Domingo, 28 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Patrimônio Histórico

Entre Rios de Minas: Escritor lança livro que enaltece os 307 anos de história do município nesta quarta-feira (10)

“De Bromado a Entre Rios de Minas… Sua arte… Sua história”, do autor e pesquisador Elson de Oliveira Resende, é um registro e celebração do patrimônio histórico e cultura entrerriana

10/11/2021 às 12h31
Por: Thais Marques
Compartilhe:
De acordo com o pesquisador e escritor Elson Resende, a obra registra e enaltece o patrimônio sócio-cultural e a história de Entre Rios de Minas. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Entre Rios
De acordo com o pesquisador e escritor Elson Resende, a obra registra e enaltece o patrimônio sócio-cultural e a história de Entre Rios de Minas. Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Entre Rios

O escritor e pesquisador entrerriano Elson de Oliveira Resende irá lançar nesta quarta-feira (10) o livro “De Bromado a Entre Rios de Minas… Sua arte… Sua história”, que relata as origens, riquezas e o desenvolvimento do município ao longo de seus 307 anos. A obra está sendo lançada graças às políticas públicas de incentivo ao patrimônio, realizadas pela Prefeitura de Entre Rios de Minas, em parceria com o Sicoob Credicampo e Mandala Produção. O lançamento será online e transmitido a partir das 18h00, através da página oficial da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Entre Rios.

Em entrevista ao portal Mais Vertentes nesta quarta (10), Elson Resende disse que apesar de de Entre Rios de Minas ser uma das localidades mais antigas de Minas, o município é carente de publicações que registram e divulgam suas potencialidades, como seu histórico sócio-cultural, seus patrimônios materiais e imateriais. 

“Creio que essa é uma oportunidade, através de um filho da terra com dedicação e profunda paixão pela história local, trazer a público uma edição ampla, profunda e ricamente ilustrada e impregnada de memória. De Bromado a Entre Rios de Minas… Sua arte… Sua história irá abordar a origem de Entre Rios e seu desenvolvimento ao longo de 307 anos de existência”, diz Elson.

Elson também é autor do livro “Memorial Hospital Cassiano Campolina”, que foi lançado em 2000 e relançado em 2010, onde o autor retrata a história da construção do Hospital, que é tombado pelo patrimônio histórico de Minas Gerais, realizada em 1910. “Ter conhecimento da história local é de suma importância aos munícipes, assim como para a região”, declara o autor.

De acordo com Elaine Andrade Cunha, diretora de Cultura de Entre Rios, o lançamento da obra se deve a um edital de incentivo à cultura, lançado em março, com período de execução entre os meses de maio e novembro, e que foi possibilitado com recursos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).  “Esse projeto foi inscrito, aprovado e incentivado pelo município''. O escritor também contou com uma parceria, vinda do Sicoob Credicampo, que financiou a totalidade do projeto”, informa a diretora.

Ainda de acordo com a diretoria de cultura, o edital contemplou quatro categorias, sendo a de produção literária, onde o autor entrerriano foi contemplado, restauração, que contemplou a Capela Olhos D'água, que é uma das mais antigas de Minas Gerais; a iluminação da fachada do Hospital Cassiano Campolina, tombado pelo patrimônio histórico estadual e produções de oficinas de educação patrimonial voltadas às cantigas rurais. 

“Esse processo para nós foi muito positivo, pois ele nasce do próprio Conselho de Patrimônio em incentivar políticas de patrimônio no município. Foi a primeira vez que aconteceu na história de Entre Rios. Foi um edital muito forte para essa questão de pertencimento, de descobrir as nossas raízes e de valorizar aquilo que é nosso. Estamos bem felizes com o resultado e esperamos que ele se repita nos próximos anos, pois logrou muito êxito”, declara Eliane.

O lançamento do livro “De Bromado a Entre Rios de Minas… Sua arte… Sua história” será online, a partir das 18h00 desta quarta-feira (10), com transmissão feita na página da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Entre Rios de Minas e também através de seu canal oficial no Youtube.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias