Sábado, 27 de Novembro de 2021
17°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Teatro

São João del-Rei: Grupo de teatro apresenta peça online no palco no Teatro Municipal

Companhia formada em São João Del Rei, Afoita Teatro, comemora 5 anos de grupo e ganha formato audiovisual inédito para celebração do aniversário

27/10/2021 às 14h55 Atualizada em 29/10/2021 às 14h51
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Foto: Divulgação / Afoita Teatro
Foto: Divulgação / Afoita Teatro

Para comemorar cinco anos de fundação da companhia, a Afoita Teatro realiza uma temporada online  no seu canal do youtube do espetáculo “Morada”, entre os dias 22 e 31 de outubro, de sexta a domingo, com sessões gratuitas, trazendo como temática o universo das relações familiares. 

Em “morada”, a história da peça apresentada ao público propõe a liberdade de se pensar outras configurações para a composição familiar. É um espetáculo que suscita empatia em todos os espectadores logo no início, quando, dentro de um quadrado-cômodo, com música sendo executada ao vivo, atrizes e atores elegem interlocutores na plateia e travam um diálogo direto, um convite para a conversa. No elenco estão Alessandra Silva, Kaike Barto, Natália Vargas, Priscila Natany e Roger Xavier, e a direção é de Marcos Fonseca .

Com o formato online, o diálogo direto com o público precisou se adaptar. O grupo retornou ao processo criativo, criando mudanças na dramaturgia, agora mediada pela tela. Referências do cinema ganharam a cena, como o trabalho de fotografia e enquadramento, sem perder a essência teatral. Inclusive o teatro está fisicamente presente no vídeo, sendo revelado em momentos do novo trabalho, que foi gravado no Teatro Municipal de São João Del Rei, lugar também de estreia da peça em 2017.

Confira o teaser:

A estrutura dramatúrgica fragmentada, em torno de um mesmo tema, a família, remonta diversos graus de parentescos e oferece espaços para ser preenchido por cada pessoa que assistir à temporada em casa, com suas questões, sentimentos e lembranças. Para o elenco, o processo foi um modo de aprofundar pesquisas em elementos naturalistas presentes no espetáculo, e também de experimentar novas possibilidades de atuação para a câmera.

Vale lembrar que a comemoração tem patrocínio do Programa Trilha Cultural do BDMG Cultural. A temporada online gratuita do espetáculo “morada” vai até o dia 31 de outubro, no canal do YouTube da Afoita Teatro, às sextas e sábados às 19h, e no domingo às 18h, para o público acima de 16 anos. Confira mais informações em https://www.instagram.com/afoitateatro/  

Elenco do grupo Afroita Teatro. Foto: Divulgação

Sobre Afoita Teatro

Criada em 2016, a AFO!TA Teatro é formada por um grupo de atores mineiros. Cada integrante reúne em suas trajetórias individuais anos de experiências múltiplas e, juntos, desenvolvem um projeto de teatro ancorado na investigação de uma forma de criação coletiva e dramaturgia autoral. Estrearam o espetáculo “morada” no 1º FEST Barroso e participaram de festivais como o 30º Inverno Cultural da UFSJ, 7ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas,  Festival de Teatro de Araguari – MG, Programação de Artes Cênicas da FUNARTE –  Belo Horizonte, Temporada de espetáculos do Espaço Rotunda – Barbacena/MG.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias