Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Nossa Gente Nomeação

Prados: Padre Dirceu é nomeado Bispo da Igreja Católica

Conhecido e respeitado na região, Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros, natural de Barroso, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Camaçari, na Bahia

27/10/2021 às 10h12 Atualizada em 27/10/2021 às 10h20
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Conhecido e respeitado na região, ex-pároco de Prados e natural de Barroso, Padre Dirceu é nomeado Bispo pela Igreja Católica. Foto: Reprodução/CNBB
Conhecido e respeitado na região, ex-pároco de Prados e natural de Barroso, Padre Dirceu é nomeado Bispo pela Igreja Católica. Foto: Reprodução/CNBB

O Papa Francisco acolheu nesta quarta-feira (27) o pedido de renúncia apresentado por Dom João Carlos Petrini ao governo pastoral da Diocese de Camaçari (BA), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Petrini o ex-pároco de Prados, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, atual subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Presidência da CNBB saudou o novo bispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito.

Padre Dirceu de Oliveira Medeiros ficou 15 anos à frente da Paróquia de Prados, onde ele abraçou e foi abraçado pela comunidade. Nascido em 28 de março de 1973, em Barroso (MG), filho de Paulo Garcia de Medeiros e Manoela de Oliveira Medeiros, cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Francisco Antônio Pires, na cidade natal.

Ingressou em 1995 no Seminário São Tiago, da diocese de São João del-Rei, situado em Juiz de Fora (MG). Cursou filosofia de 1995 a 1997 no Instituto Teológico Arquidiocesano Santo Antônio. Possui Licenciatura Plena em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cursou Teologia de 1998 a 2001, também em Juiz de Fora, e possui o título de Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Foi ordenado diácono em 28 de julho de 2001 na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar em São João del-Rei e presbítero em 15 de dezembro do mesmo ano, na Paróquia de Sant’Ana do Barroso. Em 2015 participou, no Convento do Ecce Homo, em Jerusalém, do curso de aprofundamento bíblico e arqueologia bíblica promovido pelos filhos e filhas da Congregação de Sion. Lecionou nos cursos de Teologia para Leigos na diocese de São João del-Rei e no Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora.

Em nota divulgada nesta quarta (27), a CNBB enviou felicitações ao Monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros pela sua nomeação como Bispo.

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) envia felicitações pela sua nomeação como novo bispo da diocese de Camaçari (BA). Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos um trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões de 2021, celebrado no último domingo 24 de outubro.

“Quando experimentamos a força do amor de Deus, quando reconhecemos a sua presença de Pai na nossa vida pessoal e comunitária, não podemos deixar de anunciar e partilhar o que vimos e ouvimos”.

O Santo Padre ressalta ainda que a humanidade de Jesus revelada a nós no mistério da Encarnação, no seu Evangelho e na sua Páscoa mostram-nos até que ponto Deus ama a nossa humanidade e assume as nossas alegrias e sofrimentos, os nossos anseios e angústias.

“Tudo, em Cristo, nos lembra que o mundo em que vivemos e a sua necessidade de redenção não Lhe são estranhos e também nos chama a sentirmo-nos parte ativa desta missão: ‘Ide às saídas dos caminhos e convidai todos quantos encontrardes’ (cf. Mt 22, 9). Ninguém é estranho, ninguém pode sentir-se estranho ou afastado deste amor de compaixão.”

Desejamos que seu ministério como bispo da diocese de Camaçari seja profícuo em bênçãos e frutos!”.

 

Com informações: Prados Online*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias