Quarta, 17 de Novembro de 2021
22°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Polícia Operação Dólos

Lavras: Polícia investiga mais de 250 lavrenses suspeitos de integrarem esquema de compra de CNH

Após operação em Três Corações nessa terça-feira (16), Polícia Civil identifica mais de 250 lavrenses suspeitos de integrarem o esquema de compra da Carteira Nacional de Habilitação

17/11/2021 às 09h52 Atualizada em 17/11/2021 às 10h32
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Operação combate esquema que facilitava obtenção da CNH no Sul de Minas. Foto: Reprodução/Polícia Civil de Minas Gerais
Operação combate esquema que facilitava obtenção da CNH no Sul de Minas. Foto: Reprodução/Polícia Civil de Minas Gerais

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou nessa terça-feira (16) a segunda fase da Operação Dolos, que combate esquemas de facilitação de compra da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após prender três pessoas da mesma família em Três Corações, proprietários e examinadores de autoescolas do município, a PC de Lavras investiga mais de 250 lavrenses suspeitos de envolvimento com o esquema fraudulento.

Segundo as investigações, essas pessoas estariam envolvidas com a facilitação na aquisição das CNH e a prática estaria atraindo pessoas de cidades vizinhas, que falsificavam documentos e comprovantes de residência para obter a aprovação em Três Corações e São Bento Abade, no Sul de Minas.

O delegado-geral do 6º Departamento de Polícia Civil de Lavras, Dr. Pedro Paulo Marques, informou que investigação chegou aos nomes dos beneficiados pelo esquema e há uma previsão de que mais de 250 pessoas residentes em Lavras tenham participado do esquema fraudulento, número que pode ser potencializado ao decorrer das investigações.

Além disso, os envolvidos não utilizavam a biometria nas autoescolas, não compareciam às aulas e realizavam pagamentos com a intenção de obter a Carteira de Habilitação. De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos teriam pago entre R$ 3 e 5 mil pela CNH.

Os suspeitos vão responder pelos crimes de associação criminosa, corrupção passiva, falsidade ideológica e inserção de dados falsos no sistema público, com agravante de crime continuado.

Operação Dolos

Em maio, oito pessoas foram presas na operação contra o esquema de facilitação na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação em Três Corações (MG). Ao todo foram cumpridos 15 mandados, sendo oito de prisão e sete de busca e apreensão em autoescolas e residências.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, esta primeira etapa da investigação durou um ano e meio. Dos oito presos, seis homens foram levados para o presídio de Elói Mendes e duas mulheres para o presídio de Bom Sucesso. Um instrutor de trânsito de uma das autoescolas investigadas, colaborou com informações e foi liberado.

 

Com informações: EPTV 2*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias