Quinta, 20 de Janeiro de 2022
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Nelson Freire

São João del-Rei foi palco de um dos maiores pianistas do mundo, Nelson Freire

Pianista Nelson Freire se apresentou no Teatro Municipal de São João del-Rei aos 5 anos de idade, em 1952, e retornou em 2012 para comemorar seus 62 anos de carreira.

02/11/2021 às 14h24 Atualizada em 02/11/2021 às 15h06
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Nelson Freire retorna 62 anos depois, ao palco do Teatro Municipal de São João del Rei, onde fez sua primeira apresentação pública. Foto: Vídeo de João Paulo Guimarães / junho de 2012
Nelson Freire retorna 62 anos depois, ao palco do Teatro Municipal de São João del Rei, onde fez sua primeira apresentação pública. Foto: Vídeo de João Paulo Guimarães / junho de 2012

Faleceu nesta segunda-feira (1), o pianista Nelson Freire, aos 77 anos, após uma queda acidental dentro da residência onde morava, no Rio de Janeiro.

Natural de Boa Esperança, Minas Gerais, Nelson Freire foi considerado um dos maiores pianistas do mundo. Fez o seu primeiro recital aos 5 anos de idade no Teatro Municipal de São João Del Rei, em 1952. O talento de Nelson Freire correu o mundo e foi consagrado pela crítica europeia. Ao longo de sua vida, se tornou um dos principais intérpretes de Beethoven e Chopin.

O pianista Nelson Freire tem vaga lembrança do dia em que, aos 5 anos, fez a primeira apresentação pública num grande teatro. O concerto inaugural em que tocou pout-pour-ri de obras brasileiras foi em 1952, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes. "A grande preocupação de meus pais era de que eu não dormisse, pois o recital era tarde, às 21h. Tentei dormir à tarde e não consegui, mas no fim deu tudo certo. Também resolveram doar todo o dinheiro para não parecer que estavam recebendo às custas de criança", conta Nelson Freire ao jornal Estado de Minas Gerais, em 2012, ano que se preparava para retornar ao Teatro Municipal de São João del-Rei para comemorar seus 62 anos de carreira.

Nelson Freire retomou ao Teatro Municipal de São João del-Rei em junho de 2012, em evento de gala, que comemorou seus 62 anos após a primeira apresentação no mesmo teatro.

Em seguida, Nelson também fez uma pequena turnê pelas cidades de Cambuquira, Lavras e Boa Esperança, terra natal do artista, antes de se mudar para o Rio de Janeiro, onde foi estudar piano. 

Em 2006, Nelson Freire também participou de um concerto na Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes.

Prodígio

Nelson Freire morre após queda acidental em residência.
Foto: Reprodução / internet

Mineiro de Boa Esperança, desde Pequeno Nelson Freire demonstrou excepcional talento para a música. Depois da estreia em São João del-Rei, passou a ser acompanhado por grandes mestras, que o encaminharam na música: Nise Obino e Lúcia Branco. Aos 12 anos, interpretando o concerto Imperador, de Beethoven, foi premiado no 1º Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro, de cuja comissão julgadora participavam Guiomar de Novaes, Marguerite Long e Lili Kraus. O prêmio lhe valeu bolsa de estudos do governo brasileiro para prosseguir a formação musical em Viena, sob orientação de Bruno Seidlhofer. Assim iniciou uma carreira internacional de sucesso. 

A estreia na academia de Música de Viena, aos 15 anos, foi interpretando a Sonata em fá sustenido menor, de Brahms. Durante os 60 anos dedicados ao instrumento, passou pelas melhores salas de concerto internacionais, se apresentou em mais de 50 países tocando com regentes ilustres, como Colín Davís, Pierre Boulez, Riccardo Chailly, Charles Dutoit, Valery Gergiev, Eugen Iochum e David Zimano Entre as orquestras com as quais colaborou destacam-se a filarmônicas de Berlim, Munique e Roterdã. Tem tocado regularmente nas mais importantes salas de música. O duo com a pianista argentina Martha Argerich também tem tido grande repercussão do meio, com apresentações no Japão, Argentina, Europa e Estados Unidos.

O corpo de Nelson Freire será enterrado em Boa Esperança (MG), terra natal do músico e onde fica o mausoléu da família.

Assista aqui a apresentação de Nelson Freire no Teatro Municipal de São João del-Rei, em junho de 2012.
Vídeo: João Paulo Guimarães / YouTube

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias