Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Especiais RETROSPECTIVA 2021

Em 2021, o Nossa Gente destacou grandes talentos de São João del-Rei e região

Pessoas da cidade e região que se destacaram na educação, na música, no esporte, na área social e muito mais.

29/12/2021 às 17h32 Atualizada em 29/12/2021 às 18h52
Por: Adriano Vianini
Compartilhe:
Arte: David. G. Ferreira / Mais Vertentes
Arte: David. G. Ferreira / Mais Vertentes

2021 também foi ano de vitórias e grandes realizações. O Nossa Gente destacou grandes talentos da cidade e região que foram referências em educação, na música, no esporte, na área social e muito mais.

Nossa homenagem a esses grandes talentos que nos orgulham e nos fazem acreditar que uma outra cidade é possível! Confira:

 

Foto: Arquivo pessoal

Prados: Padre Dirceu é nomeado Bispo da Igreja Católica

O Papa Francisco acolheu em 29 de maio o pedido de renúncia apresentado por Dom João Carlos Petrini ao governo pastoral da Diocese de Camaçari (BA), por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico. Foi escolhido pelo pontífice como sucessor de dom Petrini o ex-pároco de Prados, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, ex-subsecretário adjunto Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Presidência da CNBB saudou o novo bispo e enviou agradecimentos ao novo bispo emérito. Leia mais!

 

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Lidiane Charbel: São-joanense vence Prêmio Zilda Arns 2021 pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa

 

A sanjoanense Lidiane Charbel Peres é uma das agraciadas no Prêmio Zilda Arns 2021 pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, que reconhece a produção de conhecimentos científicos na área do envelhecimento humano. A premiação também reconheceu o Padre Júlio Lancelotti, Karla Giacomin, Obras Sociais Irmã Dulce e a Sociedade Cultural e Beneficente Monsenhor Alonso. Saiba mais!

 

 

Foto: Arquivo Pessoal

Rafael Thiamer: Um são-joanense em alta velocidade

O piloto mineiro vai realizar um sonho: Correr as Mil Milhas do Brasil 2021 no autódromo de Interlagos, em São Paulo

Com o olhar centrado atrás do capacete e as mãos firmes no volante, Rafael Thiamer, de 37 anos, domina as pistas e seu Gol 111. Nascido em São João del-Rei, a formação em Direito abriu espaço para a paixão pelo asfalto, transformando Rafael em Rafinha Thiamer, uma das promessas nacionais do automobilismo.

Rafael atualmente mora em João Pessoa, na Paraíba, é casado e pai de dois filhos. Apaixonado por carros desde criança, na zona rural de Nazareno, Rafael diz que realizou um sonho de criança. “Me apaixonei por carros desde criança e inevitavelmente pelo automobilismo, e aos 15 anos, morando em São Paulo, comecei no kart”. Confira mais!

 

Foto: Hospital das Clínicas de BH

Brayan e Yago, os gêmeos siameses de São João del-Rei

Os bebês receberam alta no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte e o caso dos novos são-joanenses foi parar no Jornal Nacional, da Rede Globo

Os gêmeos siameses Brayan e Yago tiveram alta do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (13). Eles nasceram unidos pelo abdômen e passaram por cirurgia em dezembro do ano passado. O caso dos gêmeos são-joanenses é de sucesso e foi parar no Jornal Nacional. Leia mais!

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Octávio Deluchi, são-joanense é aprovado com bolsa para doutorado em três universidades de referência dos Estados Unidos

O jovem músico Octávio Deluchi, de 24 anos, nascido em São João del-Rei e criado na cidade vizinha de Prados, foi aprovado com bolsa em três universidades americanas, nas cidades de Nova Iorque, Baltimore e Stony Brook. O processo de seleção é internacional e extremamente competitivo.

O artista, músico, violonista, arranjador e professor Octávio Deluchi Cerqueira, já é considerado um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, e foi admitido nos programas de pós-graduação das prestigiadas universidades de Johns Hopkins University, em Baltimore; da Manhattan School of Music, em Nova Iorque; e da Stony Brook University, em Stony Brook, Long Island, no Estado de Nova Iorque. Leia mais!

 

Foto: Reprodução UFSJ / National Geographic

Ana Luiza Teixeira: Estudante da UFSJ torna-se Jovem Exploradora do National Geographic

O National Geographic anunciou os nomes de 25 jovens entre 16 e 25 anos que inspiram mudanças no mundo para participar do “Young Explorers de 2021”. A proposta do programa visa dar reconhecimento para os respectivos projetos de cada selecionado. Entre os ganhadores do prêmio está a são-joanense Ana Luísa Teixeira, de 22 anos. Leia mais!

 

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Tiago Branco: Um artista multicor

O artista mineiro mescla teatro com música, e acaba de lançar seu mais novo trabalho “Amor de borboletas”

Com o olhar sereno e a voz acolhedora, Tiago Branco dedilha o violão e, mesmo sentado, contagia com sua energia calma. Tiago de Alencar Branco, 37 anos, é ator e músico de Varginha e encontrou nas artes uma forma de se expressar, se transformando em Tiago Brancautoral e enfrentando os preconceitos de quem diz que ator não canta, ou que cantor não atua. Leia mais!

 

 

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Vitor Nato: Cantor e compositor de Entre Rios de Minas lança EP inspirado na “Nova MPB”

O cantor e compositor Vitor Nato, natural de Entre Rios de Minas, lançou no dia 28 de maio seu EP “Aurora”. O álbum de estreia do artista já está disponível em diversas plataformas digitais de música, como Spotify, Deezer, Apple Music, Tidal e outros.

O EP “Aurora” apresenta 4 faixas, sendo 3 delas os singles já lançados anteriormente “Dona Aurora”, “Passagem Pra Te Ver” e “Por Um Triz”, que já ultrapassam os 10 mil streams na internet, além de sua canção inédita “Dose Diária”, a próxima faixa de trabalho do artista. Leia mais!

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Rick Souza: São-joanense participa de campanha sobre representatividade, força e identidade dos cabelos

Rick Souza, sanjoanense de 36 anos, é uma das personalidades convidadas para estrelar uma campanha publicitária sobre representatividade e na força e identidade dos cabelos. Em entrevista exclusiva para o Mais Vertentes, Rick traz mais detalhes sobre a campanha, sua motivação para a prática e instrução de Yoga e a importância de pessoas de São João del-Rei envolvidas em projetos de conscientização, diversidade e representatividade social. Leia mais!

 

 

 

 

 

 

Fotos: Divulgação

Hoje é Dia do Rock: Conheça 5 bandas São-joanenses

São João del-Rei também é palco de diversas bandas de diversos estilos diferentes que abordam sonoridade para além dos sinos. A pandemia de COVID-19 impossibilitou shows e atingiu em cheio o mercado cultural e de eventos, virtualizando as apresentações musicais. Hoje, Dia Mundial do Rock, vamos conhecer 4 bandas da cidade que estão em atividade e a todo o vapor. Leia mais!

 

 

Foto: Divulgação UFSJ

Amanda Ouchida: Ex-aluna da UFSJ, cientista pesquisadora contra o câncer é premiada em Harvard, nos Estados Unidos

A pesquisadora Amanda Ouchida, é de Cláudio (MG) e estudou Bioquímica na UFSJ. Atualmente participa de pesquisa de novos medicamentos para o tratamento do câncer, nos Estados Unidos, onde mora. A ex-aluna da Universidade Federal de São João del-Rei recebeu menção honrosa da Universidade de Harvard por sua pesquisa. Leia mais!

 

 

 

Foto: Divulgação

Banda Remédio Sem Causa aborda o “Controle” em álbum gravado remotamente na pandemia

A banda de Punk/Alternativo de São João del-Rei, Remédio Sem Causa, irá lançar seu primeiro álbum, nesta sexta-feira (20). Com 11 faixas e gravado de forma remota, "Controle" traz discussões sobre as incertezas existenciais potencializadas pelo confinamento, devido à pandemia da Covid-19, além de muitas críticas políticas e sociais. Leia mais!

 

 

 

Caption

Gabriel Lelis lança álbum que une crítica social a experimentações sonoras

 

O músico são-joanense multi instrumentista Gabriel Lelis lança seu primeiro álbum independente nesta segunda-feira (27), nas plataformas digitais Youtube, Spotify e Deezer. Com nove músicas gravadas em formato independente, o álbum faz críticas sociais à "família tradicional", a exploração do trabalho e ainda utiliza experimentações sonoras que vão do rap ao sertanejo raiz. Leia mais!

 

 

 

Foto: Divulgação

João V. Bessa no EP Sonhos em Cinza narra dilemas cotidianos vividos por um jovem negro brasileiro durante o isolamento social

O compositor fluminense João V. Bessa se inspirou nas ruas e esquinas de São João del-Rei para descrever, em seu EP de estréia, a necessidade de um jovem negro de romper com o silenciamento e transpirar durante o isolamento e distanciamento social causados pela pandemia da Covid-19. Leia mais!

 

 

 

Matheus Dias / Facebook

São João del-Rei: Com falta de incentivos na cidade, ator são-joanense é destaque na próxima novela das seis da Rede Globo

O ator são-joanense Matheus Dias, de 22 anos, em entrevista exclusiva ao Mais Vertentes, contou um pouco da sua carreira enquanto ator e também deu alguns detalhes sobre seu próximo trabalho na novela das seis, da Rede Globo, “Além da Ilusão”, prevista para 2022. Além disso, o ator criticou a falta de visibilidade dos talentos enraizados nas periferias da cidade, tanto do poder público quanto de empresários e disse que sonha em incentivar novos talentos em São João del-Rei e na região criando no futuro projetos audiovisuais na cidade. Leia mais!

 

 

Foto: redes sociais

Maria Eduarda, de Conceição da Barra de Minas, venceu uma doença rara chamada Fibrose Cística

Maria Eduarda, de 16 anos, retorna à sua cidade natal após mais uma vitória contra a Fibrose Cística, doença genética que acomete mais de 70 mil pessoas no mundo. Leia mais!

 

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Raissa Raio de Luz será candidata ao Miss Brasil Cadeirante

A influenciadora digital são-joanense, Raissa Anne Kicke, 29 anos, conhecida como Raio de Luz, é a mais nova concorrente ao Miss Brasil Cadeirante 2022. A moradora do Tijuco desde criança tem o sonho de ser modelo, mas por ser cadeirante, ela acha que isso não seria possível.

Mas parece que a realização do sonho de Raissa está bem próximo. Em fevereiro começa a votação para o concurso Miss Brasil Cadeirante e a candidata não vê a hora de começar a votação. Leia mais!

 

 

 

 

Foto: Divulgação

Efeito Borboleta: O hino de libertação de Antônio Soriano

O rapper tiradentino lança hoje o clipe de sua primeira música e conta como usou um período difícil da sua vida como inspiração

O Efeito Borboleta é algo verdadeiramente poderoso e que tem grande influência sobre nossas vidas, podendo gerar consequências marcantes. O jovem rapper tiradentino, Antônio Soriano, de 18 anos, que o diga. Um episódio conturbado de sua vida foi o pontapé inicial para escrever a música  que está disponível no YouTube. Leia mais!

 

 

 

Foto: Rabay

Sinógeno apresenta de forma inédita os sinos de São João del-Rei mixados com música eletrônica

Músicos abordam a tradição sineira são-joanense através de EP visual ao inserir linguagem da música eletrônica aos ritmos centenários dos sinos.

Sinógeno é um EP visual feito a partir de samples da tradição centenária dos sinos falantes de São João del-Rei, reconhecida pelo IPHAN como patrimônio nacional, desde 2009. O EP conta com dos samplers (amostra ou trechos de sons) digitais e beats, criados por Rabay, músico idealizador do projeto e com uma espécie de sampler orgânico, que é o instrumento “sineiro”, criado e tocado por Maria Anália, musicista e luthier (responsável pela construção e manutenção de instrumentos). De acordo com Rabay, a produção é pioneira em montar arranjos musicais com os ritmos africanos tocados pelos sinos da cidade, o que leva a tradição musical iniciada há séculos atrás para um novo lugar, inserindo-a na linguagem da música eletrônica. Leia mais!

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias