Sábado, 20 de Abril de 2024
°

Geral URGENTE!

São João del-Rei: Nivaldo "cancela" Réveillon e Carnaval, mas não impedirá carros de som nas ruas da cidade

Prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) voltar atrás e disse que "o pessoal que vir de fora vai colocar um carro de som, vai estar na rua e a prefeitura não pode impedir essa movimentação".

30/11/2021 às 15h29 Atualizada em 30/11/2021 às 20h24
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Foto: meramente ilustrativa - Reprodução internet
Foto: meramente ilustrativa - Reprodução internet

Um dia após anunciar o cancelamento do Carnaval 2022, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade (PSL), volta atrás e encontra um jeitinho de permitir que as festas de Réveillon e Carnaval aconteçam de forma informal na cidade: “Os hotéis da cidade estão ficando cheios e isso vai se manter. O pessoal que vir de fora vai colocar um carro de som, vai estar na rua e a prefeitura não pode impedir essa movimentação. Mas não vamos apoiar a realização de eventos e patrocinar”, disse o prefeito ao jornal O Tempo, de Belo Horizonte, nesta terça-feira (30). 

Ainda segundo o prefeito ao jornal, "apesar da suspensão dos eventos, a cidade deve receber um fluxo intenso de turistas, como já ocorre tradicionalmente. Ele informou que 95% da população apoia a não realização das festividades". “É muito complicado, porque se a gente decide fazer e dá tudo certo, ok. Mas se alguma coisa fugir do esperado, aumentar o número de contaminados, alguma pessoa morrer, o prefeito que vai pagar o pato”, disse Nivaldo. 

Conforme divulgado pelo Mais Vertentes, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei cancelou o Carnaval 2022 após pressão popular e desistência de blocos e escola de samba. Mesmo contrariado, o prefeito Nivaldo de Andrade anunciou o cancelamento do carnaval para o próximo ano, após pressão popular. 

O portal Mais Vertentes apurou ainda que a prefeitura reduziu ações de fiscalização nos finais de semana e fora do horário de expediente com a justificativa de "não pagar hora extra". Não se sabe ainda se a fiscalização irá trabalhar durante as festas de fim e início de ano e no carnaval.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal confirmou ao portal Mais Vertentes a fala do prefeito, Nivaldo de Andrade, e reforçou que "a Prefeitura não irá patrocinar e nem financiar nenhum bloco ou escola de samba, mas que também não tem o que fazer caso um grupo de pessoas queira festejar com carros de sons pelas ruas da cidade". 

Fiscalização poderá sobrar para PM

De acordo com o Art. 228 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “usar no veículo equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo CONTRAN” - que não ultrapasse os 80 decibéis permitidos - resulta em uma infração grave, multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo para a regularização da situação, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização para este tipo de denúncia é por parte das prefeituras, PRF ou até a PM.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias