Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cultura Homenagem

Ouro Preto: No Dia do Barroco Mineiro, Prefeito presta homenagem à restaurador são-joanense

Durante a celebração Dia do Barroco, o prefeito Angelo Oswaldo (PV) prestou homenagens ao restaurador são-joanense Gilson Felipe Ribeiro, falecido no dia 11 de novembro

18/11/2021 às 16h04 Atualizada em 18/11/2021 às 17h46
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto, um dos patrimônios restaurados pelo são-joanense Gilson Felipe Ribeiro. Foto: Reprodução/Iphan
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto, um dos patrimônios restaurados pelo são-joanense Gilson Felipe Ribeiro. Foto: Reprodução/Iphan

Durante a celebração do Dia do Barroco Mineiro em Ouro Preto nesta quinta-feira (18), o prefeito Angelo Oswaldo (PV) prestou homenagens à Aleijadinho, um dos maiores artistas do Barroco luso-brasileiro e também ao restaurador são-joanense Gilson Felipe Ribeiro, mestre de restauro e que realizou grandes obras em diversas igrejas da cidade. Comemorado no dia 18 de novembro, o Dia do Barroco Mineiro foi instituído pelo governo de Minas Gerais, por meio do Decreto-Lei nº 20.470, de 26 de novembro de 2012, que determina a realização de atividades culturais com  objetivo de valorizar o patrimônio histórico e ressaltar a expressão artística e a obra de Aleijadinho.

Em suas redes sociais, o prefeito falou sobre a importância de Aleijadinho. "Aleijadinho significa muito para nós. Ele é o patrono da arte no Brasil, o maior artista do Barroco luso-brasileiro, um dos maiores artistas do mundo e patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. Mas ele tem um título singular: ele é ouropretano, da gema. Nasceu e morreu em Ouro Preto e está sepultado junto ao altar de Nossa Senhora da Boa Morte no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias. Aleijadinho nos deixou a Igreja de São Francisco de Assis e tantas outras obras e por isso nós o reverenciamos hoje", declara o prefeito.

Durante as homenagens à Aleijadinho, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, o prefeito também prestou homenagens ao restaurador são-joanense Gilson Felipe Ribeiro, presidente da Anima - Restaurações e Conservações de Artes LTDA, que realizou diversos trabalhos de restauração na cidade histórica e que infelizmente foi encontrado morto no dia 11 de novembro, no bairro Colônia do Marçal, em São João del-Rei.

O restaurador são-joanense, Gilson Felipe Ribeiro, encontrado morto há duas semanas
Foto: Arquivo Pessoal

"Todos prestamos uma homenagem a memória de Gilson Felipe Ribeiro que era o presidente da empresa Anima, que faz os trabalhos de restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Antônio Dias. Gilson, de São João del Rei, era o mestre do restauro. Realizou obras importantes em outras igrejas de Ouro Preto e deixa praticamente concluído todo desse trabalho monumental no interior da igreja de Antônio Dias. Esperamos, em breve, que a igreja esteja aberta. Estará aqui, sempre, nossa gratidão ao Gilson pelo legado que ele nos deixa", destacou o prefeito.

 

 

Com informações: Jornal Voz Ativa*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias