Sábado, 27 de Novembro de 2021
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Polícia Segurança

Ibituruna: Pioneira, cidade inaugura primeiro ponto de videomonitoramento rural de Minas Gerais com 100% de autonomia e cobertura

O projeto Ibituruna Digital é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar que visa integrar mais tecnologia em benefício da segurança pública em toda área do município

22/11/2021 às 09h16 Atualizada em 22/11/2021 às 12h16
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Ibituruna é a primeira cidade de Minas Gerais com monitoramento de 100% de sua área urbana e rural. Foto: Divulgação/PMMG
Ibituruna é a primeira cidade de Minas Gerais com monitoramento de 100% de sua área urbana e rural. Foto: Divulgação/PMMG

Ibituruna implementou nesse sábado (20) o primeiro ponto de videomonitoramento rural com 100% de autonomia energética e de comunicação de Minas Gerais. A instalação do ponto em local estratégico está abarcada pelo projeto Ibituruna Digital, que consiste em uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar para integrar mais tecnologia em benefício da segurança pública em toda área do município. De acordo com a Polícia Militar, o sistema pode operar 24 horas por dia mesmo sem estar conectado à rede elétrica ou à internet. 

O sistema é capaz de alcançar todos os pontos rurais da cidade, independente da distância graças à tecnologia sem fio, que transmite imagens em full HD e possui capacidade para comportar câmeras com resolução de 4K. Isso é possível graças a integração do sistema de energia solar (fotovoltaico) e a transmissão sem fio que opera na faixa de 5Ghz em rede própria.

De acordo com a Polícia Militar, o prefeito Francisco Antônio Pereira (DEM), o “Chico” como é conhecido pela população ibiturunense, sempre apoiou o projeto de videomonitoramento, solicitando ao comandante do policiamento de Ibituruna, 3º Sgt PM Wilder, buscar uma forma de levar esse benefício também ao homem do campo, pois na área urbana do município o sistema já está implantado desde 2020, conforme já noticiado pelo Mais Vertentes. Leia mais informações aqui.

O videomonitoramento no município já teve eficiência comprovada, quando a Polícia Militar logrou êxito ao prender uma quadrilha que espalhava notas falsas na região, onde foi identificada a placa do veículo dos marginais através do videomonitoramento em novembro de 2020 . 

Em sua fala, o Prefeito relatou que para a implantação desse primeiro ponto na zona rural, foram utilizados recursos próprios do município, enquanto são esperadas emendas parlamentares para a ampliação do projeto. "O agronegócio é a principal atividade do município, sendo nossa obrigação aumentar a segurança do homem do campo", concluiu o Prefeito.

Segundo o 3º Sargento Wilder, comandante do policiamento na cidade, trata-se de uma implantação pioneira em Minas Gerais. “Não se trata apenas do monitoramento de uma saída ou acesso para a zona rural. O local onde se encontra o ponto de monitoramento fica cerca de 7 Km do perímetro urbano do município, e as imagens podem ser vistas 24 horas pela Polícia Militar, ainda que não haja energia elétrica e nem internet no local, graças a autonomia e sustentabilidade alcançada", disse o Sargento.

Ainda de acordo com o Sargento, mesmo já estando em funcionamento, o projeto será inaugurado oficialmente no município nesta sexta-feira (26). 

 

Com informações: Polícia Militar de Minas Gerais*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que eles querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias