Quinta, 20 de Janeiro de 2022
19°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Saúde Influenza H3N2

Brasil: Testes realizados pelo Instituto Butantan revelam que a vacina da gripe previne infecção pelo vírus Influenza H3N2 Darwin

A vacina da Influenza, no entanto, não confere tanta proteção contra a cepa quanto um imunizante específico

07/01/2022 às 11h50 Atualizada em 07/01/2022 às 13h37
Por: Anna Lara Resende
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Instituto FioCruz
Foto: Reprodução/Instituto FioCruz

O Instituto Butantan, órgão vinculado à Secretaria de Saúde e responsável pela produção de imunobiológicos, é o fabricante da vacina contra a gripe, utilizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). O Instituto é responsável por produzir 80 milhões de doses da vacina contra influenza anualmente, que são ofertadas na campanha nacional de vacinação contra a gripe. O imunizante é modificado a cada ano baseado nos três subtipos do vírus Influenza que mais circularam no ano anterior, monitorados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com testes realizados pelo Instituto Butantan, foi revelado na última quinta-feira (06) que a vacina preventiva da gripe também oferece proteção para a Influenza H3N2, batizada de Darwin, que faz parte do tipo A(H3N2) e, nos últimos meses, contribuiu para um aumento de casos de gripe em um período atípico no Brasil. 

Ricardo Oliveira, diretor de produção do Butantan, afirmou que a vacina atual, trivalente e fabricada para imunizar contra o vírus Influenza H1N1, H3N2 e B também oferece proteção contra a variante Darwin, de forma a neutralizar o vírus, visto que sua composição viral é similar à H3N2 original.

“Você tem um grau muito próximo de parentesco com a sua mãe, mas você é diferente dela. As cepas da influenza são parentes, têm mudanças na estrutura viral, nos aminoácidos, mas têm partes do vírus que são as mesmas e ela confere essa proteção mesmo com a atualização do vírus”, afirmou Oliveira. 

Apesar disso, o diretor alegou que a vacina da gripe não oferece uma proteção tão completa quanto um imunizante fabricado especificamente para essa cepa, o H3N2 Darwin.  “A vacina que temos hoje traz uma proteção cruzada contra a Darwin, menor do que a vacina específica, mas confere. Vimos isso nos reagentes que usamos no controle de qualidade, nas reações in vitro”, disse.

A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída em 2022 pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, é composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e já está sendo produzida pelo Butantan em suas fábricas. 

O envase está previsto para a primeira semana de fevereiro.

Entenda mais sobre o vírus Influenza H3N2 Darwin aqui!

 

Com informações: Agência Brasil*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias