Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Política Entre amigos

São João del-Rei: Vereadora Mara Protetora e cargo de confiança poderão receber título de honraria do município

Indicações partiram do vereador Claudinho da Farmácia (PTC) e da própria vereadora Mara Protetora a Fabiana Gomes do Nascimento devido "atuação na causa animal no município". Confira ainda outras pessoas indicadas ao Título de Cidadão Honorário do município ou Diploma de Honra ao Mérito

26/11/2021 às 15h25
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Mara Nogueira Souto Título de Título de Cidadão Honorário. Foto: Facebook
Mara Nogueira Souto Título de Título de Cidadão Honorário. Foto: Facebook

A Câmara Municipal de São João del-Rei votou na última quarta-feira (24), em primeiro turno, os 40 nomes de pessoas ilustres indicadas ao Título de Cidadão Honorário do município ou Diploma de Honra ao Mérito, honrarias que uma pessoa de suma importância recebe de alguma cidade ou localidade.

Entre os diversos nomes indicados pelos vereadores, chamam a atenção as indicações da vereadora Mara Nogueira Souto, a Mara Protetora (PSC), e seu braço direito e cargo de confiança, Fabiana Gomes do Nascimento, atual presidente da Associação Protetora dos Animais, para o Título de Cidadão Honorário. Ambas foram denunciadas ao Ministério Público de Minas Gerais por maus tratos e por "fazerem justiça com as próprias mãos" ao utilizarem da Lei Sansão para punir um aposentado, de 54 anos. Mara Protetora também ficou conhecida pelo esquema "Toma Lá, Dá Cá", onde foi pega negociando cargos em troca de apoio político ao prefeito, Nivaldo de Andrade (PSL).

A Lei Orgânica de São João del-Rei estabelece como prerrogativa do Legislativo Municipal conceder Título de Cidadão Honorário ou conferir Diploma de Honra ao Mérito a pessoas e entidades que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços ao Município e a comunidade ou que nele tenham destacado pela atuação na vida pública e particular, mediante aprovação de dois terços da composição da Câmara.

A indicação de Mara Nogueira Souto partiu do amigo e vereador Claudinho da Farmácia (PTC) que, segundo ele, indicou a vereadora "por morar há muito tempo em São João del Rei e ter uma folha de serviços prestados", disse. Segundo o vereador, "uma pessoa ser indiciada não significa estar condenada pois todas as pessoas públicas estão sujeitas à investigação", ressaltou. Claudinho da Farmácia também indicou três pessoas para receber Diploma de Honra ao Mérito, e mais duas pessoas para Título de Cidadão Honorário, entre eles o Monsenhor Pe. Dirceu de Oliveira Medeiros.

Nascida em Formiga, Centro-Oeste de Minas, Mara Nogueira Souto veio morar em São João del-Rei em 1990 após ter passado no concurso da UFSJ. Segundo o vereador, Claudinho, nas justificativas enviadas à Mesa Diretora da Câmara, Mara Nogueira, que era bibliotecária, "também ajudou na informatização da biblioteca do Patronato, local onde hoje funciona o campus Tancredo de Almeida Neves". Segundo o documento, "aliada ao seu trabalho na instituição federal, Mara foi uma eterna protetora dos animais que passavam pelos campi que atuou... O amor à causa animal transcendeu os pátios da universidade e passou a atuar como protetora em SJDR. E, em um desses momentos que ajudava um cachorro com cinomose, passou a conhecer a Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais". Segundo o vereador, "seu trabalho enquanto protetora foi tão forte que em 2020 se candidatou a vereadora e foi eleita".

Fabiana Gomes do Nascimento e Mara Nogueira Souto denúncia no MPMG por maus tratos
Foto: Redes Sociais

Mara Nogueira Souto não informou ao Mais Vertentes as intenções em indicar Fabiana Gomes do Nascimento como Cidadã Honorária de São João Del-Rei. Porém, no documento enviado à Mesa Diretora da Câmara Municipal, no qual o portal teve acesso, a vereadora justifica que "Fabiana Gomes do Nascimento é natural do Rio de Janeiro, mas mora em Barbacena desde pequena. Fabiana chegou em SJDR em 2016 com o marido a trabalho e, desde então, começou a se inteirar da causa animal da cidade". Ainda segundo a vereadora, Fabiana é "ativamente atuante na causa animal e conhecida pela promoção dos castramóveis na cidade por meio da Sociedade Protetora dos Animais". Hoje ela é presidente da Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais e escolheu "a cidade como a sua terra de coração".

O Título de Cidadão Honorário equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida na localidade, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo da localidade que lhe concedeu tal cidadania.

Segue a relação completa das pessoas indicadas ao Título de Cidadão Honorário do município ou Diploma de Honra ao Mérito:

  1. Projeto de Resolução 2497- Concede o Título de Honra ao Mérito ao Ilmo. Sr. Rubens Tadeu dos Santos (Mesa Diretora – Primeiro Turno)
  2. Projeto de Resolução 2498 - Concede Diploma de Honra ao Mérito ao Senhor Deputado Estadual Osvaldo Lopes (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  3. Projeto de Resolução 2499 - Concede Diploma de Honra ao Mérito a Senhora Eneida das Graças Monteiro Bagnolli (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  4. Projeto de Resolução 2500 - Concede Diploma de Honra ao Mérito a Senhora Carmem Maria de Souza Santos (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  5. Projeto de Resolução 2501 - Concede Diploma de Honra ao Mérito a Senhora Alice de Almeida Coelho Ferreira (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  6. Projeto de Resolução 2502 - Concede Título de Cidadão Honorário São-joanense à Ilma. Senhora Carla Gomes de Oliveira (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  7. Projeto de Resolução 2503 - Concede Título de Cidadão Honorário São-joanense à Ilma. Senhora Glorides Domingues Lombello (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  8. Projeto de Resolução 2504 - Concede Título de Cidadão Honorário São-joanense à Ilma. Senhora Fabiana Gomes do Nascimento (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  9. Projeto de Resolução 2505 - Concede Título de Cidadão Honorário São-joanense ao Ilmo. Senhor Juarez Avelar Figueiredo (Mara Protetora dos Animais – Primeiro Turno)
  10. Projeto de Resolução 2506 - Concede Diploma de Cidadão Honorário São Joanense ao Senhor Edson Lacerda de Almeida (Weriton Andrade – Primeiro Turno)
  11. Projeto de Resolução 2507 - Concede Diploma de Cidadão Honorário São Joanense ao Senhor Mauro Carlos Assunção Figueiredo (Weriton Andrade – Primeiro Turno)
  12. Projeto de Resolução 2508 - Concede Diploma de Cidadão Honorário São Joanense ao Senhor Nilton Simões de Souza (Weriton Andrade – Primeiro Turno)
  13. Projeto de Resolução 2509 - Concede Diploma de Cidadão Honorário São Joanense ao Senhor Silvio Batista (Weriton Andrade – Primeiro Turno)
  14. Projeto de Resolução 2510 - Concede o Diploma de Honra ao Mérito a ADUFSJ (Lívia Guimarães – Primeiro Turno)
  15. Projeto de Resolução 2511 - Concede o Título de Cidadão Honorário São Joanense ao Ilmo Sr. Deyvis Andrade Oliveira (Lívia Guimarães – Primeiro Turno)
  16. Projeto de Resolução 2512 - Concede o Título de Cidadã Honorária São Joanense a Ilma Sra. Esther Daibert Angelo Manfrini (Lívia Guimarães – Primeiro Turno)
  17. Projeto de Resolução 2513 - Concede o Título de Honra ao Mérito a Ilma. Sra. Heloísa Rita de Bessa (Mesa Diretora – Primeiro Turno)
  18. Projeto de Resolução 2514 - Concede o Título de Honra ao Mérito ao Ilmo. Sr. Rodrigo Barbosa de Abreu (Mesa Diretora – Primeiro Turno)
  19. Projeto de Resolução 2515 - Concede o Título de Honra ao Mérito ao Ilmo. Sr. José Marcos Ferreira de Andrade (Mesa Diretora – Primeiro Turno)
  20. Projeto de Resolução 2516 - Concede o Título de Cidadão Honorário São Joanense ao Ilmo. Sr. Sérgio Ricardo Reis Matos (Mesa Diretora – Primeiro Turno)
  21. Projeto de Resolução 2517 - Concede o Título de Cidadão Honorário São Joanense ao Ilmo. Sr. Felipe Christiano Garcia (Mesa Diretora – Primeiro Turno)
  22. Projeto de Resolução 2518 - Concede Diploma de Honra ao Mérito ao Senhor NEMESIO CALIXTO DE ASSIS. (Rosinha do Moto Táxi – Primeiro Turno)
  23. Projeto de Resolução 2519 - Concede Diploma de Honra ao Mérito ao Senhor JOÃO DA CRUZ SILVA. (Rosinha do Moto Táxi – Primeiro Turno)
  24. Projeto de Resolução 2520 - Concede Diploma de Honra ao Mérito ao Senhor IVANIR GONÇALVES DO NASCIMENTO. (Rosinha do Moto Táxi – Primeiro Turno)
  25. Projeto de Resolução 2521 - Concede Diploma de Honra ao Mérito ao Senhor ANTÔNIO JOSÉ DOS SANTOS. (Rosinha do Moto Táxi – Primeiro Turno)
  26. Projeto de Resolução 2522 - Concede Diploma de Honra ao Mérito ao Senhor LUIZ DE ABREU DO NASCIMENTO. (Rosinha do Moto Táxi – Primeiro Turno)
  27. Projeto de Resolução 2523 - Concede Diploma de Honra ao Mérito ao Senhor KLEBER BACCARINI VIEGAS. (Rosinha do Moto Táxi – Primeiro Turno)
  28. Projeto de Resolução 2524 – Concede Título de Cidadão Honorário São - joanense ao Sr. Marcus Vinicius da Costa Januário. (Professor Leonardo – Primeiro Turno)
  29. Projeto de Resolução 2525 – Concede Diploma de Honra ao Mérito ao GRES Vem Me Ver (Professor Leonardo – Primeiro Turno)
  30. Projeto de Resolução 2526 – Concede Título de Cidadão Honorário São-joanense ao Sr. Paulo Roberto de Sousa Lima. (Professor Leonardo – Primeiro Turno)
  31. Projeto de Resolução 2527 – Concede o título de Cidadã Honorária a Ilma. Senhora Eveline de Carvalho Rezende Meireles. (Igor Sandim – Primeiro Turno)
  32. Projeto de Resolução 2528 – Concede o título de Cidadã Honorária a Ilma. Senhora Iná Clair do Carmo. (Igor Sandim – Primeiro Turno)
  33. Projeto de Resolução 2529 – Concede o título de Cidadã Honorária ao Ilmo. Senhor João Paulo Aureliano Silva (Igor Sandim – Primeiro Turno)
  34. Projeto de Resolução 2530 – Concede Título de Cidadão Honorário Sanjoanense a Francisco Carlos Santos da Fonseca (Sargento Machado – Primeiro Turno)
  35. Projeto de Resolução 2531 – Concede Título de Cidadão Honorário Sanjoanense a Robson Garrido de Paiva Silva (Sargento Machado – Primeiro Turno)
  36. Projeto de Resolução 2532 – Concede Título de Cidadão Honorário Sanjoanense a Cléscio Galvão (Sargento Machado – Primeiro Turno)
  37. Projeto de Resolução 2533 – Concede Título de Cidadão Honorário Sanjoanense a William Pires Melo (Sargento Machado – Primeiro Turno)
  38. Projeto de Resolução 2534 – Concede Diploma de Honra ao Mérito a Rafael Victor Vianini (Sargento Machado – Primeiro Turno)
  39. Projeto de Resolução 2535 – Concede Diploma de Honra ao Mérito a João Neves (Sargento Machado – Primeiro Turno)
  40. Projeto de Resolução 2536 - Concede Diploma de Honra ao Mérito a Charles Wilson do Nascimento (Sargento Machado – Primeiro Turno)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias