Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Economia Mercado de Trabalho

São João del-Rei: Boletim do Mercado de Trabalho aponta crescimento no setor formal de empregos no Comércio

De acordo com a pesquisa do NEPE/UFSJ, o terceiro trimestre deste ano segue mantendo o crescimento de empregos no setor formal; os setores com mais empregos são os de Comércio e Serviços

16/11/2021 às 10h32
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE/UFSJ), divulgou hoje (16), o Boletim do Mercado de Trabalho de São João del Rei, referente ao terceiro trimestre de 2021. A pesquisa apontou que o município iniciou o segundo semestre de 2021 como superavitário no setor formal. Os setores de comércio e serviços são responsáveis por mais de 76% dos empregos formais do município.

A pesquisa ainda mostrou que o número de contratações foi maior que o número de demissões na maioria dos setores da economia do município, mesmo no período crítico de retomada da economia pós-pandemia. O saldo positivo de contratações no início do 2º semestre de 2021 é de 463 novas vagas. 

Segundo a pesquisa, no terceiro trimestre de 2021, foram registradas 1.973 admissões e 1.510 desligamentos no município. O setor de comércio apresentou o melhor saldo de contratações no segundo trimestre, com geração de 247 novas vagas de emprego.

No município de São João del-Rei o estoque de empregos formais totaliza 18.742 postos. De acordo com o NEPE, “Esse é o melhor resultado para o ano de 2021. Com o aquecimento do comércio e serviços no final do ano, a perspectiva é de mais crescimento para o último trimestre de 2021”.

No terceiro trimestre de 2021, o setor agropecuário, que compreende as atividades relacionadas à agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, apresentou saldo negativo. O setor apenas 6 novas vagas, mas, dada a alta rotatividade do setor, houve 9 desligamentos, totalizando, por conseguinte, a criação de -3 novas vagas.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias