Sábado, 27 de Novembro de 2021
17°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Comportamento Dicas

Enem 2021: Neurocientista dá dicas do que fazer para se preparar próximo ao dia da prova

Dr. Fabiano de Abreu, dá dicas de como manter a mente e o corpo saudáveis para realização da prova mais aguardada do ano. Confira as dicas do especialista para fazer bonito no ENEM

19/11/2021 às 11h54 Atualizada em 19/11/2021 às 15h28
Por: João P. Sacramento
Compartilhe:
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução
Imagem meramente ilustrativa. Foto: Internet / Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova mais esperada do ano para quem quer ingressar no ensino superior, será realizado nos próximos dias 21 e 28 de novembro. Com a aproximação da data, a ansiedade dos estudantes só aumenta e, este, é um dos fatores que pode causar os temidos “brancos” na hora da prova.

Para ajudar a acalmar os ânimos, reduzir a ansiedade e trazer mais segurança para os futuros universitários, o PhD neurocientista, psicanalista e biólogo, Prof. Dr. Fabiano de Abreu, desenvolveu algumas técnicas que podem auxiliar na preparação e serem poderosas aliadas na hora da realização do ENEM.

De acordo com ele, existem exercícios que podem ajudar a aumentar a quantidade de informação que conseguimos memorizar, como também reduzir a possibilidade de desenvolver algum déficit de memória no futuro. 

Porém, é necessário que este treino seja feito com cuidados para evitar prejuízos. O doutor afirma que estudar bastante para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio pode não ser o único fator relevante para um bom desempenho. Afinal, mente e corpo precisam estar saudáveis para que você se apresente aos portões do ENEM na sua melhor forma.

Além de aconselhar que os vestibulandos mantenham uma boa alimentação, o que é fundamental para preservar a memorização, o especialista informa que “é fundamental que haja momentos de pausas. Estes intervalos vão possibilitar um aumento da produtividade da pessoa”.

Além disso, o Dr. Fabiano de Abreu, acredita que organizar roupas, quartos e materiais é uma estratégia de organização cerebral. “Somos semânticos, por isso, ter as coisas em ordem é como deixar o cérebro também pronto para organizar seus pensamentos”.

O especialista também preparou uma lista de conselhos com tudo que você precisa evitar ou fazer para os planos saírem como esperado e, no próximo ano, você seja um calouro no curso de sua preferência.

  • Não estude em excesso no dia da prova: Você já criou enagramas, que são as marcas do que aprendeu, estudar próximo a prova só vai causar mais ansiedade. “As sinapses reforçadas são vulneráveis e você pode prejudicar os efeitos da aprendizagem com mais estímulo”, explica o especialista.
  • Durma de noite e não de madrugada: O objetivo aqui, mais uma vez, é preservar o processo de memorização. “A melatonina liberada à noite tem relação com o processo de memorização. Assim, como com uma espécie de limpeza do cérebro, não queira deixar essa sujeira atrapalhar a sua memória”, aconselha o Dr. Fabiano de Abreu.
  • Não entre nas redes sociais: Estudos comprovam que as redes sociais podem aumentar a ansiedade e isso atrapalha o processo de memorização de maneira drástica, ocasionando os temidos “brancos”.
  • Não consuma álcool: De acordo com o neurocientista, bebidas alcoólicas prejudicam o processo de memorização e ocasionam fadiga. “Essas bebidas podem, inclusive, prejudicar a memória de longo prazo, que é essencial para a prova”.

Seguindo essas dicas, o neurocientista acredita que os estudantes poderão realizar as provas do ENEM nos próximos finais de semana de maneira mais tranquila, o que além de proporcionar melhores resultados, pode ser uma chave importante para a realização dos sonhos.

No mais, evite pensamentos negativos. Nem sempre iremos passar em todas as provas, então é mais eficaz viver este momento com serenidade. Lembre-se que, independente do resultado, você deu o seu melhor e fez tudo que estava ao seu alcance. O ENEM 2021 não será sua última chance. O Mais Vertentes deseja sorte e serenidade para todos que iram fazer o ENEM 2021!

Com informações: Suporte MF Press Global

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias