Google Adsense Topo
Empoderamento

Movimento “Nós Mulheres” discute o papel da mulher no mercado de trabalho

Para além das questões de gênero, programação busca refletir e atuar sobre desigualdades de raça, classe e sexualidade

06/03/2020 18h43Atualizado há 4 semanas
Por: Adriano Vianini
79
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o Fórum de Mulheres das Vertentes, em São João del-Rei, promove o evento “Nós Mulheres”. A programação teve início na quarta-feira (4) e se estende por todo o mês. O foco central das discussões será a relação entre mulher e trabalho. No dia 8, será realizada uma manifestação de rua em São João del-Rei.

Segundo definição do próprio grupo, o Fórum de Mulheres das Vertentes “é uma organização feminista que tem como objetivo central articular as mulheres do Campo das Vertentes, no intuito de pensar frentes de luta e ações conjuntas para enfrentar a desigualdade de gênero, classe, raça e sexualidade”. O fórum é composto por diversas organizações não governamentais, como coletivos e entidades sindicais, políticas e estudantis. 

A programação do “Nós Mulheres” não se restringe ao dia 8 justamente porque uma das preocupações do grupo é refletir sobre o papel da mulher em sociedade, de forma crítica e coletiva, para além dessa data. 

Beatriz Guimarães, uma das coordenadoras do Fórum de Mulheres das Vertentes, explica que o grupo se encontra regularmente para discutir e articular ações pautadas por temas de interesse, que surgem tanto em contexto nacional quanto local. “Sempre voltando para a questão de como isso afeta a mulher”, ressalta ela. 

Entre os temas abordados usualmente, na esfera local, está a criação de creches, por exemplo. “A responsabilidade pelo cuidado e bem-estar das crianças deve ser da mãe, do pai e do estado”, afirma. Já entre as questões discutidas em âmbito nacional estão temas como as Reformas Trabalhista e Previdenciária, já que, segundo Guimarães, a previdência era a única política pública que “reconhecia a dupla jornada de trabalho da mulher”. 

Para a coordenadora do Fórum, essa luta contra a desigualdade de gênero é uma luta coletiva. “As dificuldades das mulheres em São João del-Rei são as mesmas que as mulheres enfrentam no Brasil e em alguns outros países do mundo, com agravantes para as questões raciais, de classe e sexualidade”, ressalta Guimarães. 

Uma das entidades envolvidas na organização do “Nós Mulheres” é a ADUFSJ  - Seção Sindical dos Docentes da UFSJ. “Apoiar ações que visam à transformação social é um compromisso nosso, da ADUFSJ. Por isso, estamos firmes na construção do movimento Nós Mulheres, que se propõe a discutir as questões da mulher na contemporaneidade para muito além do 8 de Março”, afirma a vice-presidente da ADUFSJ, Ana Pimentel.

Segundo ela, a organização das mulheres em sindicatos, coletivos, partidos políticos e outras frentes é fundamental para potencializar a luta pela redução da desigualdade de gênero, tão comum no país e, especialmente, na região. 

“Em São João del-Rei, as mulheres são maioria da população, mas têm mais dificuldades de acessar o mercado de trabalho e, quando acessam, recebem salários menores do que os homens no desempenho das mesmas funções. Nós, mulheres, também temos baixíssima representatividade política e ainda somos as principais responsáveis pelos cuidados com a família”, ressalta.

Com coordenação do Fórum de Mulheres das Vertentes, o “Nós Mulheres” está sendo realizado com a participação e o apoio de: SINDS-UFSJ e ADUFSJ/ Adro Galeria / Coletivo Severinas / Mulheres de Tiradentes / Maternagem Ativa / Solar na Praça - feira livre / Meninas de Nhá / Mandato da Vereadora Lívia Guimarães / Museu do Barro / Levante popular da Juventude / Coletivo Fios de Memória / Estrias Coletivo / Vitral Atelie / Batucada das Minas / Secretaria de Cultura de São João del-Rei / Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves.

Fonte: Najla Passos /Assessoria de Comunicação da ADUFSJ

Programação completa:

Caption

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
São João del ReiSão João del Rei - MG Notícias de São João del Rei - MG
São João del Rei - MG
Atualizado às 09h05
20°
Muitas nuvens Máxima: 25° - Mínima: 16°
20°

Sensação

17.6 km/h

Vento

85.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas