) e a estrutura central da Feira será no Santíssimo Resort, onde serão instalados 15 stands de editorias e uma Área Literária, que contará com lançamentos de livros, o encontro com os autores homenageados, oficinas, palestras e apresentações culturais. A Feira também terá programação no Largo das Mercês, com o ônibus-biblioteca e também no Jardim do Museu da Liturgia, que receberá uma Roda Illustrada.

Confira mais informações aqui.

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tiradentes - MG
Tiradentes - MG
Sobre o município Notícias de Tiradentes - MG
São João del Rei - MG Atualizado às 11h28 - Fonte: ClimaTempo
20°
Pancada de chuva

Mín. 17° Máx. 24°

Dom 21°C 14°C
Seg 19°C 13°C
Ter 17°C 12°C
Qua 18°C 11°C
Qui 23°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias