Google Adsense Topo
Lançamento

Jornalista José Venâncio lançará em Resende Costa, no dia 14 de março, seu mais recente livro

Evento ainda terá um recital do violinista mineiro Leonardo Feichas com obra do compositor barbacenense Flausino Valle

02/03/2020 17h32Atualizado há 1 mês
Por: Adriano Vianini
Fonte: Jornal das Lajes
373
O jornalista José Venâncio com a editora executiva da Chiado, Rita Costa. Foto: Jornal das Lajes
O jornalista José Venâncio com a editora executiva da Chiado, Rita Costa. Foto: Jornal das Lajes

O jornalista resende-costense, José Venâncio de Resende, editor regional do Jornal das Lajes, lançará em Resende Costa, no dia 14 de março, seu novo livro, “Cidades e Resendes”, que acaba de ser publicado pela Chiado Editora, com sede em Lisboa, Portugal.

O livro transita pela ilha de Santa Maria, nos Açores, de onde saiu João de Resende Costa, o primeiro Resende a desembarcar no Brasil, mais precisamente em Lagoa Dourada, que na época pertencia a Prados. Também coloca luz na região onde os Resendes se instalaram, destacando o primeiro solar da família; o estudo de DNA dos restos mortais de José de Resende Costa (pai) e novas informações sobre a origem do nome de Resende Costa.

A obra do autor acompanha os inconfidentes pai e filho, que residiram na Fazenda dos Campos Gerais, na Lage (atual Resende Costa), ao exílio na África, pormenorizando a descendência de José de Resende Costa (filho) no Cabo Verde. Descendência esta que, posteriormente, se espalhou por Angola e Portugal continental.

Na quinta parte da obra, denominada “Rosalvo Pinto”, o autor faz uma homenagem ao professor e escritor, o maior especialista do Brasil nos inconfidentes José de Resende Costa (pai e filho). Para isso, publica uma coletânea de artigos de Rosalvo no Jornal das Lajes, em que aborda temas relacionados com as cidades resendenses.

Um dos fios condutores dessa história, embora não explicitamente, é o tear manual de madeira – exposto no Museu Municipal de Resende em Portugal –, mas que continua sendo utilizado por uma cooperativa e pela associação de mulheres na ilha de Santa Maria, para produzir colchas (mantas), tapetes e outros produtos artesanais a partir de retalhos de tecidos usados e novos. Este mesmo tear é um dos responsáveis pelo dinamismo da economia de Resende Costa, nas mãos de milhares de pequenos empreendedores artesanais.

Na parte final, o livro traz uma síntese da “viagem” através de fotos. A obra tem duas apresentações, escritas pelo jornalista e professor Guilherme Rezende – aposentado da Universidade Federal de São João del-Rei – e pelo padre, escritor e historiador Joaquim Correia Duarte, o maior especialista dos Resendes em Portugal. 

O autor 

O jornalista José Venâncio de Resende nasceu em Resende Costa em 1952. Formado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, em 1976, Venâncio, que também é bacharel em Economia, construiu sua carreira profissional na capital paulista, onde trabalhou em grandes jornais como Diário PopularO Estado de S. Paulo e Gazeta Mercantil.

Desde 2008, é colaborador do Jornal das Lajes, do qual é editor regional. A partir de 2013, o jornalista divide o tempo entre Brasil e Portugal, escrevendo sobre economia, história e cultura.

José Venâncio de Resende é autor dos livros Baronesa de Arary – Nobres pobres, artistas, oportunistas... (Scortecci Editora, 2003); Construtores do Jornalismo Econômico – da cotação do boi ao congelamento de preços (Ícone Editora, 2005); Vendedora de Ilusões – Golpe de mestre na rota Minas Gerais-Londres-São Paulo, em parceria com Mari-Lidia Mendonça (O Artífice Editorial, 2004); A política em municípios dos Campos das Vertentes (Coleção Lageana, amiRCo, 2016).

Participação do violinista mineiro Leonardo Feichas

Leonardo em recital na Universidade de Vigo, Espanha (fotos cedidas pelo músico).

Depois de recente turnê por três países europeus, o violinista mineiro Leonardo Feichas fará um recital em Resende Costa, no dia 14 de março a partir das 20h, por ocasião do lançamento do livro “Cidades e Resendes” do jornalista José Venâncio de Resende. É a primeira vez que o músico, natural de Itajubá e maior especialista da atualidade em Flausino Valle, se apresentará na região do Campo das Vertentes.

Leonardo realizou concertos na França, na Espanha e na Itália onde interpretou a obra do músico barbacenense Flausino Valle, que consta de 26 prelúdios para violino solo, retratando a imitação de sons ambientes, como uma porteira de fazenda, passarinhos, carro de boi e viola caipira. Durante a turnê, o músico se apresentou com o violino que pertenceu a Flausino Valle, que é considerado o “Paganini brasileiro”.

O primeiro concerto de Leonardo foi na Sorbonne Université, em Paris, dentro da programação do Colloque international du Groupe de Recherche Musiques Brésiliennes (GRMB/IReMus) Musique et Globalisation I: Europe-Amérique latine. O evento aconteceu nos dias 28 e 29 de Janeiro, sendo que o recital-conferência de Leonardo foi no primeiro dia.

Já o segundo concerto foi realizado na Universidade de Vigo, na Galiza (Espanha). Na ocasião, Leonardo combinou a interpretação de 15 prelúdios de Valle com a apresentação de alguns resultados de pesquisa que fazem parte do seu doutoramento em Artes Musicais nas Universidades de Campinas e Nova de Lisboa.

Os dois outros concertos foram realizados, respectivamente, na Embaixada brasileira em Roma (Itália), no dia 12 de Fevereiro, e na Universidade de Granada (Espanha) no dia 19 de Fevereiro.

A convite do jornalista José Venâncio, Leonardo estará em Resende Costa no dia 14 para uma apresentação especial. “Para mim é uma dupla satisfação: ter a presença no meu lançamento de um músico da importância e qualidade do Leonardo e ter o privilégio de ser seu amigo. Para os resende-costenses, é uma oportunidade de ouro de conhecer a obra do Flausino Valle na interpretação do seu maior especialista na atualidade.”

Além de violinista, Leonardo é professor de música na Universidade Federal do Acre.

O lançamento

Livro: “Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde”

Dia: 14 de março, às 20h

Local: Teatro Municipal – Av. Prefeito Ocacyr Alves de Andrade, S/N, Centro

Parceria: Irmãs Filhas de São Camilo

Apoio: Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa (amiRCo)
Preço promocional: R$ 30,00 (50% para o Hospital e o Lar São Camilo)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Resende CostaResende Costa - MG Notícias de Resende Costa - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 07h29
15°
Poucas nuvens Máxima: 22° - Mínima: 11°
15°

Sensação

5 km/h

Vento

93%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas