Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Urgente

Belo Horizonte: Barragem transborda e inunda trecho da BR-040, em Nova Lima

De acordo com o Corpo de Bombeiros uma pessoa ficou ferida e não há informações de vítimas fatais; transito está interditado na rodovia em ambos sentidos

08/01/2022 às 12h03 Atualizada em 09/01/2022 às 11h12
Por: Thais Marques
Compartilhe:
Trecho da BR-040, onde a barragem transbordou, segue interditado. Foto: Reprodução vídeo/redes sociais
Trecho da BR-040, onde a barragem transbordou, segue interditado. Foto: Reprodução vídeo/redes sociais

A barragem que fica na Mina do Pau Branco, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, transbordou na manhã deste sábado (08). De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa ficou ferida, mas não há informação de vítima fatal. A Vallourec, empresa responsável pela barragem, informou que não houve rompimento na estrutura da barragem.

A Defesa Civil de Nova Lima informou que não houve rompimento da barragem, e sim um sobrecarregamento do sistema de drenagem, que não teria suportado a chuva e transbordado. O órgão informou ainda que moradores relataram terem ouvido a sirena da barragem ser acionada, porém a Defesa Civil diz que se trata apenas de um teste do sistema sonoro da estrutura.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro viaturas militares estão a caminho do local e o Batalhão de Operações Aéreas também foi acionado para a ocorrência. O trânsito na BR-040 está completamente interditado nas duas direções na altura do KM 562 por conta de lama na pista, e, no momento, de 2km, tem um congestionamento. A Polícia Rodoviária Federal se desloca para o local para avaliar a situação da via.

Até então, não há previsão para liberação da pista. Equipes estão no local atuando para retirar material carreado. 

João Marcelo Dieguez Pereira (Cidadania), prefeito de Nova Lima, informou que há três hipóteses sobre o que ocorreu. A ruptura da estrutura, considerada menos provável até o momento, a ruptura do sistema de drenagem e o transbordo desse sistema.

A Vallourec, empresa responsável responsável pela barragem, informou que houve um deslizamento de terra por conta do transbordamento da barragem, sem rompimento da estrutura.

 

Com informações: Rádio Itatiaia*

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias