Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Homenagem

São João del-Rei: ADUFSJ promove recital "Canções de Acordar" em homenagem à Paulo Freire

A apresentação online será transmitida ao vivo no YouTube da ADUFSJ - Seção Sindical no dia 28 de novembro (domingo) a partir das 20h00

18/11/2021 às 15h08 Atualizada em 18/11/2021 às 15h43
Por: Thais Marques Fonte: ADUFSJ
Compartilhe:
Foto: Divulgação/ADUFSJ
Foto: Divulgação/ADUFSJ

A ADUFSJ (Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei) promove no dia 28 de novembro (domingo) uma live especial em homenagem ao patrono da educação brasileira, Paulo Freire, intitulada “Canções de Acordar”. A live, apresentada pela atriz Ana Dias, será transmitida ao vivo no YouTube da ADUFSJ - Seção Sindical a partir das 20h00.

Com roteiro do dramaturgo e jornalista Josemir Medeiros, o recital integra o conjunto de lives promovidas pelo sindicato durante a pandemia da Covid-19, marcadas tanto por abordagens políticas como culturais. Para um dos organizadores da ação, o professor Marcos Edson Cardoso Filho, o principal diferencial desta live é a sua estrutura. “Ela será um espetáculo cênico”, pontua. 

O roteirista do espetáculo conta que a inspiração para o projeto surgiu da live do Dia dos Professores realizada pela ADUFSJ em 2020. “Como 2021 é o ano do centenário do Paulo Freire, tive a ideia de escrever esse espetáculo que, ao contrário do show do ano passado, tem uma linha narrativa, dramática, unindo canções que remetem a luta de toda uma vida do patrono da educação brasileira”, conta Medeiros. 

A narrativa terá como um de seus destaques a obra de João do Vale, compositor nordestino, trabalhador da construção civil, que surge nos anos 1960 com uma pegada política e engajada. Além disso, as apresentações musicais serão intercaladas junto a alguns textos de Paulo Freire e poesias de Thiago de Mello e João Cabral de Melo Neto. 

“Tudo na intenção de homenagear os 100 do educador Paulo Freire e esperando que as canções sejam de fato capazes de acordar nesses tempos duros”, ressalta o roteirista.

A live irá contar com a performance musical de Ísis Ferreira, juntamente com os músicos Natanael Silva, Pablo Araújo, Guilherme Faria e Ana Nery, interpretando canções de Chico César, Susana Baca, João do Vale, Emicida, Chico Buarque, Milton Nascimento e outros. 

A cantora acredita que o repertório irá encantar o público. “Nós vamos falar através da poesia e canção da importância dos caminhos da educação no nosso país”, afirma. Em seu convite para que todos assistam a live, ela acrescenta também que “a educação é nossa gota de esperança para as mudanças reais que precisamos ter no nosso país e em nós mesmos”. 

Para conferir a apresentação, acesse o link: https://www.youtube.com/c/ADUFSJ

Com informações: ADUFSJ*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Clique aqui para mais informações sobre o nosso trabalho!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias