Quinta, 20 de Janeiro de 2022
20°

Poucas nuvens

São João del Rei - MG

Cidades Lixo espalhado

São João del-Rei: Lixo acumulado nas ruas é carregado pelas enxurradas durante as chuvas

Empresa responsável emitiu comunicado nessa segunda (10) sobre a coleta estar sendo afetada pelo difícil acesso ao aterro sanitário, em decorrência das chuvas. Nas redes sociais, população exige providências

12/01/2022 às 10h41 Atualizada em 12/01/2022 às 12h34
Por: Thais Marques
Compartilhe:
População aponta descaso do poder público com o lixo nas ruas e pede providências. Foto: Reprodução/Redes Sociais
População aponta descaso do poder público com o lixo nas ruas e pede providências. Foto: Reprodução/Redes Sociais

As fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias, além de cheias nos rios e pontos de alagamentos na cidade, trouxeram a tona outro constante problema em São João del-Rei: o lixo espalhado em várias partes da cidade. A empresa responsável pela coleta do lixo informou estar enfrentando problemas para chegar ao aterro sanitário, devido às condições da estrada rural que liga a cidade ao local, e a população, pelas redes sociais, compartilharam sacos de lixos sendo levados pelas enxurradas nas ruas durante a forte chuva que caiu nesta terça-feira (11).

A empresa Sudeste Brasil, responsável pela coleta de lixo em São João del-Rei, emitiu um comunicado nessa segunda-feira (10), informando que o recolhimento do lixo nos bairros seria atrasado por causa das más condições da estrada rural que liga a cidade ao aterro sanitário, que tem dificultado o acesso ao local.

Além disso, a empresa também pontuou que, por conta do problema, os caminhões tem ficado cheio de lixo, mas que o recolhimento seria feito normalmente no Centro da cidade na parte da manhã, e ressaltou que a coleta nos distritos de Rio das Mortes e São Sebastião da Vitória ocorreria normalmente nesta quarta (12).

População pede medidas eficazes contra o lixo nas ruas

Nas redes sociais oficiais do Mais Vertentes, diversos leitores reclamaram do lixo espalhado e sendo arrastado pelas enxurradas durante a forte chuva que caiu em São João del-Rei na tarde dessa terça-feira (11). Confira alguns dos comentários:

"Os bueiros foram asfaltados e o 'porquinhos' da população deixam lixo fora do horário na rua. E outra, nunca vi darem manutenção nestes bueiros que ainda estão sem asfalto."

"As chuvas não podemos controlar, mas o lixo e as saídas de águas pluviais, essas são responsabilidades do poder público... Lamentável esse recorrente descaso."

"Infelizmente a população não ajuda. Olha o tanto de lixo sendo carregado pelas águas. Juntou a falta de educação com ausência de vontade política."

"Na cidade deveria ter mais lixeiras, pra ver se algumas pessoas não jogassem lixo no chão. Tem gente que porco (a) demais!"

"A cidade está uma sujeira! Tá dando nojo de andar nas ruas. Quanto lixo descendo na enxurrada. Uma pena! Uma cidade tão linda como a nossa tão mal cuidada!"

"Esse é o resultado do asfaltamento da cidade inteira, que a maioria da população pedia ao prefeito que o fizesse e continuam pedindo mesmo sabendo das consequências. "O Trator"do povo. A cada asfalto em cima de asfalto as ruas ficam mais altas e as casas e lojas vão se enterrando!!!"

Cadê o Programa SJDR Limpa?

Em outubro de 2021, foi sancionada pelo prefeito Nivaldo Andrade (PSL) a Lei n° 5.792/2021, que institui diretrizes para o Programa SJDR Limpa, onde o objetivo é implementar a fiscalização e a cobrança de multa para pessoas que jogarem ou depositarem lixo de qualquer natureza em vias públicas, especialmente fora dos locais e horários da coleta de lixo previamente determinados.

A lei sancionada prevê multas que podem variar de R$167 a R$ 500, dependendo do grau da infração. As novas normas entraram em vigor no dia 05 de outubro.  Confira mais sobre a lei aqui!

Conforme noticiado pelo Mais Vertentes, em novembro de 2021 o setor de Finanças, responsável pela fiscalização, informou que um estabelecimento foi multado por descarte indevido do lixo nas ruas da cidade. Até o momento, o setor não se pronunciou sobre outras autuações no município.

Nossa reportagem entrou em contato com o setor de Finanças, mas até o momento não obteve retorno. Caso haja novas informações, a matéria será atualizada.

 

Faça parte e ajude o Mais Vertentes

Precisamos de você para seguirmos independentes, investigativos e fortes. Ajude-nos com o jornalismo que nasceu para cutucar e mudar. Ou vai continuar lendo só o que os poderosos querem que publique? 

Ajude aqui o Mais Vertentes!

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias